Em agosto, na Semana de Portinari, dois pontos do roteiro “Caminhos de Portinari” tiveram suas expografias revitalizadas em Brodowski: na Praça Martim Moreira e na Antiga Estação Ferroviária, ambas no Centro. No coreto da praça, a montagem celebra músicos ilustres do município, entre eles João Albarelo – compositor do Hino à cidade, e Batista, pai de Portinari, membro da banda e personagem de diversas obras do artista.
No local, os visitantes têm acesso às informações sobre bandas e conjuntos musicais de Brodowski em um álbum multimídia disponível em uma tela touch screen. Já na estação, um vídeo exibe a formação e desenvolvimento local e a história de Portinari, em homenagem ao pintor e ao centenário do município, além de objetos doados pela população.
Em julho, o Museu índia Vanuíre recebeu uma peça Kaingang do século XX. Doada pela aposentada Cláudia Pineda, moradora na região de Oriente, o objeto será acrescentado à coleção de cerâmica referente ao povo indígena em exibição no Módulo II, complementando o acervo da instituição.
Os Kaingang chegaram ao sul e sudeste do Brasil há 3.000 anos. Em São Paulo, ocupavam as terras mais altas dos campos de cerrado. Atualmente, vivem em mais 30 terras indígenas. Estima-se que 90% da população foi exterminada entre 1905 e 1921. Em 1921 foram contados 173 indivíduos entre os Postos de Icatú e Vanuíre.
Desde a primeira semana de agosto, está disponível na página do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro uma nova ferramenta de interação, o Tour Virtual em 360º. O dispositivo, permite que o internauta explore em profundidade as imagens das esculturas da artista, cenários fechados e paisagens naturais ou arquitetônicas. Cada detalhe dos espaços é retratado em diversos ângulos.
O tour, com formato mais completo, motiva o público a visitar pessoalmente os locais. O Museu abriga, em 35 mil m² de extensão, 85 obras da artista. São 43 esculturas de bronze, 40 de cimento branco e 2 de granito, que expressam claramente a paixão da escultora pelas formas da natureza. Já o Auditório Claudio Santoro, com capacidade para receber até 814 espectadores, é sede do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, inaugurado em 1979.
Neste mês, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a ACAM Portinari, iniciaram mais uma edição do “Curso de Capacitação para Museus”, em Botucatu. Com a participação de 40 alunos, a atividade possui cinco módulos que serão desenvolvidos até dezembro de 2015.
Entre os temas abordados destacam-se Museus e Processos Museológicos, Documentação e Conservação Preventiva, Curadoria e Expografia, Comunicação Institucional e Ação Educativa e Elaboração de Projetos Culturais. O objetivo principal é promover a qualificação e a instrumentalização dos profissionais de instituições museológicas.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos