O Museu Casa de Portinari, de Brodowski, realizou, de 9 a 13 de outubro, a programação “É Gostoso Ser Criança no Museu Casa de Portinari”, em comemoração ao Dia das Crianças (12/10).
A primeira ação aconteceu de 9 a 11 outubro e foi uma intervenção lúdica e interativa que ofereceu diversão para o público de todas as idades, utilizando brincadeiras e jogos tradicionais e suas adaptações contemporâneas.
O projeto também contemplou duas apresentações teatrais: “Akatrun Circus”, no sábado (12/10), e “Sananab”, no domingo (13/10). As ações foram realizadas na esplanada do museu, gratuitamente.
Para comemorar 84 anos de Tupã, o Museu Índia Vanuíre promove, desde setembro, o concurso cultural “Memórias Fotográficas de Tupã”. Recentemente, a instituição escolheu os participantes que passaram para a segunda etapa da ação. As fotos selecionadas pelo júri técnico para concorrer ao tablet podem ser vistas no site e na exposição no museu, local onde também ocorre a votação popular.
O objetivo da ação é destacar a importância da fotografia para registrar a história e a memória de Tupã, cidade conhecida como “capital da fotografia”. O vencedor será anunciado após às 19h do dia 25 de outubro, e terá o nome divulgado na página do concurso no site do museu.
O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão (SP), receberam, no dia 11 de outubro, a Banda Regimental da Academia de Polícia Militar do Barro Branco na estreia do projeto “Orquestra no Museu”. A ação faz parte de uma nova programação implantada pela Organização Social de Cultura ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari).
A banda, criada em 7 de abril de 1857, atua em solenidades militares e junto à comunidade, prestando diversos serviços sociais e também representa a Corporação, divulgando a cultura através da música e reforçando a filosofia de Polícia Comunitária.
A partir de 24 de outubro, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), o Instituto Tomie Ohtake e a Prefeitura de Registro, promove a exposição “Centenário Tomie Ohtake – Esculturas Recentes”.
Considerada a “dama das artes plásticas brasileira”, Tomie Ohtake nasceu em Kyoto, no Japão, em 1913, e adotou o Brasil como pátria desde 1936. Suas obras já foram expostas nos principais museus brasileiros e também no exterior, em países como Japão, Estados Unidos e Inglaterra.
A mostra entra em cartaz na Associação Cultural Nipo-brasileira Bunkyo (Rua Nakatsugawa, nº 165 – Centro) e pode ser vista gratuitamente de segunda a sexta, das 8h às 12h30 e das 13h às 17h30, e aos sábado das 8h30 às 12h30.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos