Ir para o conteúdo

Edição 41 | Ano 04 | Setembro 2013

Museus celebram a primavera com programação especial

A primavera vem aí e para receber a estação o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) convida as instituições culturais a organizarem uma programação especial para a 7ª Primavera dos Museus. Como em todos os anos, os equipamentos museológicos da Secretaria de Estado da Cultura administrados em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) prepararam programações especiais. O tema para este ano é “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”.

Casa de Portinari realizará no dia 27/9, às 20h, a peça teatral “Portinari Pé de Mulato”. No Museu Índia Vanuíre, nos dia 14, 15 e 21/9, acontecem oficinas e apresentações de dança, com a parceria da Umont (União do Movimento Negro com Todos).

No Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, no dia 23/9, acontecerá o 2º Encontro de Museus – Vale do Paraíba e Litoral, em parceria do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e uma apresentação de música instrumental executada por um Duo profissional de piano e cello.

Museu Casa de Portinari realiza “Oficina de Dança Urbana Criativa”

Destinado aos participantes dos projetos sociais Creas, Arco-Íris e Projeto Amanhecer de Brodowski, até 18 de setembro de 2013, o Museu Casa de Portinari, por meio das Oficinas Culturais Candido Portinari, da Secretaria de Estado da Cultura, realiza a “Oficina de Dança Urbana Criativa”.

A atividade tem como objetivo desenvolver técnicas de educação para dança, exploração corporal, criação de discursos coreográficos e transformação do movimento em mecanismo de comunicação, através da reflexão crítica. A ação é ministrada por Alexandre Snoop, pedagogo, coreógrafo, bailarino e educador em projetos sociais de Ribeirão Preto (SP) e região.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu Índia Vanuíre sedia curso da Percebe

Nos dias 17 e 20 de setembro, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã, sedia o curso “Que público é esse?”. Com apoio do Instituto Votorantim por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado da Cultura, a atividade visa à formação de todos que atuam diretamente com o público nas exposições de museus e centros culturais, mas principalmente os educadores.

A atividade tem como proposta criar junto aos participantes um espaço de reflexão e diálogo sobre a especificidade da educação não-formal e suas práticas educativas, com ênfase na comunicação e educação em museus, e nos processos de mediação humana que ocorrem nestes espaços. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado.

No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Concerto homenageia maestro Claudio Santoro e lança série de espetáculos em Campos do Jordão (SP)

A noite fria não desanimou o grande público que compareceu ao Museu Felícia Leirner e ao Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão (SP), no último sábado (31/8), para prestigiar o lançamento da Série Claudio Santoro e o concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sob regência do maestro Vitor Hugo Toro.

O evento contou com a presença de autoridades do município e da ACAM Portinari, além de Gisèle e Alessandro Santoro, esposa e filho do maestro que dá nome ao Auditório. Um dos destaques da noite foi a participação de Alessandro Santoro ao piano para a execução do Concerto N° 3 para orquestra e piano, composto por seu pai.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

ACAM Portinari e SISEM-SP levam oficina sobre documentação museológica a Cananéia

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e a Prefeitura de Cananéia, realiza, nos dias 19 e 20 de setembro, a oficina “Princípios de Documentação Museológica”. A atividade acontece das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, na Associação Comercial do município.

Coordenada pela museóloga e documentalista Marilúcia Bottallo, a ação tem como proposta fornecer conceitos básicos de documentação museológica segundo os principais parâmetros teórico-metodológicos que norteiam tais práticas nacional e internacionalmente. O público alvo são profissionais atuantes em museus, arquivos e instituições afins, estudantes de museologia, arquivologia, biblioteconomia, colecionadores e interessados em geral.

Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.