Já estão disponíveis online os Boletins para Educadores e as Notícias de Acervo dos museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro. Neste momento, os textos destinados aos educadores abordam a importância do trabalho com diferentes públicos, principalmente na inclusão, sejam deficientes ou em situação de vulnerabilidade social. Cada uma das instituições apresentam programações especiais, como O Olhar é o Sentir Pelas Mãos, em Tupã, ações de interdisciplinaridade e multissensoriais, em Campos do Jordão, e as atividades inclusivas do Programa Travessias, em Brodowski.
No segundo material, o Casa de Portinari conta sobre a aquisição de data-loggers para acompanhamento dos níveis de temperatura e umidade relativa do ar em torno do acervo. O texto da equipe do Índia Vanuíre aborda o recebimento de uma doação de uma coleção Guarani. Já o Felícia Leirner descreve o restauro e o trabalho de conservação das obras em bronze.
O Museu Casa de Portinari recebeu mais uma vez o Certificado de Excelência do TripAdvisor – considerado maior site de viagens do mundo para estabelecimentos no setor de turismo e hotelaria. São levados em consideração a qualidade, a quantidade e a recenticidade das avaliações e opiniões publicadas pelos viajantes na plataforma online em um período de doze meses.
Também são analisadas a estabilidade dos negócios e a posição no ranking do índice de popularidade na página, além de um número mínimo de avaliações e estar cadastrado por no mínimo 12 meses. Outro fator determinante é manter uma pontuação geral mínima de quatro círculos (no total de cinco). O trabalho da instituição na plataforma começou em 2012 e desde 2014 a instituição recebe a certificação.
O Museu Índia Vanuíre realizou, em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, o VI Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus e o VII Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural, em Tupã (SP). Participaram das discussões indígenas e pesquisadores de lugares do Brasil e da America Latina, entre eles María Marta Reca, do Museo de La Plata (Argentina).
O tema foi “Museus Etnográficos e Indígenas – aprofundando questões, reformulando ações”, dividido em cinco eixos: Direitos Indígenas (pautas internacional, nacional, estadual, museológicas e comunitárias, e a ética relacionada a remanescentes humanos em museus); O Sagrado no Museu; Exposição – curadoria compartilhada e a autonarrativa; Gestão de Coleções; e Museus e Indígenas, Museus Indígenas.
O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, representados pela sua gerente, Marina Falsetti, participaram do 2º Conaphi – Congresso Nacional do Patrimônio Histórico, exibido online de 21 a 25 de agosto. O tema da edição foi Museologia Social. O encontro mostrou como os profissionais da área podem inserir a comunidade nas atividades.
“Criando Vínculos: experiências de aprofundamento das relações entre museu e comunidade local” foi o título da apresentação dos equipamentos e evidenciou um pouco das experiências vivenciadas por projetos, ações e parcerias partilhados com Campos do Jordão, dando maior ênfase às proposições relacionadas a três públicos específicos: pessoas em situação de vulnerabilidade, idosos e pessoas com deficiência.
O Memorial da Resistência de São Paulo sediou, em 31 de agosto, o curso “Direitos Humanos e Solidariedade”. Promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), o encontro apresentou e debateu uma série de práticas dos museus paulistas em torno da temática do evento. Para aumentar o alcance da proposta, o curso contou com transmissão ao vivo pela página do facebook do SISEM-SP e também em 12 polos de retransmissão localizados em diversas regiões do Estado. A ação serviu como preparação para a campanha “Sonhar o Mundo”, que ocorre de 4 a 10 de dezembro e visa unir e mobilizar as instituições museológicas paulistas em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos