Ir para o conteúdo

Museu do Café itinera exposição para interior de São Paulo

Publicado dia 06/03/2014 por Acam Portinari

Mostra “Conhecendo o Café” fica em cartaz por um mês no Museu Histórico e Pedagógico de Santa Cruz do Rio Pardo

A partir do dia 11 de março, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM), leva a exposição “Conhecendo o Café” para a cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, no Museu Histórico e Pedagógico Ernesto Bertoldi. A mostra ficará exposta no local até o dia 10 de abril e tem entrada gratuita durante todo o período.

A mostra “Conhecendo o Café” trata de toda a parte morfológica do cafeeiro. Por meio de oito banners contendo textos e fotos, a exposição explica a estrutura e formação da planta, as fases de crescimento, floração e frutificação, resultando em uma experiência bastante didática e científica. Um painel giratório que ilustra todas as partes de uma planta de café também faz parte do conteúdo da mostra. Nessa atividade, o público deve girar o painel até colocá-lo na ordem correta, formando, assim, o quebra-cabeça.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Sistema Estadual de Museus
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Museu do Café de Santos

O Museu do Café, abrigado no edifício-monumento da Bolsa Oficial do Café, no centro histórico da cidade de Santos, foi criado há quatorze anos, no contexto de revitalização do centro da cidade que o abriga. Gerido pela Associação dos Amigos do Museu do Café, organização social que desde 2008 mantém contrato com a Secretaria de Estado da Cultura, tem como missão colecionar, conservar, expor, investigar e pesquisar objetos e evidências arquitetônicas, artísticas e documentais que testemunhem, para diferentes públicos, a história e o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil na sua relação com o agronegócio Café, em âmbito nacional e internacional. Para saber mais acesse: www.museudocafe.org.br

Serviço
Exposição Conhecendo o Café
Data: 11/03 a 10/04
Local: Museu Histórico e Pedagógico Ernesto Bertoldi
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, e das 13h às 17h
Endereço: Rua Doutor Francisco de Abreu Sodré, 140 – Santa Cruz do Rio Pardo/SP
Entrada: Gratuita

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 2627-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

ACAM Portinari recebe Selo de Acessibilidade Digital para o site do SISEM-SP

Veja Mais

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais