Ir para o conteúdo

Edição 67 | Ano 07 | Fevereiro 2016

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Marchinhas, exposições, oficinas temáticas, animam Carnaval dos museus da ACAM

Mais uma vez, o Carnaval dos museus administrados pela ACAM Portinari agitou as cidades de Brodowski, Campos do Jordão e Tupã. Entre as atividades, mostras virtuais e físicas, oficinas temáticas, apresentações de músicas, danças, marchinhas e muito samba.

No Museu Casa de Portinari, o público pôde confeccionar máscaras e aprender passos do frevo. Também está disponível na internet a apresentação digital da série “Frevo”. Já o Museu Índia Vanuíre, realizou “Museu Folia” ao som de marchinhas que marcaram os carnavais tupãenses. O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro promoveram diversas atividades, entre elas apresentação do Grupo Sambanilson.

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Público poderá fazer parte da obra de Portinari em exposição no Museu

Até 31/3, o Museu Casa de Portinari apresenta a mostra “O Carnaval na Paleta de Portinari”. Por meio do único livro infantil ilustrado pelo artista “Maria Rosa”, escrito pela jornalista canadense Vera Kelsey,  é possível conhecer essa  singularidade do trabalho do artista, além de interagir com as imagens.

Estão à disposição do público reproduções das artes e espaços de leitura em meio aos jardins de Dona Domingas. Uma parte da montagem é composta por painéis cenográficos, em que o público pode interagir com a composição do artista, recriando novas cenas, inspiradas por paisagens, personagens, máscaras, vestimentas e elementos utilizados pelo artista em sua criação e ainda fazer o registro desses momentos através de fotos.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu Índia Vanuíre lança Cartilha Educativa

O Museu Índia Vanuíre lança em 2016 uma Cartilha Educativa direcionada aos professores e visitantes. O material foi recebido em janeiro e tem como proposta difundir o trabalho educativo desenvolvido na instituição por meio das oficinas e atividades lúdicas, culturais e reflexivas.

O conteúdo foi produzido pelo Núcleo Educativo e irá servir como complemento na realização de diferentes projetos que a equipe já desenvolve. A necessidade e experiência da instituição nos temas foram decisivas e contribuíram na construção do conteúdo que será distribuído ao longo do ano, em ações que podem envolver pais, professores e interessados pelo conteúdo e riqueza turística de Tupã.

No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro lançam projeto de acessibilidade para cegos em março

Com intuito de oferecer recursos de atendimento ao público cego, a exemplo dos demais museus administrados pela ACAM Portinari, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro estão desenvolvendo um projeto de acessibilidade, que incluirá uma maquete tátil. O principal diferencial do recurso é permitir a percepção espacial das instituições por meio do toque.

Multissensorial e interativo, a maquete apresenta com toda a riqueza de detalhes os espaços internos e externos, além de toda área verde e obras dispostas ao ar livre. O processo de criação foi baseado em uma vasta pesquisa para aproximar-se ao máximo da realidade dos prédios, revestimentos e paisagismos. A reprodução, que possui 98 x 79 cm, e altura aproximada de 20 cm, ficará exposta nos equipamentos a partir de março.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo desenvolve proposta para o Cadastro Estadual de Museus de São Paulo

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), com o apoio da ACAM Portinari, está desenvolvendo uma proposta para implantação do Cadastramento Estadual de Museus (CEM) de São Paulo. Durante 2015, foram realizadas três consultas públicas e um fórum online no site do SISEM para debater o assunto.

As propostas, depois de tabuladas, ainda irão passar por avaliações e seguir para validação do Conselho de Orientação do SISEM-SP. O conteúdo servirá de base para a confecção do glossário de termos e das ferramentas do cadastro, como questionário e manual de preenchimento. O cadastro será uma das principais ferramentas de políticas públicas da Secretaria.

Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.