De 23 a 29 de abril acontece a quinta edição da ação #MuseumWeek no Twitter e os Museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro irão participar. São sete dias, temas e hashtags para despertar o interesse do público e interagir com outros espaços culturais do mundo todo. Neste ano serão desenvolvidas questões referentes à convivência, cidadania e tolerância.
O projeto tem início na segunda-feira destacando as mulheres famosas e anônimas ligadas à história, arte, cultura e ciência, com a #womenMW. Na sequência, a #cityMW provocará o internauta a observar aspectos da cidade e #heritageMW irá destacar a herança cultural. Publicações relacionadas à profissão serão feitas na quinta-feira, com a #professionsMW, e #kidsMW será o assunto da sexta-feira. O fim de semana começa valorizando a natureza (#natureMW) e encerra a programação no domingo abordando a diferença (#differenceMW).
Preservar a memória é uma ação continua. Com a colaboração dos moradores de Brodowski e de pessoas que tiveram relação com a família Portinari e o pintor, o Museu Casa de Portinari remonta importantes passagens da história, que ajudam a compor o acervo imaterial da instituição. Atualmente o projeto de história oral conta com a participação de 40 pessoas. Já o Poéticas da Memória é a comunição dessa ação para o público. Na página da instituição estão disponíveis nove vídeos com entrevistas sobre diferentes aspectos do passado.
As lembranças de Osmani Grandi é o mais novo material do projeto. Além de contribuir com suas memórias, ele é um colecionador de itens relacionados à ferrovia e ao desenvolvimento da cidade. Objetos guardados por ele ao longo dos anos, hoje compõem a exposição “A Estação Brodowski: Patrimônio Histórico“, em cartaz na antiga estação ferroviária.
O Dia do Índio (19 de abril) não é só um momento de celebração, mas também um importante convite à reflexão, buscando a difusão de informações reais sobre o modo de vida atual desses povos. Dessa forma, a 46ª Semana do Índio, realizada de 24 a 28 de abril pelo Museu Índia Vanuíre, promove o encontro da comunidade de Tupã e região com os Kaingang, Krenak, Guarani e Terena, que habitam o oeste de São Paulo.
As programações priorizam moradores das terras indígenas Vanuíre, Icatú e Araribá como protagonistas do evento, possibilitando que eles conduzam as ações de acordo com seus costumes. No sábado (28/04), a partir da 16h00, acontece o V Festival de Dança e Música Indígena do Estado de São Paulo, maior do gênero no Estado, na Concha Acústica da Praça da Bandeira. Serão mais de 400 indígenas, de diferentes etnias, aldeias e terras indígenas de São Paulo, que apresentarão um espetáculo de arte e cultura.
O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro serão, durante o primeiro semestre de 2018, sede dos debates do projeto Diálogos Impertinentes, idealizado pelo jornalista Gustavo Prudente. O primeiro encontro aconteceu em 18 de março e abordou o “Privilégio Branco”. A proposta da programação é trabalhar assuntos sensíveis da cultura brasileira e mundial atual. O próximo tópico será o “Privilégio Heterossexual”, desenvolvido no dia 22 de abril, a partir 10h30.
A cada ato serão convidados especialistas sobre o tema para mediar e contribuir. Ao longo da ação serão usados conhecimentos e recursos de Comunicação Não Violenta, Liderança do Coração, Processos Divergentes, Emergentes, Convergentes, entre outros. O intuito é expandir a visão sobre nós mesmos, a partir de pontos de vista variados e até conflitantes. Os eventos serão registrados por meio de vídeo, que será divulgado posteriormente em diferentes canais de comunicação para atingir o máximo de pessoas.
Desde o início do ano, o Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM-SP) está fazendo reuniões bimestrais para potencializar os processos de adesão das instituições museológicas ao Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP). Para isso, nos encontros já realizados em fevereiro e abril, os conselheiros foram apresentados a novos recursos disponibilizados para análise dos processos na plataforma digital do CEM-SP. Manter todos os integrantes do COSISEM-SP a par dasferramentas do sistema de cadastramento possibilita a apreciação dos processos com mais rapidez e embasamento, além de prestar o melhor auxílio possível à adesão dos museus. A próxima reunião do COSISEM-SP ocorre em junho.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos