Ir para o conteúdo

Edição 38 | Ano 04 | Junho 2013

ACAM Portinari realiza seminário para alinhamento da gestão no
Museu Felícia Leirner

Museu Felícia Leirner

No dia 4 de junho (terça-feira), a equipe da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) promoveu um seminário para alinhamento do trabalho no Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão. O encontro buscou a integração do público interno do equipamento com o plano de gestão da Organização Social de Cultura de Brodowski.

Durante a ação, os diretores da ACAM Portinari, Angelica Fabbri e Luiz Antonio Bergamo, transmitiram aos novos integrantes da equipe um pouco da filosofia, missão e valores que devem ser aplicados na rotina diária.

Museu Casa de Portinari promove plantio de 51 mudas de árvores em Brodowski

Plantio

Na manhã da quarta-feira (5/6) o Museu Casa de Portinari, em parceria com a Associação Ecológica Vida Verde e a Prefeitura de Brodowski (SP), promoveu o plantio de 51 mudas de árvores. O objetivo da ação foi celebrar a Semana Nacional do Meio Ambiente, comemorada de 3 a 7 de junho. As mudas de jatobá, paineira, abacateiro, pitanga e cajá-manga, entre outras espécies árvores nativas, foram plantadas em um terreno na Rua Elias Barquete, em Brodowski.

A atividade, realizada anualmente pela instituição, procura minimizar a emissão de gases de efeito estufa emitidos pelo público geral e visitantes no ano passado (2012). A iniciativa utiliza os princípios e os procedimentos propostos pelo Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), produzido pelo World Resources Institute (WRI).

Museu Casa de Portinari promove plantio de 51 mudas de árvores em Brodowski

Depois de passar por São Paulo e Santos, o curso Que público é esse? chega a Brodowski e acontecerá de 2 a 5 de julho. O objetivo da ação é criar junto aos participantes um espaço de reflexão e diálogo sobre a especificidade da educação não-formal e suas práticas educativas, com ênfase na comunicação e educação em museus e nos processos de mediação humana que ocorrem nestes espaços.

Com apoio do Instituto Votorantim por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado da Cultura, o curso será realizado na cidade com a parceria com o Museu Casa de Portinari e visa à formação de todos que atuam diretamente com os públicos nas exposições de museus e centros culturais, principalmente os educadores. Os temas trabalhados envolvem ações educativas em museus e centros culturais, diferentes, dimensão comunicativa desses espaços, aprendizagem, visitas educativas e a ação do educador.

Que Público é Esse?

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Curso sobre educação em museus e centros culturais será ministrado em julho em Brodowski (SP)

Exposição

Em junho, uma nova exposição temporária sobre arte Kaingang chega ao Museu Índia Vanuíre, em Tupã. A mostra “Arte, Cultura Material e Imaterial Kanhgág” apresenta os artefatos confeccionados pelos índios Kaingang das terras indígenas de Nonoai e de Iraí, no Rio Grande do Sul. Aberta à comunidade e com entrada gratuita, a visitação acontece das 9h às 17h.

Com cerca de 100 peças (cestarias, adornos) e, através de fotografias as representações contemporâneas do Povo Kanhgág, sobre sua cultura material (artefatos) e imaterial (grafismo/pintura corporal), a montagem busca identificar e revitalizar a estética da “arte Kanhgág” e mais que isso, registrar em vídeo e fotografias o cotidiano na aldeia e as manifestações étnico cultural e eventos importantes na vida do Povo Kanhgág, como o casamento e as celebrações do dia 19 de abril (Dia do Índio).

Tag MFL

Museu Felícia Leirner é atração
imperdível em Campos de Jordão (SP)

Um imenso jardim de esculturas em meio à típica paisagem exuberante da Serra da Mantiqueira. É nesse cenário que o Museu Felícia Leirner, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, tornou-se uma atração imperdível para quem visita a aconchegante e charmosa Campos do Jordão (SP).

A área de aproximadamente 35 mil metros quadrados onde estão localizados o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, é um importante remanescente de Mata Atlântica. Estudo realizado, em 2011, pelo Centro de Monitoramento da Serra do Itapety (Cemasi), ligado a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), à pedido da ACAM Portinari, constatou que o local apresenta uma rica diversidade biológica, que inclui espécies de animais ameaçados de extinção, porém, com a necessidade de atividades de preservação e manejo. Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Osesp.

Museu Felícia Leirner
Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

Programação do Encontro Paulista de Museus
reúne palestrantes nacionais e internacionais

Encontro Paulista de Museus

De 19 a 21 de junho, a Secretaria de Estado da Cultura realiza a 5ª edição do Encontro Paulista de Museus, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Considerado um dos maiores eventos estaduais da área museológica, o Encontro incluirá apresentações de nomes de peso da museologia nacional e internacional. Na abertura, o secretário de Cultura, Marcelo Mattos Araujo, abordará a consolidação da Política Estadual de Museus.

Entre os destaques está Janet Vitmayer, diretora do Horniman Museum and Gardens e do Arts Council England, de Londres. A programação completa do 5º Encontro Paulista de Museus está disponível na página do evento na internet. Acompanhe também outras informações nas redes sociais Facebook e Twitter.

Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.