Buscando uma gestão cada vez mais aprimorada e qualificada, possibilitando o envolvimento das diversas áreas das instituições no apontamento de soluções e de tomada de decisões, a ACAM Portinari estabeleceu a criação de Comitês Curatorial e de Segurança nas unidades em que compartilha a gestão com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Os dois núcleos já foram implantados pelas gerências dos Museus Índia Vanuíre, Casa de Portinari e Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro.
O papel inicial do Comitê de Segurança é identificar as possíveis fragilidades e definir os procedimentos que possam aprimorar a qualidade das ações, além de acompanhar de perto o cumprimento de obrigações legais relativas ao espaço e às pessoas. Já o Comitê Curatorial terá o papel de auxiliar no planejamento da programação, levando em conta a experiência individual dos envolvidos e os objetivos centrais de tornar os Museus e o Auditório espaços cada vez mais responsivos e articulados à realidade local.
O Museu Casa de Portinari foi convidado pelo Museu Paulista da USP e Sesc/SP para mostrar, em 28 de novembro, o trabalho desenvolvido pela gestão da instituição durante o fechamento para reforma e restauro, que aconteceu de 2012 a 2014. Além da apresentação institucional, a museóloga Angelica Fabbri, diretora do Museu, abordou as estratégias usadas para construir outras possibilidades de mediação.
As duas vertentes principais foram a divulgação preventiva do fechamento do Museu, considerando que o local é uma das atrações turísticas mais representativas da região, e a da programação extramuros, reforçando sempre que o espaço físico do Museu estava em obras para total requalificação, mas as atividades do Museu continuaram ativas durante todo o período.
O acervo osteológico Kaingang do Museu Índia Vanuíre está sendo estudado pelos pesquisadores Robson Rodrigues, Daniel Fidalgo, Ricardo Bonfante e Cleso Mendes Junior. O material analisado foi localizado em uma propriedade rural identificada como sítio Canaan, em Tupã (SP) e doado à instituição em 1969.
Dividida em três etapas, a pesquisa teve a participação das indígenas Kaingang Dirce Jorge Lipu Pereira, Lucilene de Melo e Susilene Elias de Melo, pela relação delas com as questões espirituais, pois se trata de remanescentes ósseos de seus antepassados. Durante o processo, foi constatada a existência de, possivelmente, dois indivíduos, além de pratos, pontas de flechas e dentes de animais que, tradicionalmente, fazem parte do sepultamento. A finalização do projeto será com a entrega do relatório.
A partir de dezembro, o público virtual do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro recebem mais um presente. A exposição “Céus de Felícia” entra em cartaz na plataforma virtual com imagens do fotógrafo Rafael Manfrini Rega. As cenas são frutos do olhar poético e apaixonado do artista paulistano que se mudou para Campos do Jordão, em 2015, para fazer parte da equipe de educadores das instituições culturais.
O trabalho explora a paisagem, percebendo as sutis variações da natureza e a interação entre a coleção de esculturas e o entorno. Ao enfatizar as modificações na cor do dia, as fotografias apresentam o céu da Mantiqueira em tons únicos, inconfundíveis, porém sempre inéditos: do dourado do outono ao vermelho do inverno.
O novo Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM) tomou posse no último dia 5 e é um marco no processo de consolidação institucional do SISEM-SP, atuando como principal instância consultiva ao efetivar uma discussão participativa sobre as premissas e diretrizes da política cultural para o setor museológico paulista e o Cadastro Estadual de Museus.
O grupo para o mandato de 2016/2018, presidido pela coordenadora da UPPM Renata Motta, é formado por Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Cristiane Santana, diretora do Grupo de Preservação do Patrimônio Museológico, Cecília Machado, do Curso Técnico em Museologia do Centro Paula Souza, Neide Barrocá, da Museologia/Unesp, e Cláudia Bassetto Jesuíno e Maria de Lourdes Marszolek Bueno, eleitas no Encontro Paulista de Museus.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos