Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, as instituições geridas pela ACAM Portinari, participam da 19ª Semana Nacional de Museus, de 17 a 23 de maio.
No dia 19, às 20h, o Museu Casa de Portinari realiza a live “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”, com o diretor do SISEM- SP Davidson Kaseker.
Já o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, nos dias 17, 19, 20 e 21, apresentam atividades sobre as perspectivas em relação ao futuro dos museus e como os espaços culturais podem se tornar locais de troca de experiências. No dia 22, às 10h, a Consultora e Empreendedora Cultural Marina Falsetti, participa de um bate papo a fim de promover diálogos e reflexões sobre dados obtidos em pesquisas da área. E, no dia 23, tem apresentação musical com o DJ Maszo.
E o Museu Índia Vanuíre abre a agenda com o lançamento da Exposição Virtual “Ató Jagí Burum Krenak – Saberes do Povo Krenak” no dia 17. Além disso, de 17 a 23, exibe depoimentos de visitante e de indígenas sobre a relação dos museus e a convivência com a sociedade e também apresenta o trabalho desenvolvido por cada setor do museu.
O Museu Casa de Portinari possui um programa de manutenção e conservação preventiva dos acervos, que visa manter as coleções do museu; as ações, estabelecidas no Plano de Gerenciamento das Coleções, contempla a conservação e a documentação dos objetos que compõem a coleção e dos ambientes da edificação.
Visa manter a integridade física da coletânea, monitorando e controlando fatores de degradação, a fim de prevenir, estacionar, retardar e evitar a deterioração e a necessidade de restauração.
Recentemente, o Museu adquiriu novas unidades de desumidificadores que auxiliam e garantem o gerenciamento da umidade, com o intuito de fiscalizar os índices de temperatura de diferentes salas expositivas.
Com a ampliação dos equipamentos, é possível gerir de maneira eficiente os cenários climáticos (chuvas e altas umidades) protegendo principalmente os desenhos originais do artista feitos em papéis de fina gramatura e que apresentam alta sensibilidade a fatores como luz, temperatura e umidade.
Saiba mais, leia o boletim de acervo na íntegra.
Em 17 de maio o Museu Índia Vanuíre inicia a exposição virtual autonarrativa “Ató Jagí Burum Krenak – Saberes do Povo Krenak”, que visa abordar temas como a revitalização cultural e os costumes dos povos indígenas. A programação vai até 31 de maio.
A mostra conta com um acervo de peças confeccionadas pelos indígenas, como adornos corporais, vestimentas tradicionais, armamentos e trançados, exibidos ao público por meio de galeria de fotos e vídeos.
Além disso, tem como objetivo apresentar a cultura do povo Krenak, desde a saída de Minas Gerais, até a chegada ao Estado de São Paulo, onde se estabeleceram na Terra Indígena Vanuíre. Depoimentos dos curadores da exposição também estão na pauta.
Para ter acesso a todo conteúdo, basta acessar o site oficial da instituição e ficar por dentro de toda novidade.
Sempre buscando por melhorias nos espaços culturais, no último mês, através do Plano de Conservação e Manutenção Predial, destacaram-se diversas ações, realizadas pelo Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro. As atividades têm o propósito de preservar a integridade física dos acervos e garantir a segurança, a acessibilidade, o conforto e o bem-estar dos visitantes e colaboradores dos equipamentos.
Foram instalados corrimãos no auditório, houve a aplicação de antichamas nas cortinas e carpetes como ação preventiva, e foi reconstruído o muro ao lado da portaria, danificado devido à queda de uma árvore durante uma forte chuva.
Além dessas ações, as instituições seguem com um cronograma de manutenção e conservação dos espaços com ações periódicas e preventivas, sempre respeitando os protocolos exigidos, inclusive durante o período de pandemia.
Estão abertas as inscrições para a edição virtual do Encontro Paulista de Museus Itinerante (EPMi) Oeste. A programação contempla painéis sobre os eixos econômico, cultural, social e ambiental de sustentabilidade em museus no dia 25 e oficinas em 26 de maio.
Os painéis serão transmitidos via canal do SISEM-SP no Youtube. Para participar de uma das três oficinas do segundo dia do evento, a inscrição pode ser feita pela Plataforma ADA, basta clicar aqui.
As oficinas são destinadas aos profissionais e instituições da macrorregião atendida pelo EPMi Oeste. Como serão realizadas de forma simultânea, é importante que os participantes inscrevam-se em apenas uma oficina, pois caso haja a inscrição em mais de uma, a produção do EPMi Oeste aceitará a inscrição para uma única atividade, podendo esta ser ou não a oficina de preferência do inscrito. O link de acesso à oficina será enviado para o endereço de e-mail cadastrado na Plataforma ADA. O prazo de inscrição termina às 17h de 21 de maio.