Ir para o conteúdo

Edição 88 | Ano 08 | Novembro 2017

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Consciência Negra é celebrada com programações especiais nos museus do interior de São Paulo

A imagens na horizontal, composta pela foto em preto e branco do rosto de uma mulher negra, com traços fortes e cabelo black olhando fixamente para o fotógrafo. O restante da foto é composto por um degrade do cinza para o preto. Sobre o fundo preto está a frase Consciência Negra. Programações especiais, em amarelo.

A herança cultural africana está presente no cotidiano dos brasileiros e será celebrada pelos três museus geridos pela ACAM Portinari. Em Brodowski, a homenagem será feita através das obras de Castro Alves, conhecido como “poeta dos escravos”. No dia 19 de novembro, um artista declamará textos em meio às pinturas de Candido Portinari.

Em Campos do Jordão, o Museu Felicia Leirner e Auditório Claudio Santoro oferecem oficinas artísticas ensinando símbolos da cultura afro-brasileira, como as bonecas Abayomis, a lenda Yorubá de criação do mundo, pinturas étnicas e dança em homenagem aos Orixás. As atividades ocorrem em 14, 19 e 20 de novembro.

Em parceria com a ONG Umont, o Museu Índia Vanuíre realiza uma extensa agenda que apresenta a luta, a resistência e o empoderamento da comunidade negra. As ações abordam o vestuário, a beleza, a música, a arte e a história dos afrodescendentes. As programações acontecem de 7 a 21 de novembro.

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Caminhada arrecada fundos para o Hospital de Câncer de Barretos com apoio do Museu Casa de Portinari

O cartaz tem fundo verde e recortes brancos para dar destaque aos textos e fotos. Na parte superior, sob uma forma circular branca, o está o texto 26 de novembro | 9 horas, em verde, e os logos da Caminhada Passos que Salvam e da ONG Luz de Brodowski, seguidos pela frase Todos em direção à cura do câncer infanto-juvenil. No centro, em três círculos brancos, estão as fotos de um boné, uma camiseta e uma mochila. Abaixo está o texto Adquira seu kit! e, ao lado, dentro de um círculo, está 35, em verde.

Em 26 de novembro, o Museu Casa de Portinari se une ao Capítulo Luz da Ordem DeMolay de Brodowski e ao Hospital de Câncer de Barretos na luta contra o câncer infanto-juvenil, por meio da Caminhada Passos que Salvam. A ação, além de arrecadar fundos para a unidade de tratamento, também promove a conscientização sobre os sintomas e a importância do rápido diagnóstico, e a solidariedade aos portadores e seus familiares.

O local de partida e chegada será em frente à instituição cultural. A largada está prevista para às 9h e o percurso passará por vários pontos da cidade. Os kits estão sendo vendidos em vários pontos locais: Lelo Bebidas, Bartolomeu Materiais para Construção, Tok Final, Taugi e  Vestígio.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu Índia Vanuíre implanta modelo de Ingresso Voluntário

Museu Índia Vanuíre (Tupã/SP) implantou, desde julho de 2017, o modelo de Ingresso Voluntário, conhecido no mundo todo como PWYW – do inglês “pay what you want” (pague o que quiser). Dessa forma, a instituição convida o público a fazer parte da história e a perpetuar as atividades desenvolvidas com a comunidade de Tupã e os moradores das terras indígenas locais.

A entrada continua sendo livre, mas, ao final do passeio, o visitante é convidado a reverter para a instituição o valor que quiser, se puder. A forma de arrecadação é uma maneira de remover a barreira da entrada e inspirar a generosidade das pessoas no sentido de contribuir com iniciativas culturais. Para a efetivação da doação, foi criado no Museu um local específico que mostra ao interessado a diversidade de ações sociais e educativas realizadas pela unidade.

Foto da fachada do Museu Índia Vanuíre sobreposta por um filtro vermelho. Sobre o texto está os desenhos estilizados de entradas de cinema, com a palavra Ticket grafada sobre elas. Abaixo, o texto Ingresso Voluntário
No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Festival da Viola volta à cena em Campos do Jordão com parceria do Museu e Auditório

Foto do palco do Auditório Claudio Santoro durante a apresentação de uma orquestra de violas. São oito integrantes com roupas características: calça jeans, camisa jeans e chapéu. Todos seguram um violão.

O Festival da Viola em Campos do Jordão foi criado em 1979 é realizado anualmente com o objetivo de valorizar a cultura regional e dar visibilidade a compositores e interpretes profissionais e amadores de toda a região. Referência do gênero no Vale do Paraíba e em todo o Estado de São Paulo, o evento não acontecia mais desde 2013 por falta de apoio e parcerias que viabilizassem sua produção.

Dessa forma, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro se uniram à Secretaria Municipal de Cultura para trazer de volta essa importante e tradicional programação, que representa a legitima preservação da música brasileira em âmbito regional e serve de palco para que artistas de várias idades mostrem seu talento. A 31ª edição aconteceu em 10 e 11 de novembro e a apresentação final foi no Auditório.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

SISEM-SP e ACAM Portinari concluem Asteca em Guaratinguetá

O Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves e a Estação Ferroviária, ambos em Guaratinguetá, sediaram as ações deste ano da Assessoria Técnica e Capacitação (Asteca) em Implantação de Núcleos de Ação Educativa em Museus. A iniciativa, desenvolvida pelo SISEM-SP e ACAM Portinari, tem por objetivo capacitar profissionais do setor para criação de programas, projetos e ações educativas – de acordo com as especificidades de cada instituição. Concluídos dia 20 de outubro, os encontros deste ano formaram 14 pessoas de sete municípios: Guaratinguetá, Jacareí, Santo André, Lorena, Osasco, Aparecida e São Paulo. Todos receberam certificado e estão aptos a compartilhar os conhecimentos adquiridos em seus espaços de origem. Parabéns!

Em frente a uma porta está um grupo de 16 pessoas (homens e mulheres) sorridentes, olhando para a foto.
Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos