Com adesão gratuita, o curso ‘Gestão e Política de Acervos Museológicos’ será ministrado pela museóloga Marilúcia Bottallo
Jundiaí (SP) sedia nos dias 13 e 14 de setembro (quinta e sexta-feira), das 9h às 17h, no Museu Histórico e Cultural, a oficina gratuita “Gestão e Política de Acervos Museológicos”. Destinada aos profissionais da área e demais interessados, a atividade é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) e a prefeitura.
Coordenada pela museóloga Marilúcia Bottallo, o curso tem como objetivo fornecer subsídios aos participantes que atuam em museus, arquivos, centros de documentação e instituições afins, para a implantação de políticas de incorporação e disponibilização de processos de gestão de acervos institucionais. O método utilizado é composto por explanação teórica e atividades práticas relacionadas aos princípios norteadores da gestão institucional e estabelecimento de organogramas, fluxogramas e métodos de gestão de acervos.
Ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas gratuitas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: educativopinapaes@hotmail.com ou diretamente no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí (Rua Barão de Jundiaí, nº 762, Centro). Outras informações pelo telefone (11) 4521-6259.
Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objeti vo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse www.cultura.sp.gov.br
ACAM Portinari
Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu de Esculturas Felícia Leirner (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.
Serviço:
“Gestão e Política de Acervo Museológicos” em Jundiaí
Data: 13 e 14/9/2012
Local: Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Sala Professor Jahyr Accioly de Souza (Rua Barão de Jundiaí, nº 762, Centro – Jundiaí/SP)
Horário: das 9h às 17h (com 1h de almoço)
Informações: (11) 4521-6259
Inscrições: por e-mail: educativopinapaes@hotmail.com ou no local
Vagas: 30
Adesão: gratuita
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta da Silva – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br
Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br