Os Museus da ACAM Portinari estão com uma programação especial para a 14ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus e Paisagens Culturais”. Em Brodowski, de 17 a 22/5, o Museu Casa de Portinari convida o público para percorrer os “Caminhos de Portinari” e participar de um jogo da memória que é a réplica real do material virtual apresentado na exposição de longa duração.
Já no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, a programação terá as oficinas sobre artesanato local, o Festival de Inverno e a gastronomia da Serra da Mantiqueira, além de teatro, contação de histórias e visita educativa.
Em Tupã, o Museu Índia Vanuíre realiza a exposição “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração”, oficinas sobre adornos e de fotografia, uma edição especial do Índio no Museu e um passeio cultural pela cidade.
Entrou na reta final o curso “Queremos ser Artistas”, oferecido pelo Museu Casa de Portinari até 28 de junho. O projeto de iniciação a pintura tem a função de “abrir as portas” para o conhecimento e descobrir novos talentos. A ação insere crianças de 9 a 12 anos no universo artístico, valorizando a introspecção e a busca para um aprendizado dinâmico, dentro das características de cada um.
Com coordenação do artista Rafael Mandu, o curso que teve início na primeira terça-feira de abril, é oferecido gratuitamente e acontece no Galpão do Merched, no centro de Brodowski.
Durante a Semana do Índio, o Museu Índia Vanuíre realizou a terceira edição do Festival de Dança e Música Indígena, na Praça das Bandeiras, em Tupã. Sucesso de público, o evento é o único do Estado de São Paulo a reunir cerca de 600 indígenas de quatro etnias diferentes: Kaingang, Krenak, Terena e Guarani.
O conjunto das danças e cantos proporcionou um panorama da beleza e diversidade das culturas indígenas do centro oeste de São Paulo, promovendo uma necessária reflexão quanto à resistência desses grupos, para manter vivas as suas culturas e levar a grandeza e a importância da dança e música dentro de suas tradições.
O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro receberam duas importantes melhorias no primeiro semestre de 2016. Agora, as instituições de Campos do Jordão contam com um Grupo Gerador de Diesel 500 KVA. Com a aquisição, é possível fornecer a energia necessária para manter o todo o prédio do Auditório funcionando em períodos de pico de consumo. A conclusão do projeto, iniciado no último trimestre de 2015, aconteceu em março.
Na sequência, logo no mês de abril, começou outra importante obra: a troca da vidraça sobre o palco do Auditório. A ação foi necessária devido à idade do prédio e da estrutura metálica que suporta os vidros. Algumas áreas estão sendo substituídas totalmente. Toda a estrutura metálica está sendo recuperada com a aplicação de produto apropriado para conter a corrosão e pintura com esmalte sintético. Os vidros possuíam uma película de proteção solar antiga. Agora, serão vidros de segurança, laminados conforme norma técnica.
O SISEM-SP e a ACAM Portinari promovem nos dias 13, 14 e 15 de junho (segunda, terça e quarta-feira), em São Paulo, o 8º Encontro Paulista de Museus. Neste ano, o evento terá como tema “Redes e Sistemas de Museus: Ações Colaborativas”.
A programação celebra o aniversário da instância, que há 30 anos articula as políticas públicas do Governo de São Paulo para o segmento. Todas as atividades já estão disponíveis no site oficial do Encontro. Não perca tempo, faça a sua inscrição gratuitamente!
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos