De 29/4 a 1/5, o Museu Índia Vanuíre realizará o III Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus, em Tupã (SP), com o tema “Museus e Indígenas – saberes e ética, novos paradigmas em debate”. O destaque é para a educação indígena, os ensinamentos tradicionais e a formação escolar, assim como as pesquisas, as narrativas e as (auto) representações das culturas nos museus. No evento, haverá a participação de representantes indígenas locais, de outras partes do país e da América Latina, além de pesquisadores do Brasil e da Itália.
As inscrições podem ser feitas pelo site (aqui). Na página, estarão disponíveis informações sobre a taxa de inscrição, isenção e a programação completa. A ação é organizada em conjunto com o MAE/USP e acontecerá paralelamente ao IV Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural.
Oficinas temáticas, feira de artesanato e culinária, exposições temporárias e apresentações de danças e cânticos indígenas serão algumas das programações oferecidas pelo Museu Índia Vanuíre, em parceria com a prefeitura, durante a 42ª Semana do Índio de Tupã, de 22 a 26/4. Com as atividades, o público conhecerá melhor a cultura dos Kaingang, Krenak e Terena, das terras indígenas Vanuíre (Arco-Íris) e Icatu (Braúna).
No dia 24/4, quinta-feira, começa a Feira de Artesanato e Culinária na Praça da Bandeira. Os visitantes poderão adquirir pratos típicos, peças de artesanato e acessórios indígenas. Haverá ainda apresentações de músicas e danças com grupos de crianças e adultos das duas terras indígenas.
Campos do Jordão, um dos destinos mais charmosos de São Paulo, completará 140 anos no dia 29 de abril. Para comemorar, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro prepararam uma programação especial. A atividade “Conheça a História da Cidade Brincando!” consiste em um enorme jogo de tabuleiro em que os participantes poderão se aventurar e descobrir aspectos curiosos e interessantes da história do município e das instituições culturais.
Aberta à comunidade, a ação ocorre das 13h às 17h30, em sessões seguidas. O evento é gratuito, entretanto, o visitante pode optar por contribuir com a doação de agasalhos, que serão encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade da cidade.
O Museu Casa de Portinari realiza a partir de abril o “Curso de Pintura Infantil”, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Projeto Arco-Íris. A atividade acontece no primeiro semestre de 2014 e será ministrada pelo professor e artista plástico Antonio Ailton Rufato.
O objetivo é o de oferecer às crianças um aprendizado dinâmico, trazendo-as para o universo artístico, influenciando novas descobertas e momentos de descontração. A faixa etária dos participantes é de 3 a 13 anos e eles foram selecionados pelas instituições responsáveis.
Alunos de quinze universidades públicas de todo o país já estudam com a ajuda de livros técnicos doados pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari). As publicações contribuem com a divulgação e discussão de estudos, experiências e reflexões na área museológica.
Ao todo, foram destinados 42 exemplares aos centros de ensinos, entre eles o título “Documentação e Conservação de Acervos Museológicos: Diretrizes” e quatro outros materiais da coleção Museu Aberto, publicados pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM)/Secretaria de Estado da Cultura (SEC).
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos