Ir para o conteúdo

Edição 75 | Ano 07 | Outubro 2016

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Museus da ACAM participam da campanha Outubro Rosa

Outubro é o mês escolhido para representar a luta e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.  A conscientização e o alerta são essenciais para que o tratamento, iniciado antecipadamente, seja positivo. Dessa forma, os museus Casa de Portinari (Brodowski), Índia Vanuíre (Tupã) e Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão) se engajam anualmente nessa proposta, divulgando em suas mídias sociais, canais de comunicação interna e dentro das instituições o movimento Outubro Rosa.

Nas unidades, estão fixados cartazes com o laço rosa e foram disponibilizadas informações sobre a história, a origem da campanha e a importância da conscientização do diagnóstico da doença, para subsidiá-los a responder e também serem agentes dessa campanha.

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu Casa de Portinari lança exposição virtual

Semana de Portinari acabou, mas alguns dos seus destaques ainda podem ser vistos, como a Pintura Mural, que abrilhanta os muros da cidade. Para se juntar a ela, o Museu Casa de Portinari lançou a exposição virtual da exposição Coletiva de Artes Plásticas. São 158 obras de artistas plásticos do Estado de São Paulo disponibilizadas no site da instituição.

A mostra prova que a arte não conhece limites ou fronteiras, é um legítimo exercício de cidadania para o criador e para o espectador. Ela deixa sua contribuição na formação cultural, na descoberta e no exercício dos talentos, na enriquecedora convivência com a arte e, principalmente, na oportunidade do público travar contato com as mais variadas técnicas e estilos destes artistas.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu Índia Vanuíre e Sistema Estadual de Museus lançam eBook

Em setembro, o Museu Índia Vanuíre e o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) lançaram o eBook “Museus e  Indígenas – saberes e ética, novos paradigmas em debate”, resultado do III Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus, promovido em 2014. O material exclusivo para download está disponível no site das instituições.

O eBook é a terceira publicação do Museu Índia Vanuíre, que faz parte da coleção Museu Aberto. A organização é de Marília Xavier Cury e a realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP).

No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu e Auditório adquirem estufa

Uma das vertentes educativas do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro é o meio ambiente. Dessa forma, buscando enriquecer e explorar ainda mais o trabalho, as instituições adquiriram uma estufa de cerca de 17,5 metros quadrados. O objetivo central é desenvolver questões relativas à educação ambiental e sustentabilidade, com o cultivo de mudas de plantas nativas.

Neste momento, as equipes educativa e de jardinagem atuam para estruturar um projeto para utilização do espaço. A estufa tem como finalidade oferecer um ambiente favorável ao cultivo de mudas de plantas, protegendo-as das mudanças abruptas de temperatura, geadas, chuvas fortes, incidência direta de raios solares, animais e insetos nocivos.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

SISEM-SP realiza primeiro Encontro de Representantes Regionais com os eleitos no EPM 2016

Nos dias 7 e 8 de novembro, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) realiza o 12º Encontro de Representantes Regionais, o primeiro com os eleitos na oitava edição do Encontro Paulista de Museus, ocorrido em junho passado, na capital paulista.

A agenda é proposta semestralmente e os representantes regionais participam de atividades de avaliação, articulação, discussão de prioridades e formulação de propostas. Nos Encontros são levantadas as principais demandas e necessidades percebidas por eles, fornecendo subsídios para a proposição de políticas públicas específicas para cada região e município.

Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.