Ir para o conteúdo

Edição 43 | Ano 04 | Novembro 2013

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Dia da Consciência Negra será celebrado com programação especial

O dia 20 de novembro (quarta-feira) é um marco para a conscientização da contribuição dos povos negros na construção social e cultural do Brasil. Para ressaltar a influência africana nos hábitos de toda a sociedade, os museus, sob a gestão da ACAM Portinari, vão oferecer programações especiais abertas à comunidade e gratuitas, em celebração à Consciência Negra.

Para comemorar a data no Museu Casa de Portinari, em Brodowski, as monitoras visitarão escolas da cidade e abordarão a cultura afro-brasileira e as obras de Portinari com essa temática. No Museu Índia Vanuíre, em Tupã, o cronograma será composto por exposição, exibição de filmes, oficinas e apresentações musicais e de dança, desenvolvidas com a parceria da União do Movimento Negro com Todos (Umont). Em Campos do Jordão, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, oferecem o projeto “Contar e Viver o Brasil Afro”, com contação de histórias, oficinas de dança e jogos afro-brasileiros.

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

ACAM Portinari oferecerá curso focado em comunicação para suas unidades

ACAM Portinari irá promover um seminário de comunicação em sua sede e nos museus Casa de Portinari (Brodowski), Índia Vanuíre (Tupã) e Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). Os temas vão aprimorar o trabalho realizado pelas instituições e darão subsídios técnicos para a atuação das equipes em situações cotidianas e em grandes eventos.

Entre os assuntos, estão as políticas de gestão, a produção e execução do cerimonial presencial em eventos, o relacionamento com a imprensa, a redação protocolar e uma oficina de redação. Em uma segunda etapa, será oferecido aos porta-vozes um curso de media training.

Serigrafia é tema de curso oferecido pelo Museu Casa de Portinari

De outubro a dezembro, os jovens do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), de Brodowski, terão a oportunidade de participar de um curso de serigrafia, oferecido pelo Museu Casa de Portinari, às terças-feiras, em dois horários: das 10h às 11h, e das 14h às 15h.

Conhecida também como silk-screen, a serigrafia é uma técnica de pintura bastante interessante. Em seu processo de produção, a tinta é transferida de uma tela de poliéster, preparada por um procedimento de fotossensibilidade, para diversos materiais, como madeiras, tecidos e papel. As aulas são ministradas pelo artista plástico Carlos Alberto de Mello.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Ganhador do concurso cultural ‘Memórias Fotográficas de Tupã’ é decidido por voto popular

O Museu Índia Vanuíre divulgou, no último dia 25 de outubro, o nome do vencedor do concurso cultural “Memórias Fotográficas de Tupã”. Escolhida com 89 votos, a imagem, que retrata a urbanização de Tupã mesclando o passado e o presente, foi produzida pelo supervisor acadêmico Daniel Manzano Jorge. Durante a cerimônia de premiação, o autor da fotografia recebeu como prêmio um tablet.

A ação começou em setembro, com a convocação dos participantes pelo site da instituição. Foram recebidas 43 imagens e 20 passaram para a segunda fase, após serem avaliadas por um júri técnico e artístico. As fotos selecionadas ficaram expostas no museu para votação popular de 15 a 25/10. O concurso contabilizou mais de 560 votos e teve como objetivo homenagear Tupã em seu aniversário de 84 anos, além de estimular a preservação da memória local, por meio da produção fotográfica.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

SISEM-SP e ACAM Portinari promovem Seminário sobre Planos Museológicos em SP

Dias 15 e 16 outubro, a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), promoveu o Seminário sobre Planos Museológicos em sua sede, em São Paulo.

No primeiro dia, a ação reuniu 21 representantes das 37 instituições museológicas que receberam Planos Museológicos ou assessoria técnica de 2010 a 2013, e secretários e diretores de Cultura desses municípios, para avaliar o status de implantação desses marcos referenciais e coletar subsídios para aperfeiçoá-los. Já no segundo, foi realizado um debate restrito a um grupo de museólogos convidados, com caráter avaliatório. Ao todo, participaram do Seminário instituições de 21 cidades de São Paulo.

Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.