Ir para o conteúdo

Edição 70 | Ano 07 | Maio 2016

Marcador em amarelo, escrito ACAM Portinari em branco 
Imagem posicionada horizontalmente sobre o texto.

Museus do interior têm programações especiais para 14ª Semana Nacional de Museus

Os Museus da ACAM Portinari estão com uma programação especial para a 14ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus e Paisagens Culturais”. Em Brodowski, de 17 a 22/5, o Museu Casa de Portinari convida o público para percorrer os “Caminhos de Portinari” e participar de um jogo da memória que é a réplica real do material virtual apresentado na exposição de longa duração.

Já no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, a programação terá as oficinas sobre artesanato local, o Festival de Inverno e a gastronomia da Serra da Mantiqueira, além de teatro, contação de histórias e visita educativa.

Em Tupã, o Museu Índia Vanuíre realiza a exposição “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração”, oficinas sobre adornos e de fotografia, uma edição especial do Índio no Museu e um passeio cultural pela cidade.

Marcador marrom, escrito Museu Casa de Portinari em branco. Imagem no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu Casa de Portinari realiza curso ‘Queremos Ser Artistas’

Entrou na reta final o curso “Queremos ser Artistas”, oferecido pelo Museu Casa de Portinari até 28 de junho. O projeto de iniciação a pintura tem a função de “abrir as portas” para o conhecimento e descobrir novos talentos. A ação insere crianças de 9 a 12 anos no universo artístico, valorizando a introspecção e a busca para um aprendizado dinâmico, dentro das características de cada um.

Com coordenação do artista Rafael Mandu, o curso que teve início na primeira terça-feira de abril, é oferecido gratuitamente e acontece no Galpão do Merched, no centro de Brodowski.

No marcador vermelho, escrito em branco Museu Índia Vanuíre. Imagem no canto direito em relação ao texto.

Festival de Dança e Música reúne cerca de 600 indígenas em Tupã

Durante a Semana do Índio, o Museu Índia Vanuíre realizou a terceira edição do Festival de Dança e Música Indígena, na Praça das Bandeiras, em Tupã. Sucesso de público, o evento é o único do Estado de São Paulo a reunir cerca de 600 indígenas de quatro etnias diferentes: Kaingang, Krenak, Terena e Guarani.

O conjunto das danças e cantos proporcionou um panorama da beleza e diversidade das culturas indígenas do centro oeste de São Paulo, promovendo uma necessária reflexão quanto à resistência desses grupos, para manter vivas as suas culturas e levar a grandeza e a importância da dança e música dentro de suas tradições.

No marcador verde, escrito Museu Felícia Leirner em branco. Imagem localizada no canto esquerdo em relação ao texto.

Museu Felícia Leirner adquire grupo gerador e novos vidros para Auditório

O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro receberam duas importantes melhorias no primeiro semestre de 2016. Agora, as instituições de Campos do Jordão contam com um Grupo Gerador de Diesel 500 KVA. Com a aquisição, é possível fornecer a energia necessária para manter o todo o prédio do Auditório funcionando em períodos de pico de consumo. A conclusão do projeto, iniciado no último trimestre de 2015, aconteceu em março.

Na sequência, logo no mês de abril, começou outra importante obra: a troca da vidraça sobre o palco do Auditório. A ação foi necessária devido à idade do prédio e da estrutura metálica que suporta os vidros. Algumas áreas estão sendo substituídas totalmente. Toda a estrutura metálica está sendo recuperada  com a aplicação de produto apropriado para conter a corrosão e pintura com esmalte sintético.  Os vidros possuíam uma  película de proteção solar antiga. Agora, serão vidros de segurança, laminados conforme norma técnica.

Marcador preto, escrito Ações de Apoio ao SISEM em branco. Imagem localizada no canto direito em relação ao texto.

Vem aí o 8°EPM: as inscrições já estão abertas

O SISEM-SP e a ACAM Portinari promovem nos dias 13, 14 e 15 de junho (segunda, terça e quarta-feira), em São Paulo, o 8º Encontro Paulista de Museus. Neste ano, o evento terá como tema “Redes e Sistemas de Museus: Ações Colaborativas”.

A programação celebra o aniversário da instância, que há 30 anos articula as políticas públicas do Governo de São Paulo para o segmento. Todas as atividades já estão disponíveis no site oficial do Encontro. Não perca tempo, faça a sua inscrição gratuitamente!

Rodapé

A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos

Fechando a imagem, a identidade visual da ouvidoria da Secretaria da Cultura e o email ouvidoria@cultura.sp.gov.br. As marcas da ACAM Portinari e do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura.