Os Museus Casa de Portinari (Brodowski), Índia Vanuíre (Tupã) e Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão), receberam, do TripAdvisor, a maior comunidade de viagens do mundo, um certificado de excelência destinado apenas às instituições avaliadas positivamente pelos usuários da ferramenta.
O TripAdvisor é destinado para pessoas que pretendem planejar roteiros de viagem e passeios turísticos. A página disponibiliza avaliações de milhões de visitantes, proporcionando mais comodidade e segurança ao publico. O reconhecimento, por meio da certificação, ajuda os viajantes a identificarem locais que prestam regularmente um serviço de qualidade.
Em maio e junho, o Museu Casa de Portinari levou a arte e o legado de Portinari ao Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis – CPP, em uma parceria com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap). Durante os dois meses, cerca de 90 internos participaram de oficinas de pintura em tela e mural, com dois artistas plásticos de Brodowski, Antônio Ailton Rufato e Ezio Marcola.
No mesmo período, esteve em cartaz no CPP uma exposição com 25 obras dos oficineiros, entre pinturas e esculturas. Com as ações, o Museu estende seu papel social para além dos limites físicos da instituição e passa a alcançar públicos que muitas vezes não teriam acesso à cultura.
Já está disponível, na página do Museu Índia Vanuíre, uma nova versão do Tour Virtual em 360º. Reformulada, a ferramenta permite que o internauta explore em profundidade as imagens de todas as salas expositivas e da fachada do Museu. Cada detalhe dos espaços é retratado em diversos ângulos.
O Tour Virtual aumenta o tempo de acesso do usuário no site da instituição, o que também é muito importante para o engajamento. Com formato mais completo, motiva o público a visitar pessoalmente os locais. A instituição abriga um acervo de aproximadamente 38 mil objetos museológicos com peças da história da cidade e artefatos de diferentes povos indígenas no Brasil, formando um dos mais importantes acervos do Estado de São Paulo.
Em junho, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro passarão a contar com materiais de acessibilidade para que a visita se torne ainda mais inclusiva e atenda vários públicos, em diversas situações.
Serão oferecidas uma maquete tátil de todo o espaço das instituições, além de pranchas com informações em dupla leitura – tinta e Braille – para serem manuseadas pelo público com deficiência visual. Já o audioguia, com duração aproximada de uma hora, conduzirá o visitante cego por todo o espaço, trazendo informações sobre os equipamentos e os artistas Felícia Leirner e Claudio Santoro.
No Encontro Paulista de Museus (EPM), evento realizado pelo SISEM-SP e a ACAM Portinari de 13 a 15 de junho, foram lançadas duas publicações: “Centro de Referência de Educação em Museus” e “Introdução aos Vocabulários Controlados: terminologia para arte, arquitetura e outras obras culturais”.
O primeiro livro consiste em um caderno com relatos das ações educativas de museus convidados para uma residência de três dias no Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa, em 2015, além de artigos de autores convidados. A segunda é uma tradução da publicação do Instituto Getty, e faz parte da Coleção Gestão e Documentação de Acervos: Textos de Referências. Explica como elaborar um vocabulário controlado, o que considerar e como estruturar esta ferramenta de informação, permitindo que obras culturais sejam pesquisadas para estudo e apreciação.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos