Ir para o conteúdo

Edição 113 | Ano 10 | Janeiro 2020

logo acam portinari 10 anos

Museus abrem agenda de férias

#PraCegoVer - Descrição da imagem para cegos: a imagem mostra três fotos, cada uma revelando uma atividades diferente que aconteceu nos museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro. A primeira é de um grupo brincando numa praça, a segunda de crianças fantasiadas em cima de um palco e a última apresenta meninos e meninas brincando com fantoches.

A programação de férias já está garantida nos museus geridos pela ACAM Portinari. Até 31 de janeiro, os equipamentos Museu Casa de PortinariMuseu Índia Vanuíre e Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro promovem uma agenda especial para o público.

De terça a domingo, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari oferece brinquedos e brincadeiras diversas, além de oficinas especiais, como pintura, colagem, queimada, entre outros. Em Tupã, a diversão está garantida com contação de histórias, cine museu e atividades com massinha de modelar, arte em mosaico e de artesanato indígena.

Já o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro convidam os visitantes para integrar ações de visita ambiental, caça ao tesouro ambiental e descoberta sobre as curiosidades do Auditório, além de jogos e oficinas especiais: Confecção de Instrumentos Musicais; Biocosméticos; e Aromaterapia.

Para conferir a programação completa dos Museus basta acessar os sites pelos links abaixo:

Promoção de férias na loja do Museu Casa de Portinari

#PraCegoVer - Descrição da imagem para cegos: a imagem mostra a fachada do Museu Casa de Portinari com uma placa na frente. Nela está escrito: “Promoção de Férias, toda loja com 20% de desconto”.

A loja do Museu Casa de Portinari facilita o acesso à linha de produtos criada para oferecer lembranças da casa, do trabalho e da terra de Candido Portinari. Durante todo o mês de janeiro, o espaço, físico e virtual, está com 20% de desconto em todos os produtos, exceto livraria.

As peças incluem artesanatos produzidos por artesãos de Brodowski e região, artigos de papelaria, decoração, vestuário e utilitários. São itens exclusivos, feitos especialmente para a loja e pensados para atender diversas ocasiões e relacionadas à temática do museu e que representam o trabalho criativo local.

A loja física fica anexa ao Museu Casa de Portinari e também pode ser acessada clicando aqui.

Museu Índia Vanuíre inicia o ano com público recorde

Em 2 de janeiro, o Museu Índia Vanuíre recebeu um público recorde em seu espaço expositivo. Foram mais de 170 pessoas que visitaram espontaneamente o acervo e puderam conferir as coleções e as exposições temporárias e de longa duração, que contam com 352 peças relacionadas aos indígenas locais e nacionais e à história de Tupã.

O público abrangeu doze estados, dentre eles Pernambuco, Rondônia, Tocantins, Paraná e Minas Gerais e, ainda, 28 cidades do estado de São Paulo, como a capital, São Bernardo do Campo, São José dos Campos e Araraquara.

O equipamento cultural recebe, em média, entre 50 e 80 visitantes por dia, em janeiro. Nesta data, o recorde atingiu também o período noturno, que recepcionou 69 pessoas. Às quintas-feiras, o Museu tem horário de funcionamento estendido até às 20h. Quem quiser visitar o local, o espaço está localizado na Rua Coroados, 521, em Tupã (SP). Ou fazer uma visita virtual pelo site.

#PraCegoVer - Descrição da imagem para cegos: a foto mostra um grupo de pessoas numa das salas do Museu. Elas observam uma obra que está instalada no chão.

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro fecham 2019 com diversas obras de melhorias e iniciam 2020 com adequações de acessibilidade

#PraCegoVer - Descrição da imagem para cegos: a primeira imagem mostra um local aberto e arborizado com o chão sendo construído com pedras. Ao lado há uma escada de ferro e fechada com vidro. A segunda foto mostra o deck do museu que foi reformado. Atrás dele estão diversas árvores e o céu está azul.

A fim de aperfeiçoar o atendimento existente ao público, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro realizaram diversas obras de melhorias em seus espaços e agregaram novas formas de acessibilidade aos projetos já implantados para pessoas com deficiência.

Dentre as iniciativas criadas em 2019 está a ampliação das áreas de manobra e estacionamento para viaturas de emergência próximas às edificações. Outro incremento foi a iluminação artística das esculturas instaladas na entrada do museu. Com os recorrentes eventos noturnos do Auditório Claudio Santoro, os equipamentos vislumbraram a necessidade de deixar mais iluminadas as obras que recebem o público.

Sempre palco de projetos importantes, como o Pôr do Sol, e considerado como mirante pelos visitantes, o deck também passou por obras de reforma para transformação em palco que poderá receber diferentes atividades.

Em 2020, os equipamentos incrementaram o seu Projeto de Acessibilidade que vem sendo executado ao longo dos anos. Para expandir e melhor atender ao público deficiente, foi instalado um calçamento ligando a bilheteria ao Auditório. Também está em construção uma passarela de acessibilidade, que permite o acesso de cadeirantes e pessoas com dificuldade reduzida de locomoção.

Outro ponto também visando à acessibilidade, foi a ampliação do estacionamento para deficientes. Museu e Auditório já possuíam o acesso e estenderam o espaço para que o público deficiente seja, cada vez mais, frequente no local.

Prorrogado o prazo do edital para propostas de exposições
itinerantes da ACAM Portinari em parceria com o SISEM-SP

Produtores culturais têm até 03 de fevereiro para inscrever propostas de exposições itinerantes no edital da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Os projetos inscritos e selecionados serão considerados para o biênio de 2020-2021 e devem ter propostas orçamentárias com valores de R$ 15 mil a R$ 40 mil por projeto, com custos de embalagem, acondicionamento, montagem, deslocamento e seguro (se necessário) já inclusos.

Podem participar pessoas jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, atuantes na área de museus, atendidas as condições relativas à habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeiras, regularidade fiscal e trabalhista.

#PraCegoVer - Descrição da imagem para cegos: na imagem aparece um grupo de pessoas dentro de uma sala que contém diversas obras penduradas pelo teto. Nas peças aparecem ilustrações de jogadores de futebol.
Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.