O Museu Municipal de Barueri, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o Memorial da Resistência de São Paulo – ambos da Secretaria da Cultura do Estado – sedia, no dias 14 e 15 de dezembro, das 10h00 às 17h30, a “Oficina de Contação de Histórias – Contando Histórias e Compartilhando Memórias”.
Ao todo, há 40 vagas disponíveis; as inscrições estão encerradas.
Contar histórias é um recurso de fundamental valor no processo de ensino e aprendizagem, capaz de fortalecer vínculos sociais, afetivos e auxiliar no desenvolvimento da criança, por despertar o mundo da imaginação.
Assim, a oficina tem por objetivo que as ações educativas de museus e instituições culturais congêneres possam utilizar esse recurso para a promoção do acesso do público infantil aos seus espaços e discussões.
O primeiro dia de evento debate processos de adaptação e criação de histórias, questões teóricas e metodológicas. No segundo dia, o encontro promove exercícios lúdicos que exploram a ambientação, a percepção sensorial e as diferentes formas de contar – além de um roteiro para a construção de uma história.
As palestras ficam a cargo de Alessandra Santiago da Silva, educadora do Memorial da Resistência de São Paulo e Aureli Alves de Alcântara, coordenadora do programa de Ação Educativa.
SERVIÇO: “Oficina de Contação de Histórias – Contando Histórias e Compartilhando Memórias”
Onde: Museu Municipal de Barueri
Endereço: Avenida Henrique Gonçalves Baptista, 359 – Jardim Belval – Barueri/SP
Quando: 14 e 15 de dezembro
Vagas: 40
Inscrições: encerradas.
Fonte: SISEM-SP / SEC