Representantes da equipe ACAM Portinari – sede e dos museus Casa de Portinari (Brodowski), Felícia Leirner (Campos do Jordão) e Índia Vanuíre (Tupã) -, participaram do 1° Público & Orgs – O Papel da Sociedade Civil na Prestação de Serviços Públicos.
Organizado pela Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (Abraosc) e o Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), o evento foi criado para discutir a participação da sociedade civil na gestão de serviços públicos. Representantes de entidades associadas e especialistas nacionais e internacionais discutiram temas como a história da prestação de serviços públicos, experiências estrangeiras, modelos de parcerias e o futuro e os desafios da parceria entre governo e comunidade.
A cerimônia inaugural foi realizada em 29 de maio, na Sala São Paulo, na capital paulista, e contou com a presença de Sérgio Sá Leitão, Secretario de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, Marcelo Lopes, Diretor Executivo da Osesp, Fernando Cupertino, assessor de Relações Internacionais do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Paulo Zuben, Presidente da Abraosc e Renilson Rehem, Presidente do Ibross.
Após obter a renovação do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – o Museu Casa de Portinari compartilhou com todos os profissionais de museus e equipamentos culturais da região o processo para essa aquisição. A ação aconteceu simultaneamente ao Encontro da Região Administrativa de Ribeirão Preto, realizado na instituição, em 12 de junho.
A atividade falou sobre o tema Compartilhando Boas Práticas: Processo de Aquisição AVCB e tratou sobre os meios e práticas decisivas para emissão do documento expedido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP). A prática é destinada a profissionais que atuam na área museológica e ao público em geral.
Em 28 de maio, as equipes do Museu de Parapuã e do Arquivo Histórico de Adamantina estiveram no Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), para obter orientações sobre a conservação de documentos e fotos.
Recebidos pelo grupo institucional da Reserva Técnica, os participantes aprenderam sobre preservação e acondicionamento de documentos e fotografias, sendo expostas técnicas específicas para cada modalidade, como confecção de envelopes para as fotos e retirada de materiais aderidos.
Outra ação foi sobre higienizar os documentos apresentados – como exemplo, um dos papéis estava com infestação biológica. Ao final, as equipes visitaram a Reserva Técnica para observar como o acervo documental e fotográfico do museu está abrigado.
Um dos destinos de inverno mais procurados do Brasil, Campos do Jordão inicia sua alta temporada entre junho e julho. Para melhor receber o alto fluxo de turistas e também a 50ª edição do Festival Internacional de Inverno, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro estão finalizando obras estruturais e melhorias nos equipamentos.
Entre todos os serviços que estão sendo realizados, destacam-se a manutenção das obras; a pavimentação da área localizada em frente à bilheteria, com intuito de facilitar a circulação do público; pintura dos banheiros do foyer e da plateia; regeneração de áreas gramadas; instalação de trocadores de fraldas nos banheiros masculinos e femininos laterais à plateia; readequação dos espaços de recepção de público; retirada da escada lateral de acesso ao camarote, incrementando a segurança do visitante; recuperação e pintura de portões de entrada e saída; melhorias na comunicação visual; e nivelamento do piso do estacionamento, com colocação de cascalho para melhoria no fluxo de automóveis.
Os interessados em participar do Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi Noroeste), realizado no Sesc de Birigui, nos dias 26 e 27 de junho, têm até as 17h do dia 19 de junho para se inscrever. A inscrição no EPMi Noroeste não garante automaticamente a vaga nas oficinas, realizadas no segundo e último dia do evento.
Promovido pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e a ACAM Portinari Organização Social de Cultura, o evento tem programação variada com conferências, mesas de conversa e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus.