Ir para o conteúdo

PROJETO AS MULHERES TRANSFORMAM OS MUSEUS: DA IGUALDADE À EQUIDADE REALIZA O 3º FÓRUM SÃO PAULO

Publicado dia 15/11/2021 por Acam Portinari

Evento traz a temática Epistemologias e memórias situadas: da escuta à escrita, reflexões desde a prática

O Projeto Intercontinental As Mulheres Transformam os Museus realiza o Fórum São Paulo, nos dias 18 e 19 de novembro, das 10h às 13h30 (Brasil e Argentina) e das 14h às 17h30 (Espanha), com a temática “Epistemologias e Memórias Situadas: da Escuta à Escrita. Reflexões desde a prática”, coordenado no Brasil pela Profa. Dra. Lilian Amaral, pesquisadora do DIVERSITAS USP.

O projeto estabelece diálogo entre países e práticas museais em contexto ibero-americano. Os encontros virtuais serão realizados por meio da plataforma Zoom, os inscritos receberão o link de participação.

Este é o terceiro Fórum Internacional do projeto Mulheres Transformam os Museus: da igualdade à equidade e tem como proposta configurar uma cartografia contemporânea de boas práticas sobre as questões da memória através do protagonismo feminino e narrativas de comunidades, por meio da análise das práticas museológicas, educacionais e artísticas envolvidas com os territórios, promovendo a equidade de gênero e os direitos humanos em contexto ibero-americano.

As conquistas, obstáculos, recursos e demandas que emergiram dos processos de escuta e intercâmbio desenvolvidos ao longo de 2021 pelos três países articuladores – Espanha, Argentina e Brasil, foram as bases e as diretrizes para este que será o último encontro internacional a ser realizado na cidade de São Paulo. 

Fortalecer redes, ampliar o intercâmbio e dar visibilidade às práticas e pesquisas estão entre os desafios do evento. Além da página web especialmente desenvolvida para agregar as múltiplas vozes e miradas entrelaçadas ao longo do projeto – , e contando com a participação de pesquisadoras, artistas, museólogas, educadoras e gestores participantes das diversas ações desenvolvidas, entre elas, seminários periódicos, oficinas de narrativas audiovisuais e escutas ativas participativas, está sendo organizada a edição de um vídeo-livro que será publicado em 2022 como um dos diversos resultados gerados pelo projeto colaborativo.

No canal do Youtube do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, é possível conferir os vídeos  das demais ações do projeto Mulheres Transformam os Museus , assim como na página web do projeto i9nternacional.

Programação do Fórum São Paulo

Dia 18/11

10h – Abertura

Lilian Amaral (DIVERSITAS USP | Brasil), Marián Cao (UCM/Espanha) e Andrea Pegoraro (Argentina)

10h15 – Mesa 1 – Epistemologias situadas: Cartografia de pesquisas no campo da museologia social, gênero e educação em rede ibero-americana.

Profa. Dra. Mônica Barcelos – Coordenadora da Unidade Técnica do Programa Ibermuseus | Brasil e Portugal. 

Profa. Doutoranda Nádia Almeida – Coordenadora do Ecomuseu de Maranguape | Doutoranda em Ciência da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Integra diretoria executiva da ABREMC | Brasil.

Profa. Dra. Adriana Segura – Coordenadora Educacional do Museo Ixchel del Traje Indígena | Guatemala.

Mediadora: Profa. Dra. Lilian Amaral | Coordenadora projeto Mulheres Transformam os Museus pelo Brasil / DIVERSITAS USP.

11h45 – Mesa 2 – Da escuta ativa participativa à escrita colaborativa. Co-criação e narrativas da memória de mulheres em contextos expandidos.

Mila Chiovatto – Mestre em Ciências da Comunicação/ECA-USP. Coordenadora do Núcleo de Ação Educativa – Pinacoteca de São Paulo.

Gabriela Aidar – Mestre em Fine Arts Museum Studies – Universidade de Leicester – UK. Coordenadora de Programas Educativos Inclusivos/Núcleo de Ação Educativa – Pinacoteca de São Paulo.

Flora Gurgel – Graduada em Arquitetura pela UFES. Assistente de curadoria – Museu da Pessoa, São Paulo.

Mediadora: Profa. Dra. Lilian Amaral | Coordenadora projeto Mulheres Transformam os Museus pelo Brasil / DIVERSITAS USP.

12h45 – Diálogo com Maré de Matos – Museu das Emoções

Maré de Matos. Artista transdisciplinar. Mineira, do Vale do Rio Doce. Graduada em Artes Visuais pela Escola Guignard (UEMG). Mestre em Teoria Literária (UFPE) e atualmente desenvolve o projeto Museu das Emoções no Doutorado (DIVERSITAS USP).

Mediadora: Profa. Dra. Lilian Amaral – Coordenadora Brasileira – projeto Las Mujeres cambian los museos. De la Igualdad a la equidade. DIVERSITAS USP | Brasil

Dia 19/11

10h-11h30. Mesa 01 – O Museo é o mundo: Prospecções e Ressonâncias acerca da memória, inclusão e equidade de gênero em museus em contexto ibero-americano. Cartografia de boas práticas, narrativas plurais e publicações.

Marián Cao (UCM / ES), Andrea Pegoraro (UBA/AR), Lilian Amaral (USP/BR).

11h30-12h30. Mesa 02 – Atravessando fronteiras. Narrativas decoloniais em “primeira pessoa”. Video-carta como dispositivo identitário, co-criação em rede e transformação social.

Lilian Amaral – Artista transdisciplinar, curadora e pesquisadora no campo da arte urbana contemporânea, esfera pública, imaginário social, gênero e meios tecnológicos em contexto ibero-americano. Pesquisadora do Media Lab BR | UFG, onde é líder do Grupo de Pesquisa Holos – Ecossitemas Transversais e conectividade. Pesquisadora junto ao DIVERSTAS USP. Integra a Colectiva Portal de Igualad na Espanha e é representante para a América Latina.  Coordenadora brasileira do Projeto Mulheres Transformam os Museus. Da igualdade à Equidade.

Daniel Perseguim – Mestre em Estética e História da Arte pela USP, media designer e educador no campo da comunicação. Desenvolve criações e pesquisas em arte, educação, tecnologia por meio de textos, imagens, sons e suas extensões.

12h30-13h – Avaliações, informes e ressonâncias.

Enceramento com Marián Cao (UCM / ES), Andrea Pegoraro (UBA/AR), Lilian Amaral (USP/BR) – Projeto Mulheres Transformam os Museus. Da igualdade à equidade e Davidson Kaseker – diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC/SISEM-SP).

 O Fórum São Paulo terá reconhecimento e emitirá certificado de participação outorgado pela Universidade Complutense de Madrid. Haverá um sistema de controle de inscrições com emissão de relatório da lista de inscritos no fórum presentes na sala de conferências em cada um dos dias. (http://eventos.ucm.es/go/forosaopaulo).

Clique aqui e acesse o perfil dos participantes.

Fonte: As Mulheres Transformam os Museus

Posts Relacionados

ACAM Portinari recebe Selo de Acessibilidade Digital para o site do SISEM-SP

Veja Mais

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais