A campanha Sonhar o Mundo é uma iniciativa que articula e mobiliza os museus paulistas para as questões relacionadas aos Direitos Humanos e os museus geridos pela ACAM Portinari participaram, mais uma vez, da iniciativa.
No Museu Casa de Portinari, em 10 de dezembro, foi realizada uma live com Virna Mac Cord Catão, coordenadora e pedagoga na Casa de Acolhimento Valter Antonio Bessa, em Brodowski (SP), com a temática Direitos Humanos.
Em 3 de dezembro, o Museu Casa de Portinari lançou o audiolivro “Poemas de Portinari” em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (ADEVIRP). Inédita, a obra reúne textos e obras de Candido Portinari narrados para o público cego ou com baixa visão e está disponível pelo site.
Constantemente, o equipamento cultural busca soluções que contribuam para eliminar as barreiras e proporcionar uma experiência prazerosa e enriquecedora às pessoas com deficiência que visitam o espaço. No local, há disponível maquetes sensoriais, recursos de audiodescrição, acessos adaptados, vagas de estacionamento identificadas, cadeiras de rodas, andador e bengala, textos informativos em tinta e em braile, réplicas táteis de obras e muitas outras ferramentas, incluindo o site e as redes sociais. Para acessar o audiolivro, clique no botão abaixo.
Para reafirmar a importância das redes digitais, o Museu Índia Vanuíre tem um novo site. Com layout mais moderno, ágil e dinâmico, o portal disponibiliza ferramentas inéditas de acesso e acessibilidade e, ainda, o lançamento de uma exposição virtual.
O público já pode conferir as novidades, como a reformulação do tour virtual, que ganhou um software mais ágil para o passeio sem sair de casa. Além disso, a mostra “Ancestralidade, Cultura e Tradições, em tempos de pandemia” exibe fotos e vídeos produzidos pelos povos indígenas do Oeste do Estado de S. Paulo.
Desde novembro, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro integram a ação do Circuito de Árvores de Natal de Campos do Jordão (SP). O projeto reúne várias instituições e empresários, que instalaram e decoraram, na Praça Pinho Bravo, na Vila Capivari, 175 árvores de Natal.
Os equipamentos montaram duas árvores, uma para cada instituição cultural. A que representa o Museu Felícia Leirner é inspirada nas esculturas da artista, já do Auditório Claudio Santoro traz motivos musicais, como instrumentos e cifras. Além disso, ambos os pinheiros foram decorados com bolas em acrílico que exibem fotos de atividades realizadas nos espaços e uma placa com QR Code para que o público possa acessar o site. As árvores permanecerão no local até 3 de janeiro.
A primeira edição virtual do Encontro Paulista de Museus (EPM2020) foi um sucesso de público e gerou um expressivo crescimento de visualizações de conteúdo nos canais virtuais do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, que realizou o evento em parceria com a organização social de cultura ACAM Portinari.
Durante os dias 23 e 27 de novembro, a programação do EPM2020 teve sua exibição concentrada no canal do SISEM-SP no Youtube, que ultrapassou a marca de mil inscritos ao ganhar 213 seguidores em um único mês, totalizando 1.176 inscrições. Do Encontro, foram 1.386 horas de conteúdo exibido, com apresentações ao vivo, que resultaram em onze vídeos e 4.189 visualizações. No total, o canal fechou o mês com 6.500 visualizações de conteúdo, o melhor resultado neste ano.
Até 10 de janeiro, quem assistiu a programação do EPM2020 poderá responder a pesquisa qualitativa de avaliação do evento. As impressões contribuirão para o aprimoramento das iniciativas e ações futuras do SISEM-SP.