Ir para o conteúdo

Edição 80 | Ano 08 | Março 2017

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Museus da ACAM se preparam para participar da 15ª Semana de Museus

A ilustração é na horizontal, no canto esquerdo o texto 15ª Semana de Museus. 15 a 21 de maio/2017. Museus e histórias controversas dizer o indizível em museus. No lado direito, duas vestimentas estão expostas em manequins. A de um gari, laranja com faixas reflexivas, e um vestido feminino de época rosa claro.

O tema da 15ª Semana de Museus é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus” e as instituições administradas em parceria com a ACAM Portinari já estão trabalhando em suas programações. O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro convidam outros equipamentos museológicos para, em um encontro no dia 21/3 (terça-feira), refletir e interpretar o assunto e criar ações adequadas às realidades particulares de cada instituição.

O Museu Índia Vanuire desenvolverá o projeto “Museu Encenação” que consiste em uma teatralização com elementos e personagens que irão levantar narrativas multifocais que norteiam o processo de pacificação, colonização, fundação e desenvolvimento de Tupã, desconstruindo mitos, ideias, representações e o imaginário sobre esses processos. Em Brodowski, o Museu Casa de Portinari realizará uma roda de conversa sobre o importante papel do museu na inclusão de pessoas que ficam à margem do cenário cultural.

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu Casa de Portinari comemora 47 anos e anuncia Programa de Parceiros

A foto mostra a sala principal do Museu. Um telão está montado no lado esquerdo, com fundo colorido, seguindo a identidade visual da instituição. Nele está a frase Programa de Parceiros. Seis pessoas estão alinhadas lateralmente do lado direito, uma delas segura um microfone.

O Museu Casa de Portinari comemorou seu 47º aniversário com uma grande novidade: o Programa de Parceiros. O anúncio foi feito oficialmente no dia 14 de março, data exata do aniversário, em solenidade na instituição.

A adesão ao Programa de Parceiros pode ser feita pelo site www.museucasadeportinari.org.br, clicando no botão SEJA PARCEIRO, localizado no topo da home. Para pessoas físicas, basta escolher o formato de adesão, entre seis opções. O valor mínimo de contribuição é de R$ 50,00, ao ano, com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes. Para pessoas jurídicas, basta escolher o formato, entre quatro opções. Mais informações pelo e-mail diradm@acamportinari.org ou pelo telefone (16) 3644.6644.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

45ª Semana do Índio de Tupã já tem data definida

De 25 a 30 de abril o Museu Índia Vanuíre realizará a tradicional Semana do Índio de Tupã. Na programação estão previstas diversas atividades culturais para distintos públicos da região, da cidade, turistas e escolar (ensinos fundamental, médio e superior). 

A 45ª edição do evento busca promover as culturas indígenas que coabitam as terras indígenas de Vanuíre (Arco-íris), Icatú (Braúna) e Araribá (Avaí), os Kaingang, Krenak, Guarani e Terena, e, assim, aproximar as culturas indígenas das não indígenas, demonstrando que o Brasil, a região oeste de São Paulo e Tupã se constituem pela diversidade e diferenças.

Identidade visual da 45ª Semana do Índio de Tupã de 25 a 30 de abril/2017, texto que está escrito em primeiro plano em laranja e preto. O texto está separado palavra em cima de palavra, ao lado de um grafismo na cor laranja como se fosse a margem. O fundo mescla tons de laranja e branco e um quadriculado.
No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu e Auditório estabelecem parceria com a ONG AMECampos e realizam Encontro de Corais

A foto tirada de dois grupos de corais de meninas no palco do Auditório. Elas se diferenciam pelas roupas. As do lado esquerdo usam vestidos vinho sobre blusas brancas e meias até o joelho. As da esquerda estão de calças escuras e camisetas beges. As meninas estão organizadas em três filas, em três alturas diferentes. À frente das garotas está uma mulher vestida de preto de costas para o público. Dois pedestais de microfones estão posicionados no palco. A luz está focada sobre as cantoras.

Em fevereiro, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro realizaram um importante evento com a AMECampos (Associação de Amigos de Campos do Jordão): o Encontro de Corais. A parceria tem como objetivo principal a valorização e a divulgação do trabalho desenvolvido pelas instituições, propondo ações culturais de qualidade na cidade.

O espetáculo ocorreu no Auditório em 25 de fevereiro e apresentou dois corais infanto-juvenis formados por vozes femininas, as Meninas Cantoras de Campos do Jordão e as Meninas Cantoras de Lavras (MG). O grupo de Campos do Jordão é um projeto desenvolvido pela ONG e promove o resgate de um grupo antigo da cidade com o mesmo nome.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

SISEM-SP lança novo site e aprimora acesso a informações sobre a instituição

Com novo visual, o site do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) facilita acesso aos profissionais e estudantes do setor museológico as programações, notícias, publicações, encontros e ações realizadas pela instituição.

O portal conta com acessibilidade para deficientes visuais e segue tendências adotadas em ambientes online, oferecendo uma navegação mais ágil nas pesquisas sobre informações da área de museus com atividades e notícias e nos downloads de publicações e documentos do setor. Além disso, o site dá acesso às atualizações diárias do SISEM-SP no InstagramFacebookTwitter e Youtube. A repaginação vai além de mudança de layout, trazendo mais facilidades de acesso e conforto na navegação.

Um notebook está sobre uma mesa de madeira. Ele mostra a página do SISEM-SP na internet. Aparecem fotos e textos. O fundo da imagem está desfocado.
Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos