Ir para o conteúdo

Edição 96 | Ano 08 | Agosto 2018

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Museus do interior recebem certificado do Cadastro Estadual de Museus (CEM)

Foto horizontal de várias pessoas em um palco segurando certificados e sorrindo. Ao fundo estão as comunicações visuais do Encontro Paulista de Museus.

Em julho, durante a 10ª edição do Encontro Paulista de Museus (10EPM), os museus Casa de PortinariÍndia Vanuíre e Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro receberam certificados de cadastro no CEM-SP – Cadastro Estadual de Museus – junto com outras 12 instituições paulistas que também atenderam aos parâmetros básicos.

Lançado em fase de testes em 2016, o CEM-SP teve início em 2017 em todo o Estado. O objetivo é refinar ainda mais os critérios para identificar quais instituições podem, de fato, ser classificadas como museus, além de integrar o Registro de Museus (RM), da Rede Nacional de Informações Museais (RENIM), do Ibram. Uma vez registrados, os equipamentos poderão aderir de forma simplificada ao Sistema Brasileiro de Museus (SBM).

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Homenagem às famílias de Brodowski faz parte da tradição da Piazza Della Nonna

Várias pessoas em frente a uma placa da Piazza Della Nova. Elas sorriem. Uma mulher no centro segura uma placa e há um vaso de flor ao seu lado.

Há 14 anos, a Piazza Della Nonna integra a programação Semana de Portinari, realizada pelo Museu Casa de Portinari para celebrar a arte e o legado de Candido Portinari. A festa, além de oferecer comida típica e apresentações de músicas e danças italianas, é um momento de comemoração entre a comunidade e uma saudação aos imigrantes que ajudaram a construir a história local.

Um dos momentos mais importantes do evento é a homenagem às famílias mais antigas estabelecidas na cidade. Neste ano, recebem à reverência os Machado e Simsic/Simisic/Sinsic (16/08), Agostinho e Leone/Leoni (17/08) e Toloi e Vasconcelos de Oliveira (18/08).

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu Índia Vanuíre disponibiliza
novo vídeo de história oral

A preservação e a difusão da história e da cultura narrada pelos moradores das terras indígenas da região de Tupã (SP) são objetivos do projeto A Voz da Memória, desenvolvido pelo Museu Índia Vanuíre, por meio da coleta de depoimentos de indígenas de diversas etnias e aldeias locais.

O material veiculado no site da instituição neste mês é o relato de José da Silva Barbosa de Campos, Kaingang da terra indígena Vanuíre (Arco-Íris/SP). No vídeo, ele aborda as memórias que guarda de sua avó Candire, no que diz respeito à manutenção da cultura de seu povo. Há também informações sobre a dança, a cerâmica e o idioma, além de sua posição sobre a importância da transmissão desses saberes pelos mais velhos.  

Foto tirada de cima para baixo mostra a cabeça e as mãos de uma mulher sobre o teclado de um notebook que está aberto no site do Museu. Na tela aparece a foto de um indígena e um botão de play.
No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu e Auditório celebram cinco anos de parceria com Recanto de Repouso Sakura Home

Um grupo de idosos estão reunidos em volta de  uma mesa fazendo um trabalho manual. Na ponta da mesa está uma educadora observando.

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro têm um importante parceiro  para o atendimento ao público idoso de Campos do Jordão. Há quase cinco anos, o Recanto de Repouso Sakura Home participa das ações das instituições culturais.

As programações acontecem tanto no espaço do Museu e Auditório, quanto no Sakura Home. Os temas das atividades seguem as linhas principais de atuação dos equipamentos: artes plásticas, música e meio ambiente, com ênfase em aspectos relativos à memória e trabalhos manuais que visam explorar a coordenação motora, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

Professor Ulpiano Bezerra de Meneses recebe Medalha “Waldisa Rússio” no 10EPM

O 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM) marcou a entrega, pela primeira vez, da Medalha de Mérito Museológico “Waldisa Rússio Camargo Guarnieri” – que celebra o nome de uma das mais influentes formadoras do pensamento museológico no País, falecida em 1990. A honraria foi concedida a outro nome fundamental para o setor, o professor Ulpiano Bezerra de Meneses. Agora, a medalha será entregue todos os anos, sempre na abertura do EPM, a profissionais que batalharam pelo setor, seja por meio da consolidação do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP); pelo seu exercício profissional, produção acadêmica, difusão do conhecimento e das instituições museológicas; ou ainda pela atuação em prol da preservação do patrimônio museológico. Organizado pelo SISEM-SP e ACAM Portinari, o 10EPM ocorreu de 18 a 20 de julho, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Foto de um diploma com duas medalhas sobre ele. É fácil identificar no material a frase Diploma de Mérito Museológico e o nome Ulpiano Bezerra de Meneses, além do logo do SISEM-SP e o brasão do Governo do Estado de São Paulo.

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.