Ir para o conteúdo

Edição 54 | Ano 06 | Janeiro 2015

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Museus têm programações especiais de férias para crianças

Foto dos Encontros no Museu Felícia Leirner e Museu Casa de Portinari

Para entreter as crianças durante as férias escolares, os museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo administradas em parceria com a ACAM Portinari, prepararam diversas atividades culturais educativas, recreativas e lúdicas, durante o período.

Até 31 de janeiro, os projetos “Férias no Museu” e “Oficinas de Férias” levarão atrações ao público infantil dos municípios de Brodowski, Tupã e Campos do Jordão. Na agenda, espetáculos teatrais, oficinas de brincadeiras antigas, pinturas, percussão, origami e kirigami, contação de história, passeio cultural, entre outras ações totalmente gratuitas. Conheça as programações completas nos sites: www.museucasadeportinari.org.brwww.museuindiavanuire.org.brwww.museufelicialeirner.org.br.

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Laudo revela origem do afresco inédito descoberto durante o restauro do
Museu Casa de Portinari

Foto equipe ACAM Portinari no Encontro Interestadual de Gestão Cultural

Um trabalho realizado a quatro mãos. Esta é a conclusão da análise realizada pela Comissão de Autenticidade das Obras de Candido Portinari, responsável por determinar a autoria do afresco descoberto durante o restauro do Museu Casa de Portinari, na cidade de Brodowski (SP). A Madona com Menino Jesus, como foi batizada, não pode ser considerada uma obra finalizada, mas um estudo de figuras e da aplicação dos tons pastéis. A Comissão concluiu que ela deve ser inscrita no rol das obras autênticas de Portinari, com a observação de que sua autoria é compartilhada.

As análises começaram em maio de 2014, logo após a reinauguração do Museu, que passou por um extenso e minucioso restauro promovido pelo Governo do Estado de São Paulo. Entre os responsáveis pelo laudo está João Candido Portinari, diretor-geral do Projeto Portinari e filho do artista.

No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Mais conforto e lazer para os visitantes no Museu Felícia Leirner
e Auditório Claudio Santoro

O Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão, tem investido constantemente, em projetos e ações inclusivas. Um deles foi o estudo sobre a acessibilidade das rotas de visita. O acervo das instituições está exposto em meio a um grande jardim, de acordo com a vontade e a intenção da própria artista para a compreensão de seu trabalho em relação com a natureza circundante. Dessa forma, determinados caminhos possuem configuração menos acessível, pois respeitam os relevos naturais do terreno.

Para facilitar a localização, os percursos foram classificados de acordo com as possibilidades de acesso: verde – percurso de características mais planas, totalmente acessível à cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e idosos (entre outros); amarelo – percurso de nível intermediário, com subidas e descidas mais acentuadas, tornando necessário que a pessoa em cadeira de rodas ou com mobilidade reduzida esteja acompanhada; e vermelho – rota inacessível para pessoas em cadeiras de roda ou com mobilidade reduzida, por apresentar subidas e descidas íngremes e trechos com escadarias e obstáculos. Entre os próximos passos estão a implantação de uma comunicação visual desse trabalho e o subsidio à elaboração do projeto de acessibilidade, que já está em fase de produção.

Foto do processo de dos estudos realizados
No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu registra pesca de loca realizada
por indígenas da Escola Índia Vanuíre

Montagem com o rolo de um filme e o texto: Entrega de Vídeos

O Museu Índia Vanuíre iniciou, em outubro de 2014, o registro do projeto pesca de loca, que ocorreu no Rio Iacri, em Tupã. Na ocasião, participaram da atividade os professores e alunos da Escola Estadual Indígena Índia Vanuíre. A técnica consiste na pescaria realizada apenas com as mãos, em buracos (loca) que adentram as margens dos rios. Os espaços caracterizam-se por abrigar e concentram uma quantidade maior de peixes.

Após a ação, aconteceu uma oficina de alimentação típica dos Kaingang e Krenak. Os indígenas prepararam e assaram os peixes capturados, enrolando-os em folhas de bananeiras e tutó encontrados na natureza. A gravação do vídeo foi finalizada em novembro com uma dança indígena que antecede a atividade.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

SISEM-SP e ACAM Portinari promovem assessoria técnica a museus paulistas

A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus e da ACAM Portinari, oferece um Programa de Assessoria Técnica Museológica que consiste na elaboração de Planos Museológicos a partir de um diagnóstico geral de instituições do interior do Estado.

A ação, que acontece desde 2010, busca definir diretrizes para o trabalho técnico e administrativo nas 45 unidades, estaduais e municipais, atendidas até o momento. Em 2011, a prioridade foi para os Museus Históricos e Pedagógicos, como forma de fortalecer e instrumentalizá-los, buscando o desenvolvimento de suas atividades após a doação dos respectivos acervos às suas cidades-sede, durante os processos de municipalização.

Festival de Inverno
Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.