Ir para o conteúdo

Edição 87 | Ano 08 | Outubro 2017

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Novas exposições dos museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner contam com apoio do Pronac

Três imagens compõe a figura, a primeira é a tela de um computador aberta na página da exposição Estação Brodowski: Patrimônio Histórico, no site do Museu Casa de Portinari. A segunda é uma foto antiga, em preto e branco, com cinco pessoas em frente a uma plantação de café, no topo está o texto O Café e a história de Tupã. A terceira é uma foto da obra Moldura, de Felícia Leirner, com o texto Felícia Leirner Natureza e Arte.

No segundo semestre deste ano, a ACAM Portinari contou com um importante apoio para a produção de três exposições temporárias destinadas a complementação das narrativas desenvolvidas por cada uma das instituições que gere em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. As mostras foram desenvolvidas por meio do Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Sabesp.

Em Brodowski, a Antiga Estação Ferroviária recebeu uma montagem sobre a implantação e expansão ferroviária para a região, além de trazer aspectos sobre a expansão urbana do local e a relação de Portinari com sua terra natal. Em Campos do Jordão, a nova mostra detalha a vida e obra de Felícia Leirner, além de aspectos da natureza local, complementando a visita. Em Tupã, a exposição temporária reúne documentos e imagens sobre a importância da cafeicultura para o crescimento da cidade.

Procurando abranger o máximo de espectadores, as três exposições já estão disponíveis nos sites das instituições. Confira clicando nos botões abaixo!

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Projeto Poéticas da Memória do Museu Casa de Portinari apresenta novas histórias

Sobre uma superfície que imita madeira estão três fotos de três idosos com seus respectivos nomes Armando de Oliveira, Rosameyre Morando, Paulo Salata.

O projeto Poéticas da Memória, exibido no site do Museu Casa de Portinari, procura dar visibilidade à memória oral de personagens e pessoas que marcaram a história e o desenvolvimento de Brodowski, e que se conectam de alguma forma com a instituição e seu patrono, Candido Portinari. Neste ano já foram apresentadas três histórias: Armando de Oliveira, abordando como a música e as bandas que tiveram seu papel no município, Rosameyre Morando, relembrando o passado e o relacionamento da família Portinari com a comunidade local, e Paulo Salata, falando sobre a estação ferroviária e seu trabalho como telegrafista.

Para o próximo trimestre, a Antiga Estação continua sendo pauta na fala de Joana de Oliveira, esposa do antigo chefe da estação local, Jair de Oliveira, que se manteve no posto de 1973 a 1976. Se você também tem ou conhece alguém que tenha histórias para contar sobre a memória da cidade, da estação, do Museu e da família Portinari, entre em contato conosco pelo contato@museucasadeportinari.org.br.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu lança mostra virtual ‘A Dança como Representação da Cultura Kaingang na Terra Indígena Vanuíre’

Museu Índia Vanuíre lançou em setembro uma nova exposição virtual abordando a dança Kaingang na terra indígena Vanuire. A mostra está disponível no site, confira aqui! A intenção é compreender a atividade como manifestação cultural indígena, mostrando como isso influencia nas relações de manutenção e fortalecimento da cultura indígena.

O material foi produzido pelo Museu com os Kaingang da terra indígena Vanuíre, em Arco-Íris (SP). A dança e os depoimentos de lideranças foram pontos centrais para difundir a resistência Kaingang, além de promover aspectos importantes desse povo, como a memória e a transmissão dos saberes tradicionais por meio dessa manifestação cultural.

Foto de indígenas enfileirados, trajados tipicamente, em volta de uma fogueira em uma noite, representando o momento da dança. Sobre a imagem há um retângulo com o texto Mostra Virtual.
No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro recebem Certificado do TripAdvisor

A imagem tem fundo claro com o desenho de um contorno de um notebook e um troféu em sua tela. Na parte de cima está o texto Certificado de Excelência TripAdvisor. No rodapé estão as marcas do Museu, Auditório e TripAdvisor.

Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro receberam mais uma vez o Certificado de Excelência do TripAdvisor – considerado maior site de viagens do mundo – para estabelecimentos no setor de turismo e hotelaria. Em Campos do Jordão, entre as 64 atividades listadas pela ferramenta, as instituições aparecem em terceiro e quinto lugar, respectivamente, contabilizando, juntas, quase 4 mil avaliações e média de pontos de 4,5, sendo o máximo 5. O trabalho das instituições na plataforma começou em 2012 e, desde 2014, recebem a certificação.

Entre os critérios do TripAdvisor, são vistas a qualidade, a quantidade e a recenticidade das avaliações e opiniões publicadas pelos viajantes na plataforma online em um período de doze meses. Também são analisadas a estabilidade dos negócios e a posição no ranking do Índice de popularidade na página, além de um número mínimo de avaliações e estar cadastrado por no mínimo 12 meses. Outro fator determinante é manter uma pontuação geral mínima de quatro círculos (no total de cinco).

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) recebe adesões em todo Estado

Instituições em todo Estado estão aderindo ao Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP). A ferramenta, criada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), órgão da Secretaria da Cultura do Estado, estabelece critérios para identificar quais instituições desenvolvem os processos esperados de um museu, com base nas leis e diretrizes do setor. Para aderir, basta entrar no site do SISEM-SP e preencher o chamado Instrumento de Qualificação Cadastral (IQC). Após conferência, a instituição receberá uma visita técnica; todo esse material é analisado e, se aprovado, o cadastro está pronto – podendo seguir para a fase seguinte, de classificação em níveis. Por meio dos dados levantados pelo CEM-SP serão estabelecidas políticas públicas aos museus, repasse de verbas, exposições itinerantes, entre outros serviços.

Foto desfocada mostra um homem manuseando um notebook em um ambiente profissional.
Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos