Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, os equipamentos culturais geridos pela ACAM Portinari integram a 17ª Semana Nacional de Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2019, a edição tem como tema “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”.
Os espaços Casa de Portinari, Índia Vanuíre, Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro terão programações diversas e especiais durante o período. Cada instituição terá a sua agenda e as ações são, principalmente, de cunho educativo, de valorização das tradições culturais, além de contação de história, registros fotográficos e atividades para conhecimento dos legados do pintor Candido Portinari, da família Leirner e do povo indígena, em cada espaço correspondente.
Confira a programação de cada museu:
Durante todo o ano, o Museu Casa de Portinari realizará, gratuitamente, o minicurso livre “Pensar a Arte – Aspectos Filosóficos da Produção Artística” para professores da educação infantil, ensino fundamental e médio da rede pública municipal e estadual de Brodowski.
Em 2019, os primeiros encontros aconteceram em março e abril. O objetivo da programação é chamar a atenção para os temas, discutir ideias e, assim, proporcionar reflexões sobre diversos movimentos artísticos.
As aulas serão ministradas pelo professor e mestre Círio Alessandro Jacinto e abordarão teoria e prática por meio de diálogos, expressões e linguagens que unem a arte e a filosofia.
Em 19 de março, a equipe da reserva técnica do Museu Índia Vanuíre se deslocou até a terra indígena Vanuíre para promover o Curso de Conservação Preventiva para o povo Krenak. As aulas foram ministradas para os funcionários responsáveis pelo Museu Akam Orãm Krenak focaram no armazenamento de peças. Previamente, o local já havia recebido da ACAM (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) um armário para guardar os itens.
O intuito da prática foi fornecer informações básicas de conservação e de materiais acessíveis para o desenvolvimento das ações necessárias nos acervos. Em 2018, a equipe já havia trabalhado o tema de higienização em outra oficina.
O passeio pelo Auditório Claudio Santoro tem uma atração especial: o projeto “Você está ouvindo”, criado pelos educadores do espaço e que tem como objetivo ampliar o acesso às informações concernentes ao universo da música erudita.
Por meio de um cartaz afixado na entrada do Auditório, os visitantes poderão conhecer o compositor cuja canção está sendo executada no interior do equipamento. O material traz um pouco da história do autor, bem como curiosidades e links de acesso para conteúdos na internet.
Neste ano, novas pesquisas já foram iniciadas e deverão gerar mais cartazes que abordarão outros compositores, curiosidades e informações sobre o universo da música erudita.
Desde o início de março, cidades do interior e litoral paulista recebem uma série de mostras contempladas no Edital de Chamada Pública para Exposições Itinerantes da ACAM Portinari com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP). No momento, percorrem o Estado as exposições “Ser Naïf”, com obras dos artistas Con Silva e Blanco Castro; “A bola”, com pinturas do multiartista Alemberg Quindins; e “Memórias afetivas e a cultura do café na Região Nordeste Paulista”, com fotos que revelam o impacto da cafeicultura em diversas localidades do Estado. No segundo semestre, entra em circuito na região de Bauru a exposição “Descobertas: Olhares de uma resistência artística”, com obras que revelam a vivência de cinco artistas sobre o espaço do antigo hospital psiquiátrico de Franco da Rocha, o Juquery. Atender a públicos situados fora dos grandes centros, enriquecer o repertório das instituições atendidas e ampliar a rede de disseminação de cultura são os objetivos das Exposições Itinerantes, cuja programação segue até o fim de novembro.