Ir para o conteúdo

Edição 39 | Ano 04 | Julho 2013

O mês de julho é pura animação nos museus Índia Vanuíre e Casa de Portinari

Atividades Férias

Para auxiliar os pais na difícil tarefa de entreter os pequenos em julho, os museus ligados à ACAM Portinari estão desenvolvendo cronogramas culturais recheados de atividades lúdicas e gratuitas.

De 1 a 31 de julho, o Museu Casa de Portinari oferecerá brincadeiras infantis, oficinas de origami, de recorte e colagem, e de construção de peteca de palha, móbiles e pássaros, além da apresentação teatral “A História de Findomundo”. As atividades são realizadas na Praça Candido Portinari, em Brodowski.

Já em Tupã, no Museu Índia Vanuíre, de 16 a 20 de julho, acontece o projeto “Oficinas de Férias” com diversas atividades para o público de 6 a 12 anos. As ações têm como objetivo explorar a curiosidade e aprendizagem dinâmica em torno de temas da cidade e indígenas.

Curso do Museu Casa de Portinari oferece aos jovens o contato com a técnica de ‘Graffiti’

Curso de Graffiti

O grafite tem sido o tema de um curso oferecido pelo Museu Casa de Portinari, desde abril, todas as quartas-feiras, para jovens de Brodowski. O nome da técnica vem do termo italiano graffiti, que é dado às inscrições feitas em paredes desde o Império Romano. Atualmente ela é considerada uma forma de expressão artística: a street art ou arte urbana. No final da atividade, para homenagear o centenário da cidade, os alunos transformarão muros em galerias a céu aberto. O trabalho será feito durante a Semana de Portinari, em agosto de 2013.

Para o professor Wesley Alves, conhecido artisticamente pelo apelido Lelin, o curso agrega muito à vida dos alunos e ao cotidiano da cidade. “O aluno conhece a cultura, que passa a fazer parte de seu dia a dia. Se mantém focado na arte e fora dos ‘maus’ caminhos. Isso acontece, pois no curso é formado um laço de amizade entre os alunos, que os levam a uma competição saudável. Além de tudo, aprendem que é possível ganhar a vida fazendo arte”, explica Lelin.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Em agosto acontece a II Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas e II Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus

De 6 a 10 de agosto, o Museu Índia Vanuíre realiza a II Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas e II Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus. Durante cinco dias, a instituição oferecerá uma programação especial com diversas atividades culturais. O evento conta com a parceria do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP).

Desenvolvido na semana do dia 9 de agosto (Dia Internacional dos Povos Indígenas), o evento tem como proposta aproveitar o momento para ampliar as reflexões sobre as questões indígenas na atualidade. O objetivo é aproximar o cidadão de Tupã e de outros municípios do modo de vida indígena, em particular daqueles que vivem nas terras indígenas Vanuíre e Icatu, como os Kaingang, os Krenak e os Terena.

Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas
No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

‘Cores do Xingu’ entra em cartaz no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná

Cores do Xingu

“Cores do Xingu” é o tema da mostra em cartaz no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE), localizado na cidade de Paranaguá (PR). A mostra temporária é uma produção do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre de Tupã (SP), instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo administrada em parceria com a ACAM Portinari.

O objetivo da montagem é colocar o visitante em contato direto com as causas indígenas do Parque do Xingu, reserva situada no norte do Mato Grosso que totaliza uma população de aproximadamente 5.500 índios de 14 etnias diferentes. Por meio das imagens, feitas pela fotógrafa Barbara Avelino, o público poderá conhecer e viajar pelo Xingu. Para ficar ainda mais próxima da realidade, a exposição é complementada com trilha sonora representando sons da floresta.

Tag MFL

Festival de Inverno é destaque
em Campos do Jordão

De 29 de junho a 28 de julho, a charmosa e aconchegante cidade de Campos do Jordão sedia o 44º Festival de Inverno. Um dos palcos principais do evento é o Auditório Claudio Santoro e Museu Felícia Leirner. A programação, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Fundação Osesp, destaca não só a difusão da música erudita, mas também o aperfeiçoamento técnico de músicos, com a intensificação do programa pedagógico, e tem dado atenção especial para as formações camerísticas e orquestral.

Considerado o maior festival de música clássica da América Latina, o evento contará com 64 concertos. A programação completa está disponível no site oficial do evento, além de informações sobre a venda de ingressos.

Festival de Inverno
Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

ACAM Portinari e SISEM-SP levam exposição “Marcos da Televisão Brasileira” a Descalvado

Curso a Distância Museus

Neste semestre, a Secretaria de Estado da Cultura inicia uma nova etapa na capacitação para profissionais da área de museus. Realizado por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), o curso livre a distância utiliza a plataforma virtual de uma das dez melhores universidades do Estado São Paulo na avaliação do MEC, a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).

Baseado no manual prático de como gerir museus do ICOM (Conselho Internacional de Museus) e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o curso “Introdução ao Trabalho em Museus” tem o objetivo de auxiliar e qualificar os profissionais e dirigentes de instituições museológicas nas diversas frentes de trabalho desenvolvidas nos museus, visando ampliar os diálogos, o uso de termos comuns e a atuação colaborativa.

Os interessados devem acompanhar pelo site do SISEM-SP o lançamento do período e da forma de inscrição para o curso.

Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.