Ir para o conteúdo

Edição 31 | Ano 03 | Novembro 2012

Museu realiza evento para rememorar os 100 anos da “pacificação” Kaingang no oeste de São Paulo

Fachada Museu Casa de Portinari

Para encerrar a programação em rememoração aos 100 anos da “pacificação” dos Kaingang no oeste do Estado de São Paulo, o Museu Índia Vanuíre realiza palestras, debates e visita à exposição, nos dias 27 e 28 de novembro. A ação tem como objetivo promover intercâmbio de conhecimento entre os participantes e ampliar as reflexões sobre questões indígenas da região.

No encontro serão apresentados e discutidos temas como as memórias e as narrativas Kaingang, o Museu Índia Vanuíre, os 100 anos da “pacificação” e o Serviço de Proteção ao Índio (SPI). A arqueologia, etnologia e a problemática indígena no oeste de São Paulo também serão abordadas no evento e terão como ponto de partida o potencial e as possibilidades de musealização, educação e de articulações. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 26/11, na página da instituição. O número de participantes é limitado a 50.

Museu Casa de Portinari realiza programação especial em homenagem à Consciência Negra

Programação extramuros

Museu Casa de Portinari, para celebrar o Dia da Consciência Negra (20/11), realiza, de 19 a 27 de novembro, oficinas e atividades lúdicas e didáticas. O intuito da programação é abordar a importância e a influência do povo negro na formação da sociedade e cultura brasileira. Entre as atividades estão contação de histórias sobre o Zumbi dos Palmares e oficinas de pandeiro com materiais reciclados com o artista plástico Ézio Marcola, em escolas da cidade. Durante o período, a artesã Rita de Cássia ensinará o público da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brodowski a confeccionar bonequinhas batizadas como “Meninas Bonitas do Laço de Fita”, inspiradas pela obra homônima de Ana Maria Machado.

Fim de ano é marcado por programação sobre a
memória de Tupã

Museu Índia Vanuíre tem como missão preservar a memória e estimular a curiosidade do público sobre a história da formação da cidade. Nos meses de novembro e dezembro, o museu realizará alguns projetos com esta função, entre eles o “História Oral” e “Memórias das Escolas de Tupã: os Patronos”. A primeira ação conta com entrevistas produzidas por alunos da escola estadual Índia Vanuíre, com público, em especial da terceira idade. Por meio de gravadores, filmadoras ou máquinas fotográficas, os participantes irão registrar os fatos históricos e histórias cotidianas dessas pessoas e exibirão no auditório do museu, em dezembro. A outra, que já vinha sendo desenvolvida ao longo dos últimos meses, chega ao fim nos dias 20, 23 e 26/11, quando acontece a exposição dos materiais coletados pelos estudantes das escolas João Geraldo Iori, Odinir Magnani e Mário Covas, sobre os patronos das instituições em que estudam.

Curso de Capacitação para Museus

Museus Índia Vanuíre e Casa de Portinari participaram da Virada Acessível

Programação Especial

Apresentações de teatro, música e palhaços fizeram parte da programação do Museu Casa de Portinari no mês de novembro, em diferentes espaços de Brodowski. Uma delas foi a peça “Candim”, da Companhia da Casa Amarela, que aborda a vida de Portinari a partir de suas recordações de infância. O coral Madrigal Revivis, da Universidade de São Paulo (USP – Ribeirão Preto), emocionou a população de Brodowski na Capela Santo Antonio, no último dia 10/11. Já no feriado da República (15/11), o grupo Zibaldoni apresentou o “Gran Circo Internazionale e a Saga dos Heróis Desconhecidos”, sobre os palhaços Bisgoio e Napolino, que sonham ser grandes artistas. Os espetáculos aconteceram na Sociedade Recreativa, na Capela Santo Antonio e na esplanada do museu, respectivamente.

Museu Índia Vanuíre recebe exposição do MAE-USP

O Museu Índia Vanuíre apresenta durante o mês de novembro “A Exposição Fotográfica Itinerante Objetos e Lembranças”, realizada pelo Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo (MAE/USP). O objetivo da mostra – que apresenta as memórias do bairro São Remo, em São Paulo – é possibilitar novas dimensões de leitura e interpretação sobre objetos expostos, compartilhando a vivência da comunidade com os demais públicos, ressaltando a importância do acervo no processo de construção de memória. A programação está disponível para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (14) 3491-2333 ou site www.museuindiavanuire.org.br.

Exposição Itinerante do Museu Índia Vanuíre
Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.