Ir para o conteúdo

Edição 94 | Ano 08 | junho 2018

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Museus participam da campanha ‘É Dia de Museu’ promovida pela Secretaria da Cultura

Imagem é uma arte digital. No centro está o texto É Dia de Museu em preto e vermelho, ao lado está um calendário assinalado. A frase está entre duas colunas vermelhas que se assemelham a cortinas abertas de um palco, dando destaque ao que está no centro.

Para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo lançou a campanha “É Dia de Museu“, reunindo os 19 museus paulistas – entre eles o Casa de Portinari, o Índia Vanuire e o Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro – para participarem de programações e ações nas mídias sociais, com temas que interessem o público e incentivem o engajamento presencial e online.

As atividades despertam novas experiências em momentos especiais. Em datas específicas, o público poderá conferir programação temática ou mesmo sugestões de passeios que combinem com o dia selecionado. Na internet, além da identidade visual unificada nas páginas dos equipamentos culturais participantes – que facilitará a identificação da proposta – o uso da hashtag #diademuseu e do site permanente com as novidades vão manter o público ligado nas próximas etapas do projeto.

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu Casa de Portinari promove inclusão por meio de sua programação para diversos públicos

Duas fotos estão alinhadas na vertical. A primeira mostra mulheres apoiadas em uma bancada folheando cadernos e  recortando e colando materiais. A segunda mostra uma roda de conversa composta por muitas pessoas.

Museu Casa de Portinari tem a honra de contribuir com a inclusão social e trabalha para estimular que iniciativas nesse sentido surjam, buscando o fortalecimento da cidadania e dos direitos de um estado democrático. Em sua programação estão ações que envolvem diferentes tipos de públicos, como o Programa Encontros, que  é destinado à terceira idade e propõe a aproximação por meio da valorização de questões relativas à vida e ao tempo, como as memórias. A última edição, realizada em 07 de junho, abordou o resgate das receitas de família na produção de um livro, inspirado pela tradicional Polenta da Família Portinari.

Já o Programa Travessias desenvolve atividades para promover a inclusão social e cultural a grupos sociais diversificados, marginalizados e com maior dificuldade ao acesso a equipamentos culturais. Para fechar, o Programa Sentidos busca o atendimento das necessidades especiais de pessoas com deficiências sensoriais, físicas ou mentais, inclusive de idosos e de outras limitações.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu Índia Vanuíre apresenta exposição autonarrativa Kaingang no 10º EPM

No dia 19 de julho (quinta-feira), às 8h00, o público do 10º Encontro Paulista de Museus poderá conhecer mais sobre a primeira exposição autonarrativa feita pelo Museu Índia Vanuíre em parceria com os Kaingang da terra indígena Vanuíre, localizada em Arco-Íris, em uma Sessão ao Vivo do material em questão, no Foyer do Auditório Simón Bolívar.

A mostra “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração”, produzida em 2015, foi uma demanda que surgiu do próprio grupo indígena, que buscava expor sua visão sobre a confecção da cerâmica tradicional de sua etnia e, dessa forma, de sua preservação para as futuras gerações.

Arte digital tem fundo vermelho com algumas marcas mais escuras. Sobre ele o texto Exposição Autonarrativa Kaingang nos Painéis Digitais do 10ºEPM
No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

‘O Palco é Seu: Toriba Musical’ apresenta Duo Adriana Bernardes e Sebastião Teixeira

Foto do Auditório Claudio Santoro tirada da plateia em direção ao palco. O ângulo valoriza a arquitetura e as cores do ambiente que tem teto de vidro, parede de tijolos, chão de madeira e cadeiras com estofado vermelho. Sobre a imagem há um filtro escuro e o texto O Palco é Seu: Toriba Musical.

“O Palco é Seu: Toriba Musical” de junho traz ao palco do Auditório Claudio Santoro o Duo Adriana Bernardes e Sebastião Teixeira, acompanhado ao piano por Antonio Luiz Barker, em um  repertório composto por canções eruditas e populares. No dia 24 de junho (domingo), às 11h00, a soprano, o barítono e o pianista executarão árias, canções e duetos de ópera e musicais, em espetáculo que mostrará leveza, diversão e romantismo.

No recital, com entrada gratuita, estarão obras de compositores internacionais consagrados, como Gioachino Rossini, Wolfgang Amadeus Mozart, Franz Lehár, Giacomo Puccini, Andrew Lloyd Webber e Francesco Sartori, além de um clássico de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, a canção Eu Sei Que Vou Te Amar.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

SISEM-SP abre inscrições para o 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM)

Já estão abertas as inscrições para o 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM), maior encontro da museologia paulista e um dos principais do País. O evento, que em 2018 completa dez anos de atividade ininterrupta, tem a palavra “Juntos” como inspiração. Entre os destaques da programação, estão a conferência internacional com o diretor da Fondazione Brescia Musei, Luigi Di Coratto; o painel “Desafios éticos contemporâneos para museus”, com a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Débora Duprat e o professor da USP, Christian Dunker, a assinatura do termo de convênio com o IBRAM, reconhecendo o SISEM-SP como entidade registradora para o Registro Nacional de Museus – além da entrega da recém-criada medalha “Waldisa Rússio Camargo Guarnieri” ao professor Ulpiano Bezerra de Meneses. O 10EPM acontece de 18 a 20 de julho, no Memorial da América Latina.

Foto da escultura de uma mão, que é símbolo do Memorial da América Latina. O sol, ao fundo, aparece entre os dedos abertos da escultura e escurece o que está focado em primeiro plano.

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.