Os colaboradores dos Museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner e da sede da ACAM Portinari receberam capacitação com a advogada Kátia Regina Catalano, do escritório Cesnik Quintino e Salinas. No encontro, a profissional esclareceu dúvidas dos participantes e apresentou os seguintes documentos: Programa de Integridade e Compliance, Plano de Cargos, Benefícios e Salários, Regulamento de Compras e Contratações e o Manual de Recursos Humanos.
O sucesso de todas as iniciativas e estratégias buscadas pela ACAM Portinari passa pela internalização dos pressupostos da gestão pelas equipes, seu envolvimento e mobilização. Para isso, é fundamental fortalecer o diálogo e disseminar as informações, contribuindo para que os colaboradores tenham cada vez mais conhecimento da gestão e das instituições as quais estão vinculados.
O Museu Casa de Portinari estabeleceu, em maio, uma parceria com a Suvinil e a AZ Tintas, de Ribeirão Preto, para a realização de uma série de atividades ao longo de 2016, entre elas visitas de pintores residenciais ao Museu, seguidas por treinamentos, para que eles conheçam outra faceta das artes plásticas: a pintura mural feita por Portinari nas paredes de sua casa.
Dando sequência à ação, a marca também forneceu tintas para a execução da Pintura Mural, no último dia 13 de agosto, que abriu a programação da 41ª Semana de Portinari. Os trabalhos, produzidos por artistas da cidade e da região, podem ser vistos nos muros do Departamento de Assistência Social de Brodowski e na escola Professora Nair Duarte do Pateo Franzoni.
Em maio, o Kaingang José da Silva Campos, morador da terra indígena Vanuíre, curador da exposição “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração”, doou ao Museu Índia Vanuíre um exemplar de arco e flecha, feito de forma tradicional da cultura Kaingang.
Segundo Campos, que é um dos indígenas que guardam os ensinamentos e as tradições de sua cultura, para atirar com esses grandes arcos, os índios devem apoiar o arco no pé, para ficar firme na hora de lançar a flecha. O arco possui quase dois metros e a flecha cerca de 1,30 centímetros.
Em agosto, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro estrearam uma nova programação: “Família no Museu”. As ações são destinadas para públicos de diferentes idades, buscando interação e diversão. A programação abordará temas culturais e sociais, que fazem parte do dia a dia e da identidade cultural.
O assunto deste mês é o folclore, comemorado oficialmente no dia 22. Entre as atividades estão a utilização de cantigas transformadas em brincadeiras musicais, nos dias 6 e 13; uma paródia da música Asa Branca, resgatando personagens folclóricos e o ritmo do baião, no dia 7; uma caça ao tesouro ambiental em 14/8; parlendas e trava-línguas em 20 e 21/8; roda de conversa sobre o folclore no dia a dia, em 27 e 28.
Em 13 de julho, foi realizado o lançamento oficial da fase piloto do Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP), ferramenta promovida pelo o Sistema Estadual de Museus, com a parceria da ACAM Portinari. O Cadastro dará amparo para o delineamento de políticas públicas que ampliem os compromissos sociais dos museus do Estado de São Paulo, buscando a democratização do acesso e do pleno exercício dos direitos culturais dos cidadãos paulistas.
Neste momento, serão cadastradas instituições da Baixada Santista: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. Para inscrição, deverá ser preenchido um formulário disponível no www.sisemsp.org.br .
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos