De abril a junho deste ano, as equipes da ACAM Portinari e dos museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro, participaram, do 7º Encontro Estadual de Gestores de Comunicação do Estado de São Paulo, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo.
Em 2018, foram três reuniões técnicas voltadas aos profissionais de rádio, TV, mídia impressa e digital, de publicidade e propaganda, além de gestores públicos. Realizado anualmente, o evento aborda a comunicação inclusiva, terminologia correta e comportamento adequado, para que os conteúdos disponibilizados façam a correta referência sobre as pessoas com deficiência, contribuindo para o combate ao preconceito e à remoção de barreiras.
Em julho, o Mais Caminhos, programa da EPTV (Globo), exibido para todas as áreas de cobertura da emissora em São Paulo e no sul de Minas Gerais, esteve em Brodowski para gravar um programa sobre o Museu Casa de Portinari e o roteiro cultural Caminhos de Portinari. A gravação durou dois dias e aconteceu no museu, na Praça Candido Portinari, na Antiga Estação Ferroviária e na Praça Martin Moreira.
Os apresentadores Cris Ikeda e Pedro Leonardo conheceram de perto o legado de um dos mais importantes pintores nacionais e vão contar essa história para o público em agosto, quando a atração volta à grade da emissora com conteúdos inéditos. A exibição é aos sábados, às 8h.
Está em cartaz no Museu Índia Vanuíre a primeira exposição autonarrativa dos Krenak da terra indígena (T.I.) Vanuíre, em Arco-Íris (SP). A mostra “Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak” aborda a presença desse povo no Estado de São Paulo por meio de 28 objetos, que são uma representação dos Krenak que habitam a região.
A curadoria é de Helena Cecílio Damaceno e de João Batista da Silva, e a coordenação é de Lidiane Damaceno Cotuí Afonso. As dimensões das peças expostas são variadas, sendo a menor delas uma presilha de cabelo que cabe na palma da mão e é feita com casca de coco. Já o maior objeto é uma lança, que alcança a altura de 1,82 metros, feita em madeira de aroeira e decorada por grafismos trançados. Os mais escuros são de embira de casca de uma árvore popularmente conhecida como Unha de Vaca e as mais claras são fibras retiradas do bambu.
O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro buscam fortalecer parcerias e atuar cada vez mais na comunidade com programações que despertem o interesse e a identificação do visitante, tornando-se referência e consolidando sua presença na região e no Estado de São Paulo. Nos últimos meses, as instituições investiram na criação de projetos que acontecerão com certa periodicidade, como o Festival LatinJazz, o Festival da Terra e o Arraiá do Alto da Serra. Outra ação importante é a presença em agendas regionais que envolvem a cidade e os municípios do entorno, como a Virada Gastronômica de Campos do Jordão, proposta pelo SENAC, e a FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira, de Santo Antonio do Pinhal, que será realizada em setembro.
“Acreditamos que Museu e Auditório devam estar inseridos constantemente na vida das pessoas, se tornando um organismo vivo dentro da comunidade. Variar a programação, valorizando os diferentes temas de atuação dos equipamentos culturais em relação aos calendários nacional, estadual e municipal é a maneira mais acertada de atrair público, tornando o espaço um verdadeiro fórum de ideias, interações e debates”, explica a gerente dos locais, Marina Falsetti.
Além das conferências, homenagens, mesas de debates e painéis digitais, o 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM) marca a entrega dos certificados às 15 primeiras instituições museológicas que aderiram ao Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP). Aberto para inscrição de instituições de todo o Estado em julho de 2017, o cadastro tem por objetivo principal compreender e orientar as instituições paulistas que se auto identificam como museus sob a expectativa de atendimento de todos os parâmetros legais e técnicos exigidos para um museu. Realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com ACAM Portinari, o 10EPM acontece de 18 a 20 de julho, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Confira a programação completa.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos