Atividades gratuitas e virtuais mobilizam direitos das mulheres
De 6 a 12 de dezembro, diversos museus do estado de São Paulo contarão com variadas atividades on-line gratuitas que compõem a programação da Campanha Sonhar o Mundo, tradicionalmente realizada na semana em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).
Com o tema “Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Mulheres”, essa edição dá continuidade ao ciclo de sensibilização iniciado no final do ano passado, cuja temática da campanha, realizada em parceria com o coletivo transnacional “Mujeres cambian los museos”, foi “Equidade de gênero”.
A Sonhar o Mundo é realizada pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari e os museus articuladores: Museu da Inclusão, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Diversidade Sexual, Museu da Imigração, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol e Museu Índia Vanuíre.
Com a promoção anual da campanha, a Secretaria articula e mobiliza os museus paulistas no sentido de incentivá-los a promover a reflexão e o debate de questões relacionadas aos Direitos Humanos. “As instituições museológicas têm um papel muito importante no contexto social e devem atuar como instrumentos de transformação ao incentivar as instituições a criarem ações relacionadas à temática proposta a cada ano”, comenta diz Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP).
Programação
Memorial da Resistência de São Paulo
Lançamento de vídeos
Lançamento de cinco vídeos que abordam a Educação em Direitos Humanos e evidenciam discussões pautadas pelas relações de gênero, violações de direitos das mulheres (Ditadura Civil-Militar e atualidade), entre outros temas correlatos.
Produzidos como desdobramentos das discussões realizadas durante o Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos, contam com professores convidados que tratarão as temáticas a partir de uma questão disparadora para a reflexão. O conjunto audiovisual, composto por vídeos de curta duração, compõe material didático acessível, com Janela de Libras e introduz o tema para público de perfil diverso. Em cada uma das datas elencadas abaixo haverá a divulgação de um vídeo no canal do Youtube e redes sociais institucionais.
06/12/2021: Qual a importância da Educação em Direitos Humanos para a promoção da igualdade de gênero? – Profa. Rayssa Carnaúba – Secretaria Estadual de Educação do Distrito Federal (SEEDF);
07/12/2021: Por que a Lei de Anistia pode ser considerada um marco de silenciamento do nosso passado em relação ao Direito à Memória e à Verdade? – Profa. Alessandra Gasparotto – Universidade Federal de Pelotas (UFPel);
08/12/2021: Em que medida a Educação em Direitos Humanos possibilita que a mulher seja reconhecida como sujeito de direito? – Profa. Helena Cristina G. Q. Simões – Universidade Federal do Amapá (UNIFAP);
09/12/2021: Como a Ditadura Militar interferiu na promoção da democracia étnico-racial? – Prof. Cleber Cleber Santos Vieira – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);
10/12/2021: Qual a importância de trabalhar com projetos de Educação em Direitos Humanos na educação formal, principalmente, no que tange aos desafios postos pelas relações de gênero? – Prof. Marcelo Henrique Leite – Doutorando em História – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Onde: Perfis oficiais do Memorial da Resistência nas mídias sociais
Acessibilidade: Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Roda de conversa on-line “Mulheres na Resistência”
Mesa 1 – Violações de direitos das mulheres na Ditadura Civil-Militar
Quando: 08/12/2021, das 15h às 17h
Convidada: Dulce Muniz – Atriz e ex-presa política
Mediação: Ana Carolina Ammon (Educadora – Memorial da Resistência de São Paulo.
Mesa 2 – Violações de direitos das mulheres na atualidade: experiências de luta por moradia, cárcere e vivência em território (Luz / Santa Ifigênia)
Quando: 09/12/2021, das 15h às 17h
Convidadas: Carmen Silva – Líder do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) e Eliana Toscano – Empreendedora Social
Mediação: Alexia Sayuri e Ana Carolina Ammon (Educadoras – Memorial da Resistência de São Paulo
Onde: Plataforma ZOOM
Inscrições: http://memorialdaresistencia.org.br
Serviço – Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo/SP
Funcionamento: quarta a segunda, das 10h às 18h
Telefone: (11) 3335-5910
www.memorialdaresistencia.org.br
Facebook: @memorialdaresistenciasp
Twitter: @memorialdaresis
Instagram: @memorialdaresistenciasp
YouTube: Memorial da Resistencia SP
Mulheres Transformam os Museus no Museu Afro Brasil: histórico, balanço e horizontes
Convidadas(os): Maré de Matos (artista transdisciplinar), Lilian Amaral (DIVERSITAS USP), Simeia Mello (Museu Afro Brasil), Daniel Perseguim (Mídia-designer e educador), Davidson Kaseker – diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC/SISEM-SP).
Quando: 10/12/2021, das 10h às 13h
Ação presencial com transmissão on-line
Parque do Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 10 – Vila Mariana, São Paulo/SP
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h (com permanência até às 18h)
Telefone: (11) 3320-8900
Facebook: @museuafrobrasil.oficial
Twitter: @museuafrobrasil
Instagram: @museuafrobrasil
YouTube: museuafrobrasil.oficial
O Núcleo Educativo – em convergência com a proposta que busca refletir sobre os Direitos Humanos nos museus e, mais especificamente, sobre as mulheres – promoverá visitas educativas na exposição temporária “Mulheres em Movimento”. A iniciativa em questão será finalizada com uma atividade de bordado livre. O limite máximo (por ação) é de 10 pessoas, sendo estabelecida a ordem de chegada.
Quando: 11/12/2021 e 12/12/2021, às 10h às 15h30
Live “Identidade Marrom: o antirracismo dentro e fora das instituições de cultura no Brasil e na Argentina”
Com a presença de representantes no Brasil e na Argentina, a transmissão ao vivo abordará o antirracismo levado à diante em instituições de cultura e, também, fora delas. Na ocasião, estarão em foco, principalmente, as atividades realizadas pelos grupos que vêm reivindicando a identidade marrom nos dois países. Em uma abordagem interseccional, o encontro trará uma reflexão sobre o protagonismo das mulheres nesses processos.
Quando: 11/12/2021, às 14h
Onde: canal do Museu da Imigração no YouTube
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca, São Paulo/SP
Funcionamento: terça a sábado, das 9h às 18h. Domingos, das 10h às 18h
Telefone: (11) 2692-1866
Facebook: @MuseudaImigracao
Twitter: @museu_imigracao
Instagram: @museudaimigracao
YouTube: Museu da Imigração
Levando-se em consideração a construção da ideia de sujeitos culturais dentro no panorama latino-americano, especificando-se as relações de gênero que figuram nos diversos contextos brasileiros, o Museu da Inclusão, visando a construção de um espaço que busque e zele pela equidade entre as pessoas, produzirá uma série de seis vídeos que serão veiculados nas redes sociais credenciadas do museu apresentando a atuação das mulheres na construção de uma instituição que visa a inclusão como um objetivo pujante.
Juntamente às publicações, o público será convidado a interagir através das redes sociais a partir de perguntas disparadoras acerca da presença feminina, sobre os preconceitos e as exclusões geradas a partir do eixo gênero, cultura e acesso.
Avenida Mário de Andrade, 564– Barra Funda, São Paulo/SP
Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábados, das 13h às 17h
Telefone: (11) 5212-3700
Facebook: @museudainclusao
Twitter: @museudainclusao
Instagram:@museudainclusao
YouTube: Museu da Inclusão
Visita temática: A presença da mulher no Museu do Futebol
Visita mediada para o público espontâneo com acompanhamento do Educador pelo percurso do museu, com o objetivo de oferecer reflexões e conteúdo aprofundado em relação à presença da mulher no acervo. A visita tem duração mínima de 40 minutos e máxima de uma hora e meia.
Quando: 11/12/2021, às 10h e 12/12/2021, às 14h
Inscrições: ordem de chegada.
Estádio do Pacaembu – Praça Charles Miler, s/nº – Pacaembu, São Paulo/SP
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h (com permanência até às 18h)
Telefone: (11) 3664-3848
Facebook: @museuafrobrasil.oficial
Twitter: @museuafrobrasil
Instagram: @museuafrobrasil
YouTube: museuafrobrasil.oficial
Sonhar o Mundo: Mulheres Indígenas
Para promover a reflexão sobre o tema da campanha Sonhar o Mundo 2021, “Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Mulheres”, Rayane Barbosa, mulher indígena e estudante, apresenta suas perspectivas para o futuro das mulheres indígenas.
Quando: 06/12/2021, às 15h
Onde: Perfis oficiais do Museu Índia Vanuíre das mídias sociais
Inscrições: Não é necessário realizar inscrição prévia
Sonhar o Mundo: Contação de Histórias
Toda história, por mais simples que pareça, transmite algo a mais ao desenvolvimento da criança, de uma forma criativa e reflexiva. Com o objetivo de promover a reflexão e o conhecimento de uma forma dinâmica, a contadora de histórias Marcinha estará no museu para contar ao público histórias de mulheres que superaram as dificuldades e deixaram a sua marca no mundo.
Quando: 07/12/2021, das 9h às 10h
Local: Museu Índia Vanuíre
Inscrições: Não é necessário realizar inscrição prévia
OBS: Devido a pandemia, o uso de máscara é obrigatório durante toda a atividade.
Sonhar o Mundo: Mulheres Indígenas
Para promover a reflexão sobre o tema da campanha Sonhar o Mundo 2021, “Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Mulheres”, o Museu Índia Vanuíre convidou Lidiane Damaceno, mulher, mãe, professora e liderança indígena para falar sobre o tema e suas perspectivas para o futuro das mulheres indígenas. A ação acontecerá no auditório da instituição.
Quando: 09/12/2021, das 10h às 11h
Onde: Museu Índia Vanuíre
Inscrições: Não é necessário realizar inscrição prévia
OBS: Devido a pandemia, o uso de máscara é obrigatório durante toda a atividade.
Sonhar o Mundo: A importância da afirmação de direitos para o empoderamento da mulher negra
Para encerrar a programação Sonhar o Mundo, realizada pelo museu, Marisa Silva, militante do movimento negro, coreógrafa e empresária, estará na instituição para um diálogo com o público. Ela abordará os desafios enfrentados por mulheres negras ao longo do tempo, em busca de igualdade de direitos, além de apresentar suas perspectivas sobre o futuro da mulher negra no Brasil.
Quando: 10/12/2021, das 15h às 16h
Local: Museu Índia Vanuíre
Inscrições: Não é necessário realizar inscrição prévia.
OBS: Devido a pandemia, o uso de máscara é obrigatório durante toda a atividade.
Rua dos Coroados, 521 – Centro, Tupã/SP
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h
Telefone: (16) 3664-4284
www.museuindiavanuire.org.br
Facebook: @museuindiavanuire
Twitter:@mhindiavanuire
Instagram:@museuindiavanuire
YouTube: Museu India Vanuire
Jogo da Memória “Candido Portinari e os direitos humanos”
Os visitantes se divertem aprendendo com o Jogo da Memória “Candido Portinari e os direitos humanos”, que contém trechos específicos da Declaração dos Direitos Humanos e obras do artista que abordam o tema.
Quando: 06 a 12/12/2021, das 9h às 18h
Onde: Museu Casa de Portinari
Inscrições: Não é necessário realizar inscrição prévia.
OBS: Devido a pandemia, o uso de máscara é obrigatório durante toda a atividade.
Na sala de entrada do Museu Casa de Portinari, o visitante conhecerá, em vídeo, algumas produções do artista que retratam as mulheres com toda sua sensibilidade.
Quando: 06/12/2021 a 12/12/2021, das 9h às 18h
Local: Museu Casa de Portinari
Inscrições: Não é necessário realizar inscrição prévia.
OBS: Devido a pandemia, o uso de máscara é obrigatório durante toda a atividade.
Roda de Conversa “Mulheres Protagonistas”
Realizando a ação Sonhar o Mundo, o Museu Casa de Portinari recebe, para uma roda de conversa, várias mulheres protagonistas no mercado de trabalho. Elas compartilharão informações sobre rotina, preconceitos enfrentados, vitórias adquiridas e sonhos ainda almejados.
Esta é uma ação organizada pelo Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que une os museus paulistas pelos Direitos Humanos.
Quando: 11/12/2021, às 10h
Local: Museu Casa de Portinari
Inscrições: Não é necessário realizar inscrição prévia
OBS: Devido a pandemia, o uso de máscara é obrigatório durante toda a atividade.
Serviço – Museu Casa de Portinari
Praça Candido Portinari, 298 – Centro, Brodowski/SP
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h
Telefone: (16) 3664-4284
www.museucasadeportinari.org.br
Facebook: @museucasadeportinari
Twitter: @casadeportinari
Instagram: @museucasadeportinari
YouTube: Casa de Portinari
Exposição “Mulheres na ciência”
Atividade virtual que compartilha as experiências na formação da exposição temporária que foi inaugurada em outubro no Museu Catavento.
Quando: 06/12/2021, das 15h às 16h
Onde: Perfil oficial do Museu Catavento no Instagram
Praça Cívica Ulysses Guimarães – Brás, São Paulo/SP
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h
Telefone: (11) 3315-0051
Facebook: @cataventocultural
Twitter: @MuseuCatavento
Instagram: @museucatavento
YouTube: Museu Catavento
Encontro on-line | “O processo criativo feminino”
O Educativo MIS compõe a Campanha Sonhar o Mundo, criada pelo SISEM-SP, com um encontro sobre a concepção e desenvolvimento do processo criativo artístico feminino e suas reverberações, com destaque para as artistas Frida Kahlo, Björk, Hilma af Klint e Maria Auxiliadora. A fotógrafa Solange Quiroga, que integra da exposição Nova Fotografia 2021 no MIS, com a série “Despedida remota”, participa da conversa, compartilhando suas experiências.
Quando: 08/12/2021, das 19h às 20h30
Onde: Canal do MIS-SP no YouTube
Acessibilidade: Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Serviço – Museu da Imagem e do Som
Avenida Europa, 158 – Jd. Europa, São Paulo/SP
Telefone: (11) 2117-4777
Facebook: @museudaimagemedosom
Twitter: @mis_sp
Instagram: @mis_sp
YouTube: Museu da Imagem e do Som
Visita temática: o protagonismo das mulheres trans no MLP
Passando pelo Saguão Oeste, Centro de Referência, Exposição de Longa Duração e a nova exposição temporária, Sonhei em Português, a visita produzida e acompanhada pela educadora Uma Sorrequia e pela articuladora social Evelyn Lauro dará destaque para o protagonismo de mulheres trans no Museu, com o objetivo de criar espaço de acolhimento e pertencimento do público trans.
Quando: 08/12/2021, às 10h30
MULHERES NA LUZ – Intervenção e Ativação Urbana
Lilian Amaral e Baixo Ribeiro, conjuntamente com a Galeria Choque Cultural, Grupo de Pesquisa – DIVERSITAS USP, o Coletivo Birico e o Museu da Língua Portuguesa, propõem estabelecer um diálogo intercultural entre artistas, memórias, museus e cidade/território na região da Luz por meio de intervenção urbana e ações artístico-pedagógicas.
Quando: 11/12/2021, das 11h às 14h30
Inscrições: ação aberta ao público geral
Serviço – Museu da Língua Portuguesa
Estação da Luz – Praça da Luz, s/nº, Portal 1 – Centro, São Paulo/SP
Funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 16h30 (com permanência até às 18h00
Telefone: (11) 4470-1515
Facebook: @MuseuDaLinguaPortuguesa
Twitter: @MuseudaLingua
Instagram: @museudalinguaportuguesa
YouTube: Museu da Língua Portuguesa
Campanha de arrecadação de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade
O Museu do Café será um ponto de coleta de absorventes femininos entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro. A ação faz parte da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, acontecendo na Baixada Santista. Com o intuito de direcioná-los às pessoas que menstruam e se encontram em situação de rua ou encarceradas, a iniciativa tem o apoio do Fórum Cidadania, por meio da Comissão de Direitos Humanos.
Quando: 25/11/2021 a 10/12/2021, às 9h às 18h
Onde: Sede do Museu do Café
Acessibilidade: Física
Live “Queremos Voz” – Sessão Comentada do Vídeo-Carta produzido pelas colaboradoras do Museu do Café
A partir das propostas de formação voltadas ao público interno, foi realizada o vídeo-carta: “Queremos voz!”, que está vinculado ao projeto “Las mujeres cabian los museos”, promovido pela Universidade Complutense de Madrid, em parceria com Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP).
Na sessão comentada, será apresentado o processo de produção do curta metragem e as demais atividades desenvolvidas no grupo de trabalho “Mulheres no Café”, formados por profissionais da área técnica da instituição.
Quando: 10/12/2021, das 17h às 18h
Onde: Canal do Museu do Museu do Café no YouTube
Acessibilidade: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Visita mediada na exposição temporária “Feminino no café 1870 – 1930”
As visitas mediadas buscarão dialogar sobre os diferentes papéis que as mulheres desempenharam no auge do desenvolvimento econômico promovido pelo café. Nela, os visitantes vão encontrar fotos, objetos, textos e vestimentas que ajudam contar a história das mulheres escravizadas, colonas, operárias, fazendeiras, artistas e patronesses, desde de sua rotina de trabalho no campo, na rotina doméstica, nas fábricas e cidades, até suas diferentes atuações na vida política e cultural.
Quando: 11/12/2021 a 10/12/2021, das 10h às 16h
Onde: Museu do Café
Acessibilidade: Física e comunicacional
Rua XV de Novembro, 95 – Centro, Santos/SP
Funcionamento: terça a sábado, das 9h00 às 18h00. Domingos, das 10h00 às 18h00
Telefone: (13) 3213-1750
Facebook: @MuseudoCafe
Twitter: @museudocafe
Instagram: @museudocafe
YouTube: Museu do Café
Bate-Papo Virtual com Ingrid Garcez – “Delas e Por Elas”
Na Semana dos Direitos Humanos, Museu e Auditório convidam Ingrid Garcez, criadora do site “Delas e Por Elas”, para discutir e refletir sobre o feminismo. Por meio de uma linguagem objetiva e acessível, Ingrid traz um panorama atual do movimento, desmistificando termos, enigmas e mitos. A ação busca uma imersão na temática, valorizando as mulheres e a pluralidade do movimento feminista.
Quando: 11/12/2021, às 15h
Onde: Perfis oficiais do Museu Felícia Leirner nas mídias sociais
Felícia Leirner: Quebrando Paradigmas
No mês de Dezembro, o Museu Felícia Leirner, dentro da campanha #SonharoMundo 2021 – Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Mulheres, apresentará a biografia da escultora Felícia Leirner, ressaltando os desafios enfrentados por essa autora que, em meados do século XX, adentra um universo dominado majoritariamente pelo masculino. Rompendo, assim, barreiras sexistas e se impondo como uma das principais escultoras brasileiras do século XX.
Quando: 12/12/2021, às 11h
Onde: Perfis oficiais do Museu Felícia Leirner nas mídias sociais
Serviço – Museu Felícia Leirner
Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista, Campos do Jordão/SP
Funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 18h00
Telefone: (12) 3662-6000
www.museufelicialeirner.org.br
Facebook: @museufelicialeirner
Twitter: @mfelicialeirner
Instagram: @museufelicialeirner
YouTube: Museu Felicia Leirner
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Vídeo visita da exposição Pinacoteca: acervo
Neste vídeo a educadora Carolina Oliveira faz uma visita educativa à sala 16, “Corpo individual / corpo coletivo”, da exposição Pinacoteca: acervo.
Quando: 06/12/2021, das 14h às 14h20
Local: Canal da Pinacoteca no Youtube (https://youtu.be/MWMGaSL00e4)
Leitura de imagem da obra “Emília”, da artista Kerolayne Kemblin
Leitura de imagem da obra “Emília”, da artista Kerolayne Kemblin, que esteve presente na exposição Enciclopédia Negra, pela educadora Ísis do núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca.
Quando: 07/12/2021, das 14h às 14h10
Local: Canal da Pinacoteca no Youtube (https://youtu.be/aeXw7TZZA7s)
Leitura de imagem da obra “No cafezal” da artista Georgina de Albuquerque
A educadora Telma apresenta a obra No cafezal, da artista Georgina de Albuquerque. Acervo da Pinacoteca de São Paulo.
Quando: 08/12/2021, das 14h às 14h10
Local: Canal da Pinacoteca no Youtube (https://youtu.be/aeXw7TZZA7s)
Serviço – Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02 – Luz – São Paulo/SP
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h00 às 17h00. Entrada permitida até as 16h30
Telefone: (11) 3324-0941
Facebook: @pinacotecadesaopaulo
Twitter: @pinacotecasp
Instagram: @pinacotecasp
YouTube: Pinacoteca de São Paulo
Das que viveram, das que trabalham: memória prisional, mulheres e direitos humanos
Encontro virtual com mulheres que de alguma maneira se relacionaram com a história da Casa de Detenção do Carandiru. Que trabalharam ou testemunharam o cotidiano do local e as memórias dele decorrentes. Pesquisadoras, familiares de egressos, professoras e alunas do curso técnico de museologia, comentarão, por meio de uma questão desencadeadora, elaborada de forma participativa, um pouco sobre suas histórias, trabalhos e experiências junto a memórias sensíveis, na cultura e no contexto prisional.
Quando: 08/12/2021, das 20h às 22h
Onde: Perfis oficiais do Espaço Memória Carandiru no Facebook e Instagram
Serviço – Espaço Memória Carandiru
Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Prédio I – Santana, São Paulo/SP
Telefone: (11) 98530-7420
www.etecpj.com.br/memoria
Facebook: @espacomemoriacarandiru
Instagram: @memoriacarandiru
Museu da Imagem e do Som “Radialista Arlindo Sutto”
Apresentação de filme ou documentário
O filme ou documentário terá como objetivo mostrar que por meio da Cultura e dos Museus, podem-se posicionar e serem agentes de reflexões e provocações; construindo uma postura no engajamento à procura sensibilização, discussões e na construção de soluções e prosseguindo em busca de atuar ativamente na comunidade e na sociedade.
Quando: 10/12/2021, das 14h às 16h
Onde: Sede do Museu da Imagem e do Som “Radialista Arlindo Sutto”
Acessibilidade: audiodescrição
Serviço – Museu da Imagem e do Som “Radialista Arlindo Sutto”
Complexo Turístico, Histórico e Cultural Roberto Valle Rolemberg – Avenida Paulo Nunes, 321 – Centro/Sul, Santa Fé do Sul/SP
Telefone: (17) 3631-1752
Instagram: @sectursantafedosul
YouTube: Sectur Santa Fé do Sul
Exposição virtual “Vidas Femininas”
O Museu da Pessoa dedica sua programação 2021 às vidas femininas. No decorrer do ano, foram lançados um podcast, uma mostra audiovisual e, no começo de novembro, a grande exposição do ano: Vidas Femininas. Esta exposição virtual reúne histórias de vida e fotografias — inéditas e históricas — do acervo do Museu da Pessoa, trazendo múltiplas perspectivas. Somam-se a esse conteúdo produções audiovisuais de mulheres participantes da Mostra Audiovisual Vidas Femininas.
Onde: https://vidasfemininas.museudapessoa.org/
Acessibilidade: Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendas/closed captioning
Telefone: (11) 2144-7150
www.museudapessoa.org
Facebook: @museudapessoa
Twitter: @museudapessoa
Instagram: @museudapessoa
YouTube: Museu da Pessoa
Museu da Polícia Militar de São Paulo
Exposição “As mulheres na Polícia Militar de São Paulo”
Exposição reflete sobre a inclusão e evolução do trabalho das mulheres na Polícia Militar de São Paulo de 1955 até os dias atuais.
A mostra contará com fardas, equipamento, memorabilia de época, sendo que esse material é usado como início da discussão e reflexão da participação feminina na Corporação.
Quando: 06/12/2021, às 9h
Onde: Sede do Museu da Polícia Militar de São Paulo
Acessibilidade: Legendas/closed captioning e conteúdos bilíngues (português/inglês)
Serviço – Museu da Polícia Militar de São Paulo
Rua Doutor Jorge Miranda 308 – Luz, São Paulo/SP
Funcionamento: terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, Domingos e feriados, das 9h às 16h
Telefone: (11) 97325-3638
www.museudapoliciamilitar.com.br
Facebook: @museupm
Instagram: @museupm
Museu Histórico Jorge Nogueira de Carvalho
Atividade virtual “En-cantos” ocorrerá nas mídias sociais do Museu Histórico Jorge Nogueira de Carvalho e será composta por conversas e mostras artísticas.
Quando: 10/12/2021, das 8h às 20h
Encontro virtual do Museu Histórico Jorge Nogueira de Carvalho
Conversa virtual com mulheres artistas e artesãs da cidade de Guariba. A atividade ocorrerá nas mídias sociais do Museu Histórico Jorge Nogueira de Carvalho.
Quando: 10/12/2021, das 8h às 20h
Serviço – Museu Histórico Jorge Nogueira
Rua Rui Barbosa, 481 – Centro/Guariba/SP
Telefone: (16) 99344-3948
Facebook: Museu Jorge Nogueira de Carvalho
YouTube: Museu Histórico Jorge Nogueira de Carvalho
Para saber mais sobre a Campanha Sonhar o Mundo, acesse: https://www.sisemsp.org.br/sonharomundo/.
Programação pré-campanha Sonhar o Mundo
Além da agenda composta por atividades realizadas pelos museus que aderiram à campanha, a Sonhar o Mundo promoverá, em 2 de dezembro, das 10h às 12h, o webinário “O cenário de violações dos direitos das mulheres e a atuação das instâncias de proteção”.
Foram convidadas representantes das mais diversas instâncias de proteção aos direitos das mulheres para abordarem e conscientizarem sobre o tema. Tendo como base o que será exposto e discutido, posteriormente, o conteúdo do webinário contribuirá na construção de um protocolo de ações a serem desenvolvidas nos museus do estado de São Paulo visando a proteção das mulheres, sejam elas trabalhadoras ou público das instituições.
Outra atividade que integra a Sonhar o Mundo é a oficina “Proteção para Mulheres nos Museus”, que será ministrada por Agnes Karoline de Farias Castro, integrante da rede Promotoras Legais Populares, em 3 de dezembro, das 10h às 12h, via Google Meet. A atividade será fechada, com vagas limitadas e o público-alvo são as profissionais de museus que poderão se tornar multiplicadoras dentro das suas instituições.
Saiba mais sobre o webinário e a oficina clicando aqui.
Fonte: SISEM-SP