Riqueza das Línguas Indígenas de Sinais é tema de evento do MCI no Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Publicado em: 15 set 2023
Museu das Culturas Indígenas

Em 21/09, às 16h, o público poderá conhecer a diversidade das LIS (Línguas de Sinais Indígenas) em um bate-papo online no YouTube do Museu: https://www.youtube.com/@museudasculturasindigenas

fachada do museu das culturas indigenas
Especialistas mostrarão a diversidade das Línguas de Sinais Indígenas (LIS) no bate-papo online. Foto: MCI

São Paulo, setembro de 2023 – As Línguas Indígenas de Sinais (LIS) serão tema de evento do Museu das Culturas Indígenas (MCI) no Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Em 21/09, às 16h, o MCI transmite, em seu canal de YouTube, o encontro Meu Lugar de Fala: LIS, territórios, identidades e inclusão. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

Com a participação de Bruno Henrique (Pankararu), David Kaique (Pataxó), Albert Varela (Tapayuná – Kajkwakratxi) e Alessandro Inhape (Omágua/Kambeba), integrantes do grupo de trabalho de Línguas Indígenas de Sinais (LIS-NEAI-DILI), o bate-papo visa contribuir para a reflexão em torno da divulgação e preservação das LIS, fundamental para a inclusão de pessoas surdas nas comunidades e territórios. 

Além de evidenciar a importância da inclusão, os participantes apresentarão estudos linguísticos que mostram a riqueza e diversidade cultural das línguas, a partir de mapeamentos realizados sobre a formação de professores e tradutores intérpretes. A atividade será transmitida ao vivo no YouTube do Museu das Culturas Indígenas.

CONHEÇA OS PARTICIPANTES

Bruno Henrique da Silva, indígena da etnia Pankararu, é coordenador do GT de Línguas Indígenas de Sinais LIS-NEAI-DILI. Bacharel em Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem formação em Educação e Projetos de Educação Bilíngue de Surdos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), curso de extensão para formação de professores indígenas em Língua Indígena de Sinais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e formação continuada para docentes da educação básica de alunos indígenas surdos Pataxós de Coroa Vermelha em Santa Cruz Cabrália (BA).

David Kaique Rodrigues dos Santos, indígena da etnia Pataxó, membro do GT de Línguas Indígenas de Sinais – LIS-NEAI-DILI. Mestrando em Relações Étnicas e Contemporaneidade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), tem formação em Educação e Projetos de Educação Bilíngue de Surdos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), curso de extensão para formação de professores indígenas em Língua Indígena de Sinais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e formação continuada para docentes da educação básica de alunos indígenas surdos Pataxós de Coroa Vermelha em Santa Cruz Cabrália (BA).

Albert Ferreira Varela, indígena Tapayuná – Kajkwakratxi, membro do GT de Línguas Indígenas de Sinais – LIS-NEAI-DILI. Pós-graduando em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), tem licenciatura em Língua Portuguesa/Língua Inglesa pelo Instituto de Treinamento e Educação Continuada do Carajás (ITECC) e graduação em andamento em Letras/Libras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Alessandro dos Santos Inhape, indígena da etnia Omágua/Kambeba, membro do GT de Línguas Indígenas de Sinais – LIS-NEAI-DILI. Pós-graduando em docência com ênfase em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), tem licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Língua Espanhola pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e bacharelado em andamento em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

SERVIÇO

Meu Lugar de Fala: LIS, territórios, identidades e inclusão
21/09, às 16h
No YouTube do Museu das Culturas Indígenas: https://www.youtube.com/@museudasculturasindigenas 

Museu das Culturas Indígenas     
Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)
Telefone: (11) 3873-1541
E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br
Site: www.museudasculturasindigenas.org.br
Redes sociais
Instagram (@museudasculturasindigenas)
Facebook (/museudasculturasindigenas)
Twitter (@mcindigenas)
YouTube (@museudasculturasindigenas)

IMPRENSA       

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo       

Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

AGÊNCIA GALO     

Assessoria de Imprensa – Museu das Culturas Indígenas
contato@agenciagalo.com
Laiz Sousa
(11) 98184-4575
laiz.sousa@agenciagalo.com