Ir para o conteúdo

Museu Índia Vanuíre recebe exposição inédita

Publicado dia 22/11/2011 por Acam Portinari

A partir de 23/11, entra em cartaz na instituição a mostra temporária Cores do Xingu, que proporciona ao público contato por meio de fotografias e trilha sonora com as causas indígenas daquela região, sua cultura, ritos e tradições

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, abre a exposição inédita Cores do Xingu nesta quarta-feira (23/11), às 20h, em Tupã.

A mostra itinerante foi produzida pela fotógrafa Bárbara Avelino para estrear no espaço expositivo do museu, onde se encontra o maior acervo etnográfico do Estado de São Paulo. O objetivo da exposição é promover uma reflexão sobre a questão indígena no Brasil, através de fotografias dos povos xinguanos.

Para a abertura, está prevista a exibição do vídeo “A Viagem do Rei Leopoldo da Bélgica ao Xingu”, também produzido pela fotógrafa. Após a sessão, ela realizará um bate-papo com o público e apresentará o trabalho realizado com os índios daquela região.

O público pode conhecer e viajar pelo Xingu com os painéis fotográficos que constituem a mostra. Para ficar ainda mais próxima da realidade, a exposição é complementada com trilha sonora representando sons da floresta.

A finalidade do trabalho é promover um diálogo, colocando a beleza e a realidade xinguanas em evidência através da plasticidade da imagem fotográfica e audiovisual.

Quem quiser conferir as Cores do Xingu pode ir ao museu, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A visitação é gratuita. Mais informações pelo telefone (14) 3491 2333 ou pelo site www.museuindiavanuire.org.br

O Xingu

Situado ao norte do Estado de Mato Grosso, seu território abriga mais de uma dezena de etnias indígenas. É uma das regiões mais emblemáticas do país, exemplo mundial de preservação da natureza, diversidade cultural e fragilidade frente ao sistema.

A fotógrafa

Bárbara Avelino é bacharel em ciências sociais e comunicação e, desde 1997, dedica sua vida ao fotojornalismo, além de ser artista membro da ONG Nhandeva, que incentiva projetos para o resgate das tradições do povo Guarani M’biá do Rio de Janeiro. Europa, Holanda e França são alguns dos lugares que a artista percorreu ao longo dos últimos anos para capturar imagens destinadas a jornais e revistas. Atualmente, Avelino é também membro da ONG belga ICRA Internacional, que luta pelos direitos dos povos indígenas ao redor do mundo.

SERVIÇO

Mostra Temporária – Cores do Xingu

Data: a partir de 23/11/2011

Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)

Horário: às 20h

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Posts Relacionados

Site da ACAM Portinari conquista Selo de Acessibilidade Digital

Veja Mais

Museus da ACAM avançam na acessibilidade digital

Veja Mais

ACAM Portinari recebe Selo de Acessibilidade Digital para o site do SISEM-SP

Veja Mais