Ir para o conteúdo

Edição 74 | Ano 08 | Setembro 2016

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Instituições culturais do interior participam da 3ª Mostra de Museus na capital paulista

No dia 17 de setembro (sábado), das 10h às 18h, os Museus: Casa de Portinari (Brodowski), Índia Vanuíre (Tupã), e Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão), participam da 3ª Mostra de Museus, realizada em São Paulo pela Secretaria da Cultura. No Parque da Água Branca, na Barra Funda, estarão reunidos 19 equipamentos culturais estaduais, oferecendo mais de 50 atividades.

O objetivo do evento é apresentar um pouco do que cada local oferece, a fim de aproximar os visitantes das instituições da capital, interior e litoral. A programação dos museus do interior contará com jogo da memória, quebra-cabeça, brincadeiras antigas, oficinas de desenho, fabricação de peteca, adornos corporais indígenas e modelagem em argila. Confira a programação completa e participe!

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu Casa de Portinari se apresenta no X Encontro Brasileiro Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas

No dia 20 de setembro, a diretora e a gerente do Museu Casa de Portinari, Angelica Fabbri e Cristiane Patrici, estarão em São Paulo para contar um pouco do trabalho desenvolvido na instituição durante o X Encontro Brasileiro Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas, que acontece de 19 a 21 de setembro, na Fundação Ema Klabin, na Casa Guilherme de Almeida e no Palácio dos Bandeirantes.

A apresentação tem o nome “Museu Casa de Portinari: caro visitante, bem-vindo, a casa é sua!” e discutirá a importância das relações construídas durante o contato com o público, seja na experiência estética, sensorial, afetiva e educativa no encontro com o museu, atribuindo à elas o sucesso da visita, para assim chegar ao coração do visitante.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu realiza Feira de Artesanato Indígena em setembro

Kaingang, Krenak e Terena da terra indígena Vanuíre participarão da Feira de Artesanato Indígena no Museu Índia Vanuíre, em Tupã, durante a 10ª Primavera dos Museus, cujo tema é “Museus, Memórias e Economia da Cultura”. A ação acontece nos dias 22, 24 e 25 de setembro, das 9h às 16h.

A atividade tem como finalidade valorizar os produtores de artesanatos feitos com a tradição cultural indígena, dando ênfase em seu aprofundamento na cultura local e no valor identitário que assume para os diferentes grupos sociais. A feira também é uma forma de contribuir com a renda dos indígenas e valorizá-los como difusores de suas culturas.

No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu e Auditório exibem mostra sobre as paisagens da Serra da Mantiqueira

A exposição que entrará em cartaz no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro a partir de 23 de setembro, na Primavera dos Museus, é parte do Projeto Tesouros da Mantiqueira, que surgiu de uma vivência e imersão artística realizadas em 2015 nas comunidades de São Pedro e São Paulo (Paiol Grande) em São Bento do Sapucaí-SP. Em uma casa amarela, aos pés da Pedra do Baú, os artistas Samuel Ornelas e Rafael Kenji moraram durante um ano. A itinerância tem a parceria do Museu da Mantiqueira (MuMan) e curadoria de Diana Poepcke.

Ao ar livre era feito o trabalho de observação e dentro da residência criavam as matrizes de gravação para, então, preparar uma série de gravuras. Desse modo, essa exposição busca lançar um olhar sobre a diversa e singular conexão entre território, os sujeitos e seus modos de vida. Considerando o tesouro mais precioso da Serra da Mantiqueira é o mantiqueirense.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

SISEM-SP disponibiliza duas novas publicações para download

O portal do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), além de ser um difusor de informações da área museológica, das ações das unidades da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e de todas as atividades que são realizadas mensalmente pelo SISEM – como oficinas, palestras, exposições etc., também disponibiliza várias publicações que podem ser consultadas ou baixadas pelos internautas.

As duas inseridas recentes são: “Como Gerir um Museu”, lançada e distribuída durante o 7º Encontro Paulista de Museus em 2015, resultado de uma parceria com a Unesco e o Icom, e “Questões Indígenas e Museus: Enfoque Regional Para um Debate Museológico”, que é o resultado do Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus, promovido no Museu Índia Vanuíre, em Tupã, em 2013. O processo de download é simples e pode ser feito pelo aqui.

Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.