O compromisso ambiental é um dos pilares da gestão da ACAM Portinari nos museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro. O projeto Museu Verde prevê a realização de várias medidas de redução, reciclagem e reutilização de materiais tanto na rotina administrativa, quanto nas atividades educativas e culturais, além de ações de reflorestamento.
Anualmente é feito um diagnóstico do impacto causado com a emissão de gases de efeito estufa por meio do Programa Carbon Free. São contabilizados os deslocamentos de funcionários, materiais de consumo, energia elétrica, produção de resíduos sólidos e consumo de água. O resultado do inventário de 2016, desenvolvido pela Organização Social Iniciativa Verde, apontou que para a compensação dessas emissões deverão ser plantadas 606 árvores. O Museu Casa de Portinari será responsável por 126 mudas, o Museu Índia Vanuíre por 252 e o Felícia Leirner por 228. O trabalho será executado ao longo de 2017.
O Museu Casa de Portinari convida o público a fazer parte da história da instituição e a contribuir para perpetuar as ações culturais e sociais desenvolvidas com a comunidade de Brodowski e demais visitantes. Para tanto, implantou, desde o início de 2017, o modelo de ingresso voluntário – conhecido no mundo todo como PWYW – do inglês “pay what you want” (pague o que quiser). A entrada continua sendo livre, mas, ao final da visita, o público é convidado a reverter para a instituição o valor que quiser, se puder, destinar ao Museu.
A forma de arrecadação é uma maneira de remover a barreira da entrada e inspirar a generosidade das pessoas no sentido de contribuir com iniciativas culturais. Para a efetivação da doação, foi criado no Museu um local específico que mostra ao interessado a diversidade de ações sociais e educativas realizadas pela unidade.
Para manter um registro das memórias e conhecimentos dos povos indígenas do Oeste de São Paulo, o Museu Índia Vanuíre deu início ao projeto de história oral A Voz da Memória. Os materiais são de grande importância enquanto patrimônio cultural e servirão como fontes futuras de pesquisas.
Todos os povos indígenas do Brasil precisam ter visibilidade para a manutenção de sua cultura. Dessa forma, o Museu busca dar voz a eles para que suas memórias sejam preservadas por meio do acesso dos mais jovens às informações sobre os seus antepassados. O primeiro resultado já está disponível no site e também foi entregue aos indígenas, para que possam manter esse registro e salvaguardar sua cultura.
O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro convidam o público para participar da manutenção da história do tradicional Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. O projeto Em Busca das Memórias Perdidas busca catálogos faltantes do evento que completa 48 edições em 2017. Para efetuar a doação, é solicitado que seja entregue às instituições a versão impressa original. Faltam apenas quatro publicações: dos anos de 1980, 1996, 2000 e 2002.
Se você tiver algum deles e quiser ajudar a preservar essa história, basta entrar em contato pelo telefone (12) 3662-6000 ou email contato@museufelicialeirner.org.br.
No dia 20 de janeiro aconteceu em São Paulo o primeiro encontro da Comissão Consultiva para a produção do 9º Encontro Paulista de Museus, que será realizado nos dias 19 e 20 de junho, no Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista. O grupo é formado por 15 membros que representam importantes instituições e departamentos relacionados à preservação do patrimônio museológico e a museus nacionais e internacionais.
Na reunião foram definidos os temas centrais para o EPM deste ano: infraestrutura e segurança. Também foram feitas algumas definições sobre a estrutura da programação e solicitada sugestões de nomes de palestrantes que possam agregar novas perspectivas sobre o assunto.
apoie os museus e contribua para o fortalecimento da noss cultura!
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos