A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio da ACAM Portinari e o SISEM-SP, lançaram em junho a versão impressa da publicação “Como Gerir um Museu”, produzida pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus e UNESCO. A edição apresenta uma visão geral das práticas de organização e administração de um museu.
A iniciativa tem como objetivo contribuir para a capacitação de profissionais atuantes na área museológica, além de difundir conceitos e técnicas contemporâneas de gestão dessas instituições. O conteúdo do livro tem como base a contribuição de professores especialistas em cada tema abordado. Desde 2012, a obra, em formato online, é utilizada como material de apoio em cursos de ensino a distância oferecidos pelo SISEM.
Em agosto, de 15 a 23, o Museu Casa de Portinari, promove a 40ª Semana de Portinari. O evento tem como objetivo comemorar o aniversário de 102 anos de Brodowski (22/8) e homenagear um dos principais pintores nacionais, Candido Portinari.
Entre as atividades, destaca-se a Pintura Mural, momento em que a cidade é transformada em uma galeria a céu aberto, com a realização de obras no espaço urbano. Na ocasião, a arte será desenvolvida nos muros da delegacia do município. A Semana, ainda conta com a tradicionalíssima festa de culinária italiana Piazza Della Nona, que acontece de 20 a 23/8.
“Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração”, assim chama-se a primeira mostra autonarrativa, que está em cartaz até o dia 30 de julho (quinta-feira), no Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP).
A exposição bilíngue (Kaingang e português), tem o propósito de trabalhar a tradição, o processo e as técnicas de confecção de cerâmica, por meio da oralidade, ativando as memórias afetivas e culturais, valorizando os saberes e fazeres que os indígenas mais velhos (guardiões da memória) possuem. Gratuita, a mostra pode ser vista de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Outras informações pelo telefone (14) 3491-2333.
Preocupados com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro adquiriram uma composteira doméstica para a produção de adubo com o lixo gerado nas instituições. A ideia surgiu após a oficina “Como Fazer uma Composteira Doméstica”, realizada em maio. O material será destinado aos funcionários dos equipamentos para uso residencial.
Durante a atividade, as crianças aprenderam com a educadora e bióloga Débora Morato, o passo a passo da montagem de uma composteira doméstica. A ação também abordou a importância da agricultura orgânica, da reciclagem, do processo e agentes decompositores, além de apresentar os diferentes tipos de adubos orgânicos e como utilizá-los.
Estão abertas as inscrições para o curso a distância “Introdução ao Trabalho em Museus”. Ao todo, são oferecidas 50 vagas. Voltada aos profissionais de museus paulistas, a ação é promovida pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do SISEM-SP em parceria com a ACAM Portinari. O cadastro para concorrer à vaga deve ser realizado até 22 de julho (quarta-feira), AQUI.
O conteúdo das aulas abordará o trabalho em museus buscando ser aplicável ao dia a dia das instituições. Estão, entre os assuntos, o papel das instituições museológicas, a ética profissional, conservação de acervo, acolhimento de visitantes, educação em museu e gestão. A divulgação dos selecionados acontece no dia 23 de julho (quinta-feira) e as aulas iniciam em 20 de agosto.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos