Ir para o conteúdo

Edição 84 | Ano 08 | julho 2017

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Novos Boletim para Educadores e Notícia de Acervo já estão disponíveis nos sites dos museus

Em um fundo amarelo, com desenhos que remetem ao ambiente escolar, como livros, cadernos, moléculas, aviões de papel, maçãs, palhetas de pintura, pastas e calculadoras, há uma faixa azul com o texto Notícia de Acervo e Boletim para Educadores

Os museus administrados em parceria com a ACAM Portinari divulgam trimestralmente conteúdos referentes às ações de educação e acervo desenvolvidas pelas equipes. Recentemente, a Casa de Portinari, em Brodowski, noticiou o trabalho feito por pesquisadores da USP nos murais de Candido Portinari e, em seu Boletim para Educadores, abordou os recursos de acessibilidade e a importância de contemplar todos os públicos.

O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro  escreveu sobre a recuperação de esculturas e a especificidade da conservação em uma coleção a céu aberto em sua Notícia de Acervo. No Boletim o tema foi a educação patrimonial. Já no Índia Vanuíre, a  valorização dos saberes e conhecimentos tradicionais como forma de preservação da memória foi desenvolvida como notícia e ficou a cargo do Boletim explorar os jogos educativos como importante ferramenta de comunicação dentro da instituição.

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Agosto é o mês da Semana de Portinari em Brodowski

Em um fundo laranja, com raios vermelhos, está a identidade visual da Semana de Portinari.  Sobre o fundo branco, o desenho de uma mão segura um pincel em frente a uma palheta de pintura. Abaixo, o texto 42ª Semana de Portinari. De 12 a 22 de agosto/2017.

Programação do Museu localizado em Brodowski celebra a arte e a cultura por meio da figura de Candido Portinari. A 42ª Semana de Portinari irá transformar a cidade em uma galeria a céu aberto. Exposição com artistas profissionais, além de uma festa italiana legitima, que homenageia os imigrantes que ajudam a desenvolver a região, farão parte da programação.

As atrações acontecem de 12 a 22 de agosto e terão início com a abertura da mostra Coletiva de Artes Plásticas, às 9h, no Salão Paroquial. No mesmo dia, a  Pintura Mural celebrará os 30 anos da escola Professora Elvira Yolanda Ervas. Já a Piazza Della Nonna ocorre de 17 a 20 de agosto, na praça em frente ao Museu, e reúne os clubes de serviços locais para exaltação da culinária e música italianas.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu Índia Vanuíre lança Programa de Parceiros

Museu Índia Vanuíre, referência no cenário museológico nacional em função do trabalho de preservação, pesquisa e difusão da memória dos povos indígenas, e um dos equipamentos culturais mais atuantes na região oeste do Estado, lançou em 13 de julho seu Programa de Parceiros. Além do financiamento do Estado de São Paulo, a instituição conta agora com o apoio de empresas privadas e pessoas físicas para a realização de muitas de suas atividades, propiciando acesso livre à cultura.

A adesão ao Programa de Parceiros é bem simples e pode ser feita pelo site, clicando no botão SEJA PARCEIRO, no topo da home. Pessoas físicas devem escolher o formato de adesão entre seis modelos. O valor mínimo de contribuição é R$ 50,00 ao ano, com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes. Para pessoas jurídicas são oferecidas quatro opções. Mais informações pelo telefone (16) 3664.6644 ou pelo e-mail parceiros@museuindiavanuire.org.br.

Sobre a foto da fachada do Museu está uma camada de cor vermelha intensa. Sobre ela os dizeres Venha, participe deste trabalho. Juntos faremos a diferença, em branco. Abaixo, o selo da campanha com a #VIVOESTEMUSEU e o logo da instituição.
No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu e Auditório realizam  Encontro de Surdos em julho

A foto foi tirada em frente a uma escultura branca e o fundo de árvores no Museu. Várias pessoas estão enfileiradas olhando para o fotógrafo. A maior parte deles está em pé e alguns agachados.

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro realizaram em parceria com o Instituto Federal de São Paulo o Encontro de Surdos, no último dia 1º, em Campos do Jordão. A ação possibilitou a troca de experiências entre os públicos deficiente auditivo e ouvinte.

A programação teve início com a apresentação da “Lenda dos Três Pinheiros”, seguida pela prática do “Desenho às Cegas”. A visita educativa pelo Museu foi acompanhada pela intérprete Marta Filomena de Paiva. A atividade é um desdobramento da parceria entre Museu e Auditório e o Instituto, que promoveu, de março a julho, um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os colaboradores das instituições culturais.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

Confira o balanço do 9º Encontro Paulista de Museus (9EPM)

Debates com especialistas nacionais e internacionais sobre “Infraestrutura e Segurança”; painéis digitais com experiências de sucesso em instituições museológicas do Estado, além de encontro do secretário da Cultura do Estado, José Luiz Penna, com prefeitos e gestores municipais. Esse foi o balanço do 9º Encontro Paulista de Museus (9EPM), realizado dias 19 e 20 de junho, no Theatro São Pedro. O evento reuniu 967 inscritos de 118 municípios de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Santa Catarina e Rio de Janeiro, além de Alemanha, França e Canadá. O encontro contou ainda com a abertura do Cadastro Estadual de Museus a todas as instituições paulistas do setor. A organização é do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) e da ACAM Portinari.

Foto tirada em um ambiente interno (Theatro São Pedro). O local tem um palco maio iluminado com um telão e pessoas em frente a uma mesa com cobertura preta. Em frente ao palco há uma plateia e nas galerias também estão sentadas pessoas. O teto do local é rebuscado e tem um grande lustre.
Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos