Ir para o conteúdo

MUHP FRANCISCO BLASI, EM BOTUCATU, REABRE APÓS 16 ANOS

Publicado dia 14/12/2017 por Acam Portinari

O Museu Histórico e Pedagógico (MuHP) Francisco Blasi, em Botucatu, reabriu em 2017 depois de 16 anos fechado à visitação pública. A retomada veio em grande estilo, com três exposições – duas com o acervo do próprio museu e uma convidada. No momento, o público pode conferir duas mostras gratuitas. O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), da Secretaria da Cultura do Estado, teve papel importante na retomada.

O espaço recebeu a mostra “Todos Podem ser Frida”, cedida pelo Museu da Diversidade Sexual, localizado na capital. Nela, os visitantes podem se caracterizar como Frida Khalo e postar suas fotos nas redes sociais. Também foi montado um painel de selfies e realizadas intervenções fotográficas com a artista idealizadora do projeto, Camila Fontenele.

O acervo do MuHP aborda aspectos históricos que dizem respeito à cultura local. “Histórias a respeitar” é uma exposição interativa de documentos históricos que batizaram ruas e praças de Botucatu com nomes de mulheres. Durante a visita, o público tem a oportunidade de manusear cópias dos processos administrativos. Os visitantes também podem deixar seus depoimentos, poemas e histórias por meio de uma máquina de escrever, restaurada, do acervo do museu. Os textos permanecem expostos e farão parte do acervo do museu ao término da exposição.

Já “Gabinete de Curiosidades”, traz objetos e fotografias do acervo do MuHP apresentados de forma a relembrar o formato original de sua expografia, quando a instituição teve suas portas fechadas, dezesseis anos atrás. Nessa exposição há uma rotatividade do acervo para que o público sempre possa conhecer outras histórias e reviver mais memórias.

Hoje, o MuHP apresenta duas outras mostras: “Retratos de Família”, exposição interativa e colaborativa de fotos antigas de famílias da cidade de Botucatu. Nessa exposição, os retratos tradicionais, já exibidos em 2006 pelo MAC – Museu de Arte Contemporânea “Itajahy Martins”, também de Botucatu, receberam novo suporte e versão digital para visitas via fanpage do MuHP no Facebook. Os familiares e público em geral podem colaborar com a pesquisa, relatando nomes, fatos e curiosidades de cada foto por meio das redes sociais, onde a exposição também permanece disponível para visitação.

“Ecos da Memória” é um projeto itinerante sobre o Golpe Militar de 1964. Por meio de painéis e mídia eletrônica, o público revive a memória de um dos tempos mais marcantes e sombrios da história brasileira. A exposição “Vala Clandestina de Perus”, já premiada por edital do Ministério da Justiça em 2011, foi gentilmente cedida pelo Instituto Macuco para circular em escolas, praças e demais locais públicos de Botucatu. Nas escolas, a exposição é instalada sem aviso aos alunos, surpreendendo-os, numa metáfora do golpe: os organizadores têm todo o planejamento e a população é pega de surpresa. No período de férias escolares, a exposição circulará por praças e locais de movimento da cidade.

Auxílio

Na reabertura do museu, o SISEM-SP contribuiu com a elaboração do Plano Museológico, documento norteador das ações da instituição, além de ter oferecido capacitações à equipe de funcionários municipais.

Para o diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker, “a reabertura do MHP Francisco Blasi, municipalizado em 2016, é motivo de celebração na medida em que, com a sua requalificação, o museu voltará a desempenhar importante função social, dando acesso à população ao seu patrimônio cultural.”

SERVIÇO

MuHP – Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi
Endereço: Espaço Cultural de Botucatu
Avenida Dom Lúcio, 755 – Centro, Botucatu – SP
Telefone: (14) 3811-1480
E-mail: museuhistorico@botucatu.sp.gov.br
Fanpage oficial: https://www.facebook.com/MuHPBotucatu
Entrada e estacionamento gratuitos
Horários: Segunda a quinta: das 9h00 às 18h00 / Sextas: das 9h00 às 20h00 / Sábados: das 9h00 às 17h00

Fonte: MuPH Francisco Blasi / SISEM-SP / SEC

Posts Relacionados

Site da ACAM Portinari conquista Selo de Acessibilidade Digital

Veja Mais

Museus da ACAM avançam na acessibilidade digital

Veja Mais

ACAM Portinari recebe Selo de Acessibilidade Digital para o site do SISEM-SP

Veja Mais