Ir para o conteúdo

Edição 73 | Ano 07 | Agosto 2016

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Museus e Sede recebem treinamento sobre questões administrativas

Os colaboradores dos Museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner e da sede da ACAM Portinari receberam capacitação com a advogada Kátia Regina Catalano, do escritório Cesnik Quintino e Salinas. No encontro, a profissional esclareceu dúvidas dos participantes e apresentou os seguintes documentos: Programa de Integridade e Compliance, Plano de Cargos, Benefícios e Salários, Regulamento de Compras e Contratações e o Manual de Recursos Humanos.

O sucesso de todas as iniciativas e estratégias buscadas pela ACAM Portinari passa pela internalização dos pressupostos da gestão pelas equipes, seu envolvimento e mobilização. Para isso, é fundamental fortalecer o diálogo e disseminar as informações, contribuindo para que os colaboradores tenham cada vez mais conhecimento da gestão e das instituições as quais estão vinculados.

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Pintura Mural da 41ª Semana de Portinari é feita com tintas da Suvinil

O Museu Casa de Portinari estabeleceu, em maio, uma parceria com a Suvinil e a AZ Tintas, de Ribeirão Preto, para a realização de uma série de atividades ao longo de 2016, entre elas visitas de pintores residenciais ao Museu, seguidas por treinamentos, para que eles conheçam outra faceta das artes plásticas: a pintura mural feita por Portinari nas paredes de sua casa.

Dando sequência à ação, a marca também forneceu tintas para a execução da Pintura Mural, no último dia 13 de agosto, que abriu a programação da 41ª Semana de Portinari. Os trabalhos, produzidos por artistas da cidade e da região, podem ser vistos nos muros do Departamento de Assistência Social de Brodowski e na escola Professora Nair Duarte do Pateo Franzoni.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Museu Índia Vanuíre recebe doação de arco e flecha tradicional Kaingang

Em maio, o Kaingang José da Silva Campos, morador da terra indígena Vanuíre, curador da exposição “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração”, doou ao Museu Índia Vanuíre um exemplar de arco e flecha, feito de forma tradicional da cultura Kaingang.

Segundo Campos, que é um dos indígenas que guardam os ensinamentos e as tradições de sua cultura, para atirar com esses grandes arcos, os índios devem apoiar o arco no pé, para ficar firme na hora de lançar a flecha. O arco possui quase dois metros e a flecha cerca de 1,30 centímetros.

No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Em agosto, Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro apresentam nova programação

Em agosto, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro estrearam uma nova programação: “Família no Museu”. As ações são destinadas para públicos de diferentes idades, buscando interação e diversão. A programação abordará temas culturais e sociais, que fazem parte do dia a dia e da identidade cultural.

O assunto deste mês é o folclore, comemorado oficialmente no dia 22. Entre as atividades estão a utilização de cantigas transformadas em brincadeiras musicais, nos dias 6 e 13; uma paródia da música Asa Branca, resgatando personagens folclóricos e o ritmo do baião, no dia 7; uma caça ao tesouro ambiental em 14/8; parlendas e trava-línguas em 20 e 21/8; roda de conversa sobre o folclore no dia a dia, em 27 e 28.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

Fase piloto do Cadastro Estadual de Museus de São Paulo foi lançada na Baixada Santista

Em 13 de julho, foi realizado o lançamento oficial da fase piloto do Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP), ferramenta promovida pelo o Sistema Estadual de Museus, com a parceria da ACAM Portinari. O Cadastro dará amparo para o delineamento de políticas públicas que ampliem os compromissos sociais dos museus do Estado de São Paulo, buscando a democratização do acesso e do pleno exercício dos direitos culturais dos cidadãos paulistas.

Neste momento, serão cadastradas instituições da Baixada Santista: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. Para inscrição, deverá ser preenchido um formulário disponível no www.sisemsp.org.br .

Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.