Ir para o conteúdo

Edição 77 | Ano 07 | Dezembro 2016

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Museus da ACAM criam Comitês de Segurança e Curatorial

Buscando uma gestão cada vez mais aprimorada e qualificada, possibilitando o envolvimento das diversas áreas das instituições no apontamento de soluções e de tomada de decisões, a ACAM Portinari estabeleceu a criação de Comitês Curatorial e de Segurança nas unidades em que compartilha a gestão com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Os dois núcleos já foram implantados pelas gerências dos Museus Índia VanuíreCasa de Portinari e Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro.

O papel inicial do Comitê de Segurança é identificar as possíveis fragilidades e definir os procedimentos que possam aprimorar a qualidade das ações, além de acompanhar de perto o cumprimento de obrigações legais relativas ao espaço e às pessoas. Já o Comitê Curatorial terá o papel de auxiliar no planejamento da programação, levando em conta a experiência individual dos envolvidos e os objetivos centrais de tornar os Museus e o Auditório espaços cada vez mais responsivos e articulados à realidade local.

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Casa de Portinari apresenta estratégia adotada no fechamento para reforma e restauro em 2012

Museu Casa de Portinari foi convidado pelo Museu Paulista da USP e Sesc/SP para mostrar, em 28 de novembro, o trabalho desenvolvido pela gestão da instituição durante o fechamento para reforma e restauro, que aconteceu de 2012 a 2014. Além da apresentação institucional, a museóloga Angelica Fabbri, diretora do Museu, abordou as estratégias usadas para construir outras possibilidades de mediação.

As duas vertentes principais foram a divulgação preventiva do fechamento do Museu, considerando que o local é uma das atrações turísticas mais representativas da região, e a da programação extramuros, reforçando sempre que o espaço físico do Museu estava em obras para total requalificação, mas as atividades do Museu continuaram ativas durante todo o período.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Pesquisa aborda acervo osteológico
Kaingang do Museu Índia Vanuíre

O acervo osteológico Kaingang do Museu Índia Vanuíre está sendo estudado pelos pesquisadores Robson Rodrigues, Daniel Fidalgo, Ricardo Bonfante e Cleso Mendes Junior. O material analisado foi localizado em uma propriedade rural identificada como sítio Canaan, em Tupã (SP) e doado à instituição em 1969.

Dividida em três etapas, a pesquisa teve a participação das indígenas Kaingang Dirce Jorge Lipu Pereira, Lucilene de Melo e Susilene Elias de Melo, pela relação delas com as questões espirituais, pois se trata de remanescentes ósseos de seus antepassados. Durante o processo, foi constatada a existência de, possivelmente, dois indivíduos, além de pratos, pontas de flechas e dentes de animais que, tradicionalmente, fazem parte do sepultamento. A finalização do projeto será com a entrega do relatório.

No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Os ‘Céus de Felícia’ é a nova exposição virtual do Museu Felícia Leirner

A partir de dezembro, o público virtual do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro recebem mais um presente. A exposição “Céus de Felícia” entra em cartaz na plataforma virtual com imagens do fotógrafo Rafael Manfrini Rega. As cenas são frutos do olhar poético e apaixonado do artista paulistano que se mudou para Campos do Jordão, em 2015, para fazer parte da equipe de educadores das instituições culturais.

O trabalho explora a paisagem, percebendo as sutis variações da natureza e a interação entre a coleção de esculturas e o entorno. Ao enfatizar as modificações na cor do dia, as fotografias apresentam o céu da Mantiqueira em tons únicos, inconfundíveis, porém sempre inéditos: do dourado do outono ao vermelho do inverno.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

Novo Conselho de Orientação do
SISEM-SP toma posse

O novo Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM) tomou posse no último dia 5 e é um marco no processo de consolidação institucional do SISEM-SP, atuando como principal instância consultiva ao efetivar uma discussão participativa sobre as premissas e diretrizes da política cultural para o setor museológico paulista e o Cadastro Estadual de Museus.

O grupo para o mandato de 2016/2018, presidido pela coordenadora da UPPM Renata Motta, é formado por Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Cristiane Santana, diretora do Grupo de Preservação do Patrimônio Museológico, Cecília Machado, do Curso Técnico em Museologia do Centro Paula Souza, Neide Barrocá, da Museologia/Unesp, e Cláudia Bassetto Jesuíno e Maria de Lourdes Marszolek Bueno, eleitas no Encontro Paulista de Museus.

Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.