Um cuidadoso trabalho de restauro em Brodowski (SP) vai garantir a preservação da casa em que viveu o pintor Candido Portinari, sede do Museu Casa de Portinari. O primeiro passo deste trabalho começou em dezembro e consiste na injeção de calda de cimento para consolidação do solo e estabilização das fundações da frágil residência, construída há mais de 100 anos.
O objetivo é garantir a preservação dos afrescos e têmperas pintados por Portinari nas paredes do imóvel. A obra é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, proprietário do Museu, que está investindo cerca de R$ 2 milhões neste trabalho. O serviço deverá durar pelo menos 15 meses. Enquanto isso, o museu continua realizando atividades educativas em espaços alternativos da cidade.
De 23 a 28 de abril, o público de Tupã e região terá a oportunidade de participar de atividades que promovem e divulgam a cultura e os costumes indígenas. Realizada pelo Museu Índia Vanuíre, em parceria com a prefeitura, a 41ª Semana do Índio de Tupã contará com várias atrações culturais.
A programação terá exposições, oficinas de confecção de artesanatos e adornos corporais, de língua e simbologia dos grafismos Kaingang e Krenak, além de diversas brincadeiras praticadas pelos indígenas. Apresentações de dança e músicas do Projeto KainKre da Terra Indígena Vanuíre também fazem parte do evento. E para fechar, de 26 a 28/4, acontece uma Feira de Artesanato e Culinária Indígena na Praça da Bandeira.
Neste mês, o “Curso Infantil de Pintura” retornou à grade de programação do Museu Casa de Portinari, em Brodowski, com novidades. Em 2013, o projeto terá a parceria do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do projeto Arco-Íris. A ação buscará estimular o interesse das novas gerações pelas artes plásticas, além de descobrir novos talentos locais.
As aulas começaram no dia 2 de abril (terça-feira), com a coordenação do professor Antônio Ailton Ruffato. A atividade tem adesão gratuita e acontece na sede do Cras e Projeto Arco-Íris. Os participantes foram selecionados pelos projetos assistenciais de acordo com a faixa etária, disponibilidade de horário e interesse.
A partir desta semana, o Museu Índia Vanuire sediará a exposição “Primeiros Contatos – Atrações e Pacificações do SPI”. A mostra, que tem curadoria do jornalista e fotógrafo Milton Guran, apresenta 36 fotos do início do século 20, que retratam o projeto de atração realizado entre 1910 e 1967 pelos sertanistas do SPI (Serviço de Proteção ao Índio).
As imagens selecionadas integram uma coleção de 20 mil fotografias, em que Darcy Ribeiro transmitiu sua visão de antropólogo, educador, romancista, político, e do homem que se dedicou a pensar sobre o Brasil. O material foi incluído no Programa Memória do Mundo da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 2008, e faz parte do acervo do Museu do Índio, no Rio de Janeiro.
A ACAM Portinari e o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, apresentaram no início de março, o Plano de Comunicação Institucional aos representantes de museus e dos municípios da Baixada Santista. A reunião de entrega do projeto aconteceu na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e contou com a presença do secretário Marcelo Mattos Araujo.
O programa foi desenvolvido com a participação de 19 instituições museológicas da Baixada Santista. Entre elas, sete receberam diagnósticos e diretrizes específicas para a sua comunicação institucional: o Museu da Cidade – Galeria Nilton Zanotti (Praia Grande), a Casa Martim Afonso (São Vicente), a Pinacoteca Benedicto Calixto, o Memorial das Conquistas, o Museu do Mar e Marítimo, o Museu do Porto e o Museu da Pesca, os cinco últimos de Santos.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos