Ir para o conteúdo

Edição 99 | Ano 08 | Novembro 2018

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Consciência Negra é tema de programações especiais nos museus do interior

Ilustração do perfil de uma mulher negra com brincos grandes e turbante e o texto Mês da Consciência Negra sobre um fundo laranja.

Comemorar o Dia da Consciência Negra (20/11) é um marco na história do Brasil. Em novembro, o Museu Casa de PortinariMuseu Índia Vanuíre e Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro oferecem ações dentro da temática, para diferentes públicos. Em Brodowski a programação será nas escolas, com a apresentação do Grupo de Dança Max Ação Academia, nos dias 14 e 20 de novembro.

Em Tupã a agenda acontece em parceria com a ONG Umont – União do Movimento Negro com Todos e realiza, de 06 a 16 de novembro, oficinas, palestras, sessões de cinema e espetáculos de dança. Uma contação de histórias encerra as atividades, amanhã (16/11), às 9h e às 10h. Já em Campos do Jordão, até o final do mês dá para participar de ações que mostram a cultura afro-brasileira por meio de música, dança, teatro, brincadeiras e oficinas, com entrada gratuita no dia 20/11. Confira a programação!

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu Casa de Portinari realiza análise do Ipê Branco que compõe sua fachada

Fotos aproximadas do tronco do Ipê sendo analisado com a ajuda de um tomógrafo.

O frondoso Ipê Branco de oito metros de altura, que é marca registrada na memória dos visitantes do Museu Casa de Portinari, passou por estudos para analisar sua saúde e, dessa forma, evitar possíveis incidentes envolvendo o exemplar, a edificação e o público. O laudo foi feito pelo engenheiro agrônomo e professor doutor do departamento de Ciências Florestais da Universidade de São Paulo, Demóstenes Ferreira da Silva Filho.

A ação procurou informações sobre uma rachadura provocada por um raio há 15 anos, que danificou o caule. Para isso foi usado um tomógrafo de impulso que mediu a velocidade das ondas mecânicas efetuadas pela pesquisa para verificar a densidade do tecido. A avaliação mostrou que o Ipê tem boa capacidade de recuperação da lesão sofrida, médio vigor de copa e razoável eficiência de suportar ventos. O risco de queda existe, porém a árvore possui capacidade de resistir. Um dos apontamentos é a revisão do modo de contenção da copa para evitar o estrangulamento. A necessidade do acompanhamento do exemplar é permanente e realizada por meio de tomógrafos desde 2011.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu realiza curso de capacitação de filmagem e edição para moradores da T.I. Vanuíre

Museu Índia Vanuíre ofereceu um curso de capacitação de filmagem e edição para os Kaingang e Krenak da terra indígena Vanuíre, em Arco-Íris (SP). O objetivo foi o de proporcionar aos indígenas conhecimentos básicos para que eles tenham a possibilidade de fazer o registro de suas manifestações culturais sem as interferências externas, proporcionando maior autonomia.

As aulas aconteceram de abril a novembro e foram ministradas por Robson Luís Moreno, profissional da área que ensinou técnicas e deu dicas para captura de imagens e sua posterior edição. O Museu forneceu, ainda, os equipamentos e software de edição para que os dois grupos pudessem desenvolver suas habilidades com suporte adequado

Foto de três indígenas segurando certificados, o professor e a gerente do Museu.
No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu comemora Dia da Crianças com ação extramuros

Quatro fotos da ação. Em sentido horário: crianças sentadas observando uma pessoa desenvolver uma apresentação; um palhaço; uma mulher pintando o rosto de uma criança; crianças sentadas em círculo participando de uma atividade.


Expandindo seus projetos para ações extramuros, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro visitou em outubro o Bairro Santa Cruz, vizinho às instituições, para uma manhã de atividades culturais em comemoração ao Dia das Crianças. A ação teve a parceria da Associação de Bairro e da Prefeitura Municipal, e aconteceu na Escola Municipal Professora Lucilla Florence Cerquera.

A programação contou com uma apresentação do Projeto Social Eliane Humberg para a Dança, um espetáculo teatral com o Circuito do Riso e uma contação de história sobre meio ambiente, realizada em parceria o Parque Estadual Campos do Jordão – o Horto Florestal. De acordo com a gerente dos equipamentos culturais, Marina Falsetti, “o resultado é muito positivo, pois, além de suprir a carência de atividades culturais na comunidade, a equipe descobre possibilidades de ação e caminhos de diálogo, aproximando funcionários e moradores e reiterando a importância do Museu e Auditório no município”.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

ACAM Portinari abre edital para propostas de exposições itinerantes do SISEM-SP

A ACAM Portinari, em parceria com o SISEM-SP, abriu edital para credenciamento de propostas de exposições itinerantes em território paulista para 2019. As inscrições devem ser feitas via formulário até o dia 3 de dezembro.

Os projetos selecionados irão compor a programação de itinerâncias do SISEM-SP e têm por objetivo diversificar, qualificar e ampliar o repertório cultural das instituições museológicas que abrigarão as exposições.

Os orçamentos devem ficar entre R$ 15 mil e R$ 40 mil por projeto de itinerância – valor que já deve prever custos de embalagem, acondicionamento, montagem, deslocamento e seguro (se necessário). As exposições serão distribuídas de acordo com as macrorregiões do Estado. Mais informações clique aqui.

foto de um notebook aberto em uma página do site do SISEM-SP.

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.