Para entreter as crianças durante as férias escolares, os museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo administradas em parceria com a ACAM Portinari, prepararam diversas atividades culturais educativas, recreativas e lúdicas, durante o período.
Até 31 de janeiro, os projetos “Férias no Museu” e “Oficinas de Férias” levarão atrações ao público infantil dos municípios de Brodowski, Tupã e Campos do Jordão. Na agenda, espetáculos teatrais, oficinas de brincadeiras antigas, pinturas, percussão, origami e kirigami, contação de história, passeio cultural, entre outras ações totalmente gratuitas. Conheça as programações completas nos sites: www.museucasadeportinari.org.br, www.museuindiavanuire.org.br, www.museufelicialeirner.org.br.
Um trabalho realizado a quatro mãos. Esta é a conclusão da análise realizada pela Comissão de Autenticidade das Obras de Candido Portinari, responsável por determinar a autoria do afresco descoberto durante o restauro do Museu Casa de Portinari, na cidade de Brodowski (SP). A Madona com Menino Jesus, como foi batizada, não pode ser considerada uma obra finalizada, mas um estudo de figuras e da aplicação dos tons pastéis. A Comissão concluiu que ela deve ser inscrita no rol das obras autênticas de Portinari, com a observação de que sua autoria é compartilhada.
As análises começaram em maio de 2014, logo após a reinauguração do Museu, que passou por um extenso e minucioso restauro promovido pelo Governo do Estado de São Paulo. Entre os responsáveis pelo laudo está João Candido Portinari, diretor-geral do Projeto Portinari e filho do artista.
O Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão, tem investido constantemente, em projetos e ações inclusivas. Um deles foi o estudo sobre a acessibilidade das rotas de visita. O acervo das instituições está exposto em meio a um grande jardim, de acordo com a vontade e a intenção da própria artista para a compreensão de seu trabalho em relação com a natureza circundante. Dessa forma, determinados caminhos possuem configuração menos acessível, pois respeitam os relevos naturais do terreno.
Para facilitar a localização, os percursos foram classificados de acordo com as possibilidades de acesso: verde – percurso de características mais planas, totalmente acessível à cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e idosos (entre outros); amarelo – percurso de nível intermediário, com subidas e descidas mais acentuadas, tornando necessário que a pessoa em cadeira de rodas ou com mobilidade reduzida esteja acompanhada; e vermelho – rota inacessível para pessoas em cadeiras de roda ou com mobilidade reduzida, por apresentar subidas e descidas íngremes e trechos com escadarias e obstáculos. Entre os próximos passos estão a implantação de uma comunicação visual desse trabalho e o subsidio à elaboração do projeto de acessibilidade, que já está em fase de produção.
O Museu Índia Vanuíre iniciou, em outubro de 2014, o registro do projeto pesca de loca, que ocorreu no Rio Iacri, em Tupã. Na ocasião, participaram da atividade os professores e alunos da Escola Estadual Indígena Índia Vanuíre. A técnica consiste na pescaria realizada apenas com as mãos, em buracos (loca) que adentram as margens dos rios. Os espaços caracterizam-se por abrigar e concentram uma quantidade maior de peixes.
Após a ação, aconteceu uma oficina de alimentação típica dos Kaingang e Krenak. Os indígenas prepararam e assaram os peixes capturados, enrolando-os em folhas de bananeiras e tutó encontrados na natureza. A gravação do vídeo foi finalizada em novembro com uma dança indígena que antecede a atividade.
A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus e da ACAM Portinari, oferece um Programa de Assessoria Técnica Museológica que consiste na elaboração de Planos Museológicos a partir de um diagnóstico geral de instituições do interior do Estado.
A ação, que acontece desde 2010, busca definir diretrizes para o trabalho técnico e administrativo nas 45 unidades, estaduais e municipais, atendidas até o momento. Em 2011, a prioridade foi para os Museus Históricos e Pedagógicos, como forma de fortalecer e instrumentalizá-los, buscando o desenvolvimento de suas atividades após a doação dos respectivos acervos às suas cidades-sede, durante os processos de municipalização.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos