O tema da 15ª Semana de Museus é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus” e as instituições administradas em parceria com a ACAM Portinari já estão trabalhando em suas programações. O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro convidam outros equipamentos museológicos para, em um encontro no dia 21/3 (terça-feira), refletir e interpretar o assunto e criar ações adequadas às realidades particulares de cada instituição.
O Museu Índia Vanuire desenvolverá o projeto “Museu Encenação” que consiste em uma teatralização com elementos e personagens que irão levantar narrativas multifocais que norteiam o processo de pacificação, colonização, fundação e desenvolvimento de Tupã, desconstruindo mitos, ideias, representações e o imaginário sobre esses processos. Em Brodowski, o Museu Casa de Portinari realizará uma roda de conversa sobre o importante papel do museu na inclusão de pessoas que ficam à margem do cenário cultural.
O Museu Casa de Portinari comemorou seu 47º aniversário com uma grande novidade: o Programa de Parceiros. O anúncio foi feito oficialmente no dia 14 de março, data exata do aniversário, em solenidade na instituição.
A adesão ao Programa de Parceiros pode ser feita pelo site www.museucasadeportinari.org.br, clicando no botão SEJA PARCEIRO, localizado no topo da home. Para pessoas físicas, basta escolher o formato de adesão, entre seis opções. O valor mínimo de contribuição é de R$ 50,00, ao ano, com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes. Para pessoas jurídicas, basta escolher o formato, entre quatro opções. Mais informações pelo e-mail diradm@acamportinari.org ou pelo telefone (16) 3644.6644.
De 25 a 30 de abril o Museu Índia Vanuíre realizará a tradicional Semana do Índio de Tupã. Na programação estão previstas diversas atividades culturais para distintos públicos da região, da cidade, turistas e escolar (ensinos fundamental, médio e superior).
A 45ª edição do evento busca promover as culturas indígenas que coabitam as terras indígenas de Vanuíre (Arco-íris), Icatú (Braúna) e Araribá (Avaí), os Kaingang, Krenak, Guarani e Terena, e, assim, aproximar as culturas indígenas das não indígenas, demonstrando que o Brasil, a região oeste de São Paulo e Tupã se constituem pela diversidade e diferenças.
Em fevereiro, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro realizaram um importante evento com a AMECampos (Associação de Amigos de Campos do Jordão): o Encontro de Corais. A parceria tem como objetivo principal a valorização e a divulgação do trabalho desenvolvido pelas instituições, propondo ações culturais de qualidade na cidade.
O espetáculo ocorreu no Auditório em 25 de fevereiro e apresentou dois corais infanto-juvenis formados por vozes femininas, as Meninas Cantoras de Campos do Jordão e as Meninas Cantoras de Lavras (MG). O grupo de Campos do Jordão é um projeto desenvolvido pela ONG e promove o resgate de um grupo antigo da cidade com o mesmo nome.
Com novo visual, o site do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) facilita acesso aos profissionais e estudantes do setor museológico as programações, notícias, publicações, encontros e ações realizadas pela instituição.
O portal conta com acessibilidade para deficientes visuais e segue tendências adotadas em ambientes online, oferecendo uma navegação mais ágil nas pesquisas sobre informações da área de museus com atividades e notícias e nos downloads de publicações e documentos do setor. Além disso, o site dá acesso às atualizações diárias do SISEM-SP no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube. A repaginação vai além de mudança de layout, trazendo mais facilidades de acesso e conforto na navegação.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos