No último dia 22 de janeiro, o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, visitou as obras de restauro do Museu Casa de Portinari, em Brodowski, fechado preventivamente para reforma e restauro desde junho de 2012.
No local, juntamente com a equipe do museu, ACAM Portinari, arquitetos e engenheiros da Assessoria de Obras da Secretaria de Estado da Cultura, Araujo conferiu de perto as intervenções que vêm sendo realizadas para a preservação da estrutura do imóvel e conservação das obras pintadas por Candido Portinari nas paredes da casa onde morou durante sua infância e juventude.
A reforma, incluirá ações na estrutura e fundações, redes hidráulica, elétrica e de telefonia, entre outros aspectos. A expectativa inicial é de que o investimento seja de R$ 1,4 milhão.
No dia 1º de março (sexta-feira), das 10h às 16h, o Museu Índia Vanuíre receberá o Terena Ranufo de Camilo para o projeto “Índio no Museu”. Durante a ação, o convidado abordará os costumes do grupo na Terra Indígena Icatu, localizada em Braúna (SP), além de discorrer sobre a importância da preservação de sua cultura.
Realizada mensalmente, a programação do museu ressalta o esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país para manter seus hábitos, tradições e costumes vivos e transmiti-los para as novas gerações. Com a atividade, a instituição busca estabelecer um canal de diálogo entre os povos indígenas e a comunidade de Tupã e visitantes do museu.
Logo no início do ano, duas datas importantes marcam a história do Museu Casa de Portinari. Em 6 fevereiro de 1962, o Brasil se despedia de um grande gênio das artes plásticas mundial, o pintor Candido Portinari. Para homenageá-lo, oito anos depois de sua morte, em 14 de março de 1970, o Governo do Estado de São Paulo, em esforços conjuntos com a família do artista, inaugurou o Museu Casa de Portinari, em Brodowski.
Instalado na casa onde o pintor viveu sua infância e juventude, e retornou durante toda a sua trajetória para temporadas, a instituição abriga as primeiras experiências do artista no gênero de pinturas murais, realizados nas técnicas tempera e afresco utilizando como suporte as paredes do imóvel, além de objetos pessoais, documentos e outros fragmentos de sua vida.
Portinari, nascido em 1903 em uma fazenda de café em Brodowski, manifestava desde criança aptidão artística. Ao longo de sua carreira, Portinari realizou pelo menos 5 mil obras, entre afrescos, pinturas em óleo e desenhos.
Para festejar o Carnaval 2013, o Museu Índia Vanuíre promove a mostra temporária digital “Carnaval de Tupã”, durante o projeto “Museu Folia”. Com a proposta de relembrar os antigos carnavais da cidade, a atração apresenta uma série de fotografias do acervo do museu sobre o evento que, com o passar dos anos, tornou-se um dos principais e mais tradicionais da região oeste do Estado de São Paulo.
Para celebrar a abertura da mostra, no dia 6 de fevereiro, a folia ganhou as ruas de Tupã com as apresentações da Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro e do grupo de teatro Fênix.
Em cartaz até 28 de fevereiro, “Carnaval de Tupã” pode ser vista de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas, com entrada gratuita.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos