Ir para o conteúdo

Edição 50 | Ano 05 | Junho 2014

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

As férias prometem ser animadas
nos museus da ACAM Portinari

As férias já chegaram e para auxiliar os pais na difícil tarefa de entreter os pequenos, os Museus Casa de Portinari e Índia Vanuíre estão desenvolvendo cronogramas pedagógicos recheados de atividades lúdicas e culturais, todas gratuitas e com a temática do futebol.

O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, realiza, até 13/7, das 9h às 18h, a tradicional programação “Férias no Museu”, em que o público pode se divertir com brinquedos antigos e oficinas culturais e artísticas na esplanada da instituição. Já no Índia Vanuíre, em Tupã, de 8 a 12/7, das 9h às 11h, acontecem as “Oficinas de Férias” para o público infantil, com programação diária. As inscrições começam no dia 24 de junho e devem ser efetuadas pelos pais ou responsáveis pessoalmente no museu.

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu reabre com nova exposição de
longa duração e apresenta mural inédito

Cheio de novidades, o Museu Casa de Portinari está de portas abertas, em Brodowski (SP). Entre os destaques estão as novas salas, que integram a atual exposição de longa duração “Narrativas de uma vida: um pintor, um tempo, um lugar…” e a descoberta de um mural, pintado na entrada do salão principal.

A figura revelada pelas prospecções é de uma mulher de cabelos escuros, segurando no colo um bebê de olhos muito azuis. Tudo indica que a pintura seja do próprio Portinari – no entanto, a autenticidade será atestada por entidade especializada. A visitação ao Museu acontece de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3664-4284.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Nova atividade do Museu Índia Vanuíre
é direcionada ao público cego

A partir deste mês (junho), o Museu Índia Vanuíre promoverá encontros mensais com o público cego de Tupã. “O Olhar é o Sentir Pelas Mãos” é uma ação sociocultural conjunta com o Programa Vida Iluminada (Unimed).

O projeto desenvolve a inclusão de deficientes visuais, para que eles se tornem frequentadores da instituição. A atividade também busca promover momentos de aprendizado e reflexão, sobre temas que os participantes poderão usar em seus cotidianos. A primeira edição aconteceu na última sexta-feira, dia 13.

No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Público conhecerá Felícia Leirner
em um passeio lúdico pelo museu

As esculturas da artista Felícia Leirner ganharão vida por meio das narrativas da contadora de histórias Mirela Estelles. Na programação do Museu Felícia Leirner e do Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, o público será convidado a ajudar no desenvolvimento de histórias e de brincadeiras infantis tradicionais, em meio ao circuito das esculturas.

A atividade ocorrerá no dia 21 de junho (sábado), das 15h às 16h. As 20 vagas serão preenchidas por ordem de chegada e o participante poderá optar por contribuir com a doação de agasalhos, que serão encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade de Campos do Jordão. O Museu e o Auditório ficam na Avenida Doutor Luis Arrobas Martins, nº 1.880. Outras informações pelo telefone (12) 3662-6000.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

SISEM-SP apresenta exposição inédita em Araraquara

Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Associação de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) itineram, pela primeira vez, a mostra “Imagens do Brasil”. Com a parceria da Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall (ACAMLS) e da Prefeitura de Araraquara, a exposição chega à cidade em 27 de junho e fica em cartaz até 27 de julho, na Casa de Cultura.

A montagem é composta por 35 gravuras reimpressas, feitas por Lasar Segall no período de 1924 a 1930, época em que há grande concentração de imagens do Brasil na obra do artista. Paralela à exposição, será realizada uma oficina direcionada aos educadores de museu, que abordará as temáticas presentes no trabalho do pintor. Com entrada gratuita, a visita ocorre de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos sábados, das 9h às 13h. Outras informações pelo (16) 3333-1159.

Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.