A ACAM Portinari renovou, no último dia 27 de junho, a parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (SEC). O convênio de prestação de serviços tem como finalidade a gestão dos Museus Casa de Portinari, em Brodowski, Índia Vanuíre, em Tupã, Felícia Leirner e o Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão. Além das ações de apoio, articulação e fomento dos museus paulistas, do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP).
A celebração de um novo contrato pode ser entendida como uma aprovação da SEC, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), uma vez que o estágio atual das instituições reflete todo um trabalho realizado sempre com compromisso e responsabilidade. O que torna os museus estaduais do interior referência de qualidade, inserção e de múltiplos diálogos nos territórios em que estão inseridos. A parceria possui vigência de quatro anos e meio, no período de 1/7/2016 a 31/12/2020.
O Museu Casa de Portinari desenvolveu um viveiro com objetivo de cultivar plantas existentes no jardim da instituição, por meio do plantio de mudas de espécies existentes no local. A iniciativa envolve o replantio de mudas, algumas delas quase centenárias, plantadas pela própria mãe de Portinari.
As mudas não serão comercializadas e a produção é apenas para o projeto de sustentabilidade do espaço. A ação integra o Projeto Museu Verde, que busca compensar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera por meio do plantio de árvores, promovendo o tema nas programações em forma de debates e atividades.
Desde 30 de junho, está disponível no site do Museu Índia Vanuíre a exposição “Casamento Krenak Hoje na Aldeia Vanuíre”. A mostra auto narrativa apresenta depoimentos e imagens do casamento tradicional entre os jovens Krenak Edemilson Doquenkri Campos, da Terra Indígena Vanuíre (SP), e Camila Félix Barbosa, da Terra Indígena Resplendor (MG).
O vídeo exibe vários aspectos importantes da cultura desse povo, como a valorização das histórias, memórias e a transmissão de saberes e práticas tradicionais. Em um dos momentos interessantes do ritual aconteceu com a troca dos instrumentos (arco-flecha e flauta) entre os noivos. Os objetos simbolizaram as alianças para os indígenas. A cerimônia foi realizada em 26 de dezembro de 2015, na T.I Vanuíre, em Tupã.
O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro estão recebendo projetos de grupos artísticos, bandas, orquestras ou músicos, que queiram participar das atividades “Ensaio Aberto” e “O Palco é Seu”. Na primeira, que está prevista para começar em agosto, o selecionado terá a oportunidade de usar o palco do Auditório para ensaiar seu trabalho, podendo assim aprimorá-lo. Serão aceitos projetos nas várias linguagens artísticas: dança, música, teatro, entre outras.
A segunda ação consiste em apresentações com bandas musicais de Campos do Jordão e região. O objetivo da série é dialogar com a comunidade, criando oportunidades para artistas ou grupos artísticos divulgarem seus trabalhos, oferecendo ao público mais uma possibilidade de programação cultural. Não perca a oportunidade, mande seu projeto! Outras informações pelo e-mail (contato@museufelicialeirner.org.br) ou telefone (12) 3662-6000.
Foi lançado durante o 8° Encontro Paulista de Museus (EPM), em junho, o Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP). Idealizado pela ACAM Portinari e o SISEM-SP, o CEM-SP teve elaboração coletiva com a participação das instituições da capital, interior e litoral, e profissionais da área de museologia.
A partir da sua implantação, a ferramenta se constituirá como fonte de informações sistematizadas sobre os museus paulistas em toda sua diversidade, visando uma efetiva contribuição para a formulação de políticas públicas para o setor.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos