A última semana de julho reservou novidades para as redes sociais dos museus geridos pela ACAM Portinari – Casa de Portinari, Índia Vanuíre, Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro: a estreia na plataforma de vídeos TikTok.
O ingresso nessa rede social integrou a parceria inédita entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o aplicativo TikTok na campanha #MuseuSemFronteiras. Durante uma semana, 12 instituições brasileiras foram convidadas a realizar lives dedicadas à plataforma.
No Museu Casa de Portinari,os educadores apresentaram a ação “Uma Noite no Museu” que mostrou detalhes do local que são percebidos somente com o olhar noturno. Já no Museu Índia Vanuíre, os bastidores do equipamento foram desvendados, bem como algumas curiosidades dos povos indígenas expostas.
O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro levou o público a descobrir como acontecem as visitas pelos espaços e, durante o passeio, os funcionários explicaram como mantêm esses locais vivos, além de mostrar as áreas comuns e restritas.
As lives foram sucesso de visualizações, e os equipamentos postam, também, vídeos e brincadeiras com os ambientes e suas temáticas. Para acompanhar, basta seguir os perfis:
Entre 15 e 22 de agosto, o Museu Casa de Portinari, em parceria com a Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Brodowski, promove a edição virtual da Semana de Portinari. Neste ano, o evento será celebrado pelas redes sociais e site com muitas ações tradicionais e novidades que chegam para aproximar o público das diversas atividades de expressões artísticas e culturais que serão realizadas durante o período.
Os lançamentos incluem lives musicais e culturais; álbum virtual Juntando Memórias: Semanas de Portinari que convida o público a resgatar fotos das edições anteriores; concurso “Criação da Medalha Portinari”, realizado em parceria com a Câmara Municipal de Brodowski; jogo novo no site: Caça ao Tesouro Virtual; depoimentos de personalidades do meio cultural sobre a importância do Museu em comemoração ao Dia do Patrimônio Histórico; lançamento da playlist e podcasts do equipamento no Spotify e muito mais!
Os eventos tradicionais também ganharam versões on-line. Por exemplo, a “Coletiva de Artes Plásticas” que terá vídeos para expor as obras dos artistas convidados, e a Pintura Mural que, momentaneamente, está somente recebendo os projetos, a execução dos murais será realizada quando for possível promover atividades presenciais.
Fique ligado e não perca a programação! Siga as redes sociais do Museu Casa de Portinari e participe sem sair de casa!
O Museu Índia Vanuíre começou agosto com uma agenda recheada para todo o período. Para celebrar a cultura com atividades educativas, o equipamento promoveu a Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas.
Dentre as ações da agenda estiveram: exibição do episódio Uma outra História, da série Índios no Brasil, para expor a perspectiva indígena sobre a história do país, apresentação virtual dos museus indígenas regionais como o Worikg, que é liderado por três mulheres Kaingang que carregam o legado e os costumes de seus ancestrais, e o Akãm Orãm Krenak para o público conhecer mais sobre a riqueza cultural desse povo.
Oficinas também fizeram parte da programação como uma para aprender a confeccionar um apito indígena; outras para preparar um chá de amendoim; e descobrir mais sobre a dança e o cântico Kaingang; além de contações de histórias sobre a cultura indígena. Para conferir todas as atividades da Semana Tupã acesse as redes sociais Facebook, Twitter e Instagram: @museuindiavanuire.
Em 4 de agosto, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro participaram de uma live na plataforma #CulturaEmCasa representados por quatro profissionais dos equipamentos: Marina Falsetti, gerente; Juliana Faria, estagiária de comunicação, Clara Cardoso, educadora; e Ana Paula Fernandes, assistente de programação. O tema debatido foi “Copo ½ cheio ou copo ½ vazio? O ‘esvaziamento’ trazido pela pandemia como espaço para a criação do novo”.
Para atender ao convite da iniciativa cultural, a ideia foi reunir membros de várias áreas para expor uma perspectiva panorâmica da reconfiguração do trabalho durante o período de isolamento e compartilhar o processo de amadurecimento pessoal e coletivo que as equipes estão vivenciando.
Em, aproximadamente, 80 minutos, as colegas apresentaram o tema e debateram com o público percepções sobre os últimos meses, como o crescente chamado à participação mais ativa dos Museus em questões sociais, provocando um deslocamento da compreensão sobre instituições museais; o desafio da fidelização do novo público virtual, ainda pouco conhecido, e o de evitar o afastamento de públicos já conquistados; e muitos outros tópicos. No total, o bate-papo teve 595 visualizações e foi transmitido pelo Instagram, Youtube e Facebook. Quem quiser conferir, a gravação da live está disponível pelos links:
Já começou o cadastramento de chapas para as eleições das 24 Representações Regionais (RR) do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. Os candidatos interessados em concorrer à RR de sua região deverão cadastrar previamente suas chapas até as 18h do dia 31 de agosto.
A votação on-line para a eleição de 35 Representantes Regionais (RR) titulares e 35 RR suplentes para o biênio 2020-2022 será realizada de 21 de setembro a 02 de outubro. O número de representantes eleitos será de acordo com a proporcionalidade de museus por região. O processo eleitoral obedece ao Regimento disponível no link, assim como o Edital de chamamento, cronograma e os modelos das cartas de anuência institucional. O cadastramento de eleitores pode ser feito até as 18h de 11 de setembro.