Os Museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro oferecem, durante as férias escolares, programações especiais para crianças. Nas edições dos projetos “Férias no Museu” (Brodowski e Campos do Jordão) e “Oficinas de Férias” (Tupã), os visitantes participaram de diversas atividades culturais, lúdicas e recreativas.
Em Brodowski os destaques são as brincadeiras que fizeram parte da infância de Candido Portinari e inspiraram suas obras. Nos equipamentos localizados na “Suíça brasileira”, Campos do Jordão, a arte, música e conservação ambiental norteiam as atividades que ganham interpretações teatrais e circenses. Técnicas de artesanato indígena e o contato com diferentes culturas fazem parte da programação de Tupã. Para participar das atividades, basta chegar ao equipamento cultural e se integrar, exceto para Tupã, cujas vagas já foram preenchidas.Todas as atrações são gratuitas.
Começa em 30 de janeiro (sábado) a nova edição das “Oficinas Andantes” do Museu Casa de Portinari, na Vila Cristal, em Brodowski. Nos seis primeiros meses de 2016 serão contemplados a Vila Cristal, o Parque do Sabiá, a Vila Nossa Senhora das Graças e os conjuntos habitacionais São Judas Tadeu (Cohab 3), Roberto Fabbri (CDHU) e Luiza Grandizolli Girardi.
A programação acontece aos sábados, das 10h às 15h, e oferece ações culturais e recreativas para públicos de todas as idades. Serão oficinas variadas, entre elas canto, para explorar temas da música popular brasileira, dança de roda e ritmos regionais, pintura e desenho, com a produção de trabalhos coletivos e individuais, com tinta e lápis, e brinquedos antigos e pedagógicos, que remetem às brincadeiras que estiveram presentes da vida e na obra de Portinari.
O Carnaval está chegando e o Museu Índia Vanuíre já iniciou a contagem regressiva para o “Museu Folia”. Em 3/2, a partir das 19h30, a rua em frente a instituição será palco de mais uma edição do evento. Será uma noite de folia ao som de marchinhas que marcaram os carnavais tupãenses, executadas pela Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro.
No palco, decorado com arranjos temáticos, os blocos e foliões da velha guarda serão convidados a contar um pouco sobre os ricos Carnavais do passado. Ao som da Orquestra, a comunidade terá muita diversão, na ação que será o “abre-alas” da festa em Tupã, considerada a mais tradicional da região.
Até fevereiro, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro apresentam a exposição “Repetições Criam Padrões”. Na mostra, que conta com 16 imagens captadas pelas lentes do fotógrafo Marco Cidale, o público faz um passeio pela beleza e harmonia da simetria encontrada nos cenários naturais e urbanos que nos rodeiam. As imagens não sofreram nenhum tratamento digital, preservando a autenticidade e o clima em que elas foram registradas.
Ao término da exposição, no dia 14/2, o artista ministrará um workshop sobre o tema. A visitação acontece de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita. Entretanto, o participante pode optar por contribuir com a doação de mantimentos e agasalhos, que serão encaminhados para instituições sociais parceiras.
Com objetivo de promover a cultura, o desenvolvimento e o fortalecimento museológico estadual, a ACAM Portinari e o SISEM-SP comemoram mais um importante ano de parceria. Em 2015, entre os destaques das ações realizadas em conjunto, destacam-se o curso EAD de Introdução ao Trabalho em Museus, que registrou 88 inscrições, superando as 50 vagas disponíveis.
A exposição “Sinais, Heranças e Andanças”, produzida a partir da curadoria coletiva que envolveu oito Museus, percorreu cinco cidades da região sudoeste paulista. Já o Encontro Paulista de Museus teve grande sucesso em sua 7º edição, com 1.211 inscrições.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos